AS RELAÇÕES DE PODER EM ESTUDO OBSERVACIONAL
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3156 |
Resumo: | Este trabalho objetiva analisar como se desenvolvem as relações de poder no filme “Django Livre” (2013). Assim, atende-se a este objetivo a partir de um estudo observacional, de abordagem metodológica qualitativa, em linguagem fílmica com observador não participante, e caráter teórico-empírico. Toma-se por base, principalmente, a abordagem sobre poder de Weber (1991), Lukes (1980), Foucault (2012) e Hard e Clegg (2001), destacando que as relações sociais estão permeadas por lutas pelo poder, sobretudo a dominação tradicional, o cerceamento e a disciplina. O tema foi escolhido a partir do filme “Django Livre”, em que a escravatura é palco para o estudo das relações de poder naquela sociedade. Considera-se, finalmente, que o poder se manifesta, principalmente, através da tradição e poder econômico. A obediência não era a um estatuto, mas sim pessoal ao senhor. As relações estabelecidas se davam através do costume e que, ao tentar mudar a dinâmica do sistema, Django sofre violência física e a liberdade acontece diante da não mais aceitação daquela situação de disciplina e obediência. |
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AS RELAÇÕES DE PODER EM ESTUDO OBSERVACIONALPoderDominaçãoObediênciaLinguagem FílmicaEste trabalho objetiva analisar como se desenvolvem as relações de poder no filme “Django Livre” (2013). Assim, atende-se a este objetivo a partir de um estudo observacional, de abordagem metodológica qualitativa, em linguagem fílmica com observador não participante, e caráter teórico-empírico. Toma-se por base, principalmente, a abordagem sobre poder de Weber (1991), Lukes (1980), Foucault (2012) e Hard e Clegg (2001), destacando que as relações sociais estão permeadas por lutas pelo poder, sobretudo a dominação tradicional, o cerceamento e a disciplina. O tema foi escolhido a partir do filme “Django Livre”, em que a escravatura é palco para o estudo das relações de poder naquela sociedade. Considera-se, finalmente, que o poder se manifesta, principalmente, através da tradição e poder econômico. A obediência não era a um estatuto, mas sim pessoal ao senhor. As relações estabelecidas se davam através do costume e que, ao tentar mudar a dinâmica do sistema, Django sofre violência física e a liberdade acontece diante da não mais aceitação daquela situação de disciplina e obediência.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/315610.15628/holos.2015.3156HOLOS; v. 8 (2015); 201-2151807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3156/1322Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMesquita, Rafael Fernandes deSousa, Sâmya Nagle de OliveiraMatos, Fátima Regina Ney2022-05-01T20:22:58Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3156Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:22:58Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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