FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE QUÍMICA: REFLEXÕES A PARTIR DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS LICENCIANDOS DO IFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Estefane Souza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Aragão, Rony Almeida, Bizerra, Ayla Márcia Cordeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13683
Resumo: O presente estudo propõe analisar o perfil socioeconômico de licenciandos em Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e investigar suas motivações para escolha do curso, relação com ele e perspectivas profissionais. A pesquisa foi desenvolvida com 209 estudantes matriculados nos cursos dos seguintes campi: Apodi, Currais Novos, Ipanguaçu e Pau dos Ferros. Para coleta de dados foram aplicados questionários através do Googleforms e assinados os Termos de Consentimento Livre e Esclarecido. Observou-se que a maioria dos estudantes tem faixa etária entre 21 e 25 anos, é oriunda de escola pública, possui renda familiar média de até 1,5 salário-mínimo, escolheu o curso pela afinidade com a área e inspiração em um professor, mas que não deseja ser docente. De forma geral, os estudantes desejam concluir o curso, apesar das dificuldades que influenciam no desempenho acadêmico.
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