INTERDISCIPLINARIDADE, INTERCULTURALIDADE E INTERSETORIALIDADE: PRINCÍPIOS E APLICAÇÃO NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Folgado, Rosilane Meneses
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Machado, Lucília Regina de Souza, Ziviani, Alexandre Lana, Terzi, Alex Mourão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2156
Resumo: O artigo discute conceitos de interdisciplinaridade, interculturalidade e intersetorialidade e suas aplicações ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A dimensão da intersetorialidade é analisada considerando-se a necessidade do enfrentamento à fragmentação dos programas, projetos e serviços por meio de interações socioinstitucionais na gestão de políticas públicas. A dimensão da interculturalidade é abordada a partir da necessidade de mudança de atitude dos diferentes agentes, que atuam no Pronatec, com vistas à convivência democrática entre diferentes culturas no processo educacional, buscando a integração entre elas sem anular sua diversidade e o potencial criativo e vital resultante das relações entre os diferentes e seus respectivos contextos. A dimensão da interdisciplinaridade é analisada considerando-se a importância da superação da fragmentação de conteúdos e práticas por meio de diálogos e intercâmbios de saberes e conhecimentos como condição para abordagens pedagógicas integradoras. O estudo destas três dimensões se justificou pela necessidade de compreender o desenho e os desafios colocados à organização do Pronatec e sua implementação.
id IFRN-3_bd1e2f97bcbb01b4145a05feac3ac71c
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/2156
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling INTERDISCIPLINARIDADE, INTERCULTURALIDADE E INTERSETORIALIDADE: PRINCÍPIOS E APLICAÇÃO NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC)O artigo discute conceitos de interdisciplinaridade, interculturalidade e intersetorialidade e suas aplicações ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A dimensão da intersetorialidade é analisada considerando-se a necessidade do enfrentamento à fragmentação dos programas, projetos e serviços por meio de interações socioinstitucionais na gestão de políticas públicas. A dimensão da interculturalidade é abordada a partir da necessidade de mudança de atitude dos diferentes agentes, que atuam no Pronatec, com vistas à convivência democrática entre diferentes culturas no processo educacional, buscando a integração entre elas sem anular sua diversidade e o potencial criativo e vital resultante das relações entre os diferentes e seus respectivos contextos. A dimensão da interdisciplinaridade é analisada considerando-se a importância da superação da fragmentação de conteúdos e práticas por meio de diálogos e intercâmbios de saberes e conhecimentos como condição para abordagens pedagógicas integradoras. O estudo destas três dimensões se justificou pela necessidade de compreender o desenho e os desafios colocados à organização do Pronatec e sua implementação.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2014-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/215610.15628/holos.2014.2156HOLOS; v. 4 (2014); 438-4491807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2156/pdf_79Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessFolgado, Rosilane MenesesMachado, Lucília Regina de SouzaZiviani, Alexandre LanaTerzi, Alex Mourão2022-05-01T20:32:41Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2156Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:32:41Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERDISCIPLINARIDADE, INTERCULTURALIDADE E INTERSETORIALIDADE: PRINCÍPIOS E APLICAÇÃO NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC)
title INTERDISCIPLINARIDADE, INTERCULTURALIDADE E INTERSETORIALIDADE: PRINCÍPIOS E APLICAÇÃO NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC)
spellingShingle INTERDISCIPLINARIDADE, INTERCULTURALIDADE E INTERSETORIALIDADE: PRINCÍPIOS E APLICAÇÃO NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC)
Folgado, Rosilane Meneses
title_short INTERDISCIPLINARIDADE, INTERCULTURALIDADE E INTERSETORIALIDADE: PRINCÍPIOS E APLICAÇÃO NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC)
title_full INTERDISCIPLINARIDADE, INTERCULTURALIDADE E INTERSETORIALIDADE: PRINCÍPIOS E APLICAÇÃO NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC)
title_fullStr INTERDISCIPLINARIDADE, INTERCULTURALIDADE E INTERSETORIALIDADE: PRINCÍPIOS E APLICAÇÃO NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC)
title_full_unstemmed INTERDISCIPLINARIDADE, INTERCULTURALIDADE E INTERSETORIALIDADE: PRINCÍPIOS E APLICAÇÃO NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC)
title_sort INTERDISCIPLINARIDADE, INTERCULTURALIDADE E INTERSETORIALIDADE: PRINCÍPIOS E APLICAÇÃO NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC)
author Folgado, Rosilane Meneses
author_facet Folgado, Rosilane Meneses
Machado, Lucília Regina de Souza
Ziviani, Alexandre Lana
Terzi, Alex Mourão
author_role author
author2 Machado, Lucília Regina de Souza
Ziviani, Alexandre Lana
Terzi, Alex Mourão
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Folgado, Rosilane Meneses
Machado, Lucília Regina de Souza
Ziviani, Alexandre Lana
Terzi, Alex Mourão
description O artigo discute conceitos de interdisciplinaridade, interculturalidade e intersetorialidade e suas aplicações ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A dimensão da intersetorialidade é analisada considerando-se a necessidade do enfrentamento à fragmentação dos programas, projetos e serviços por meio de interações socioinstitucionais na gestão de políticas públicas. A dimensão da interculturalidade é abordada a partir da necessidade de mudança de atitude dos diferentes agentes, que atuam no Pronatec, com vistas à convivência democrática entre diferentes culturas no processo educacional, buscando a integração entre elas sem anular sua diversidade e o potencial criativo e vital resultante das relações entre os diferentes e seus respectivos contextos. A dimensão da interdisciplinaridade é analisada considerando-se a importância da superação da fragmentação de conteúdos e práticas por meio de diálogos e intercâmbios de saberes e conhecimentos como condição para abordagens pedagógicas integradoras. O estudo destas três dimensões se justificou pela necessidade de compreender o desenho e os desafios colocados à organização do Pronatec e sua implementação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2156
10.15628/holos.2014.2156
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2156
identifier_str_mv 10.15628/holos.2014.2156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2156/pdf_79
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 4 (2014); 438-449
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951620632903680