PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES INDÍGENAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE DO PARANÁ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1658 |
Resumo: | Este artigo analisa questões que dificultam?dificultaram a permanência dos estudantes indígenas na Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO), a partir do Vestibular Específico para Povos Indígenas neste estado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com recorte temporal de 2002 a 2010, que teve como eixo norteador à busca da compreensão dos sentidos que perpassam as enunciações dos índios na UNICENTRO. Na busca da compreensão desses sentidos, as vozes (e silêncio) dos indígenas foram trazidas para a reflexão. Percebeu-se que as dificuldades de adaptação aliadas a pouca visibilidade política de que estes grupos se revestem junto à comunidade acadêmica, são alguns dos fatores motivadores a desistência destes na UNICENTRO. |
id |
IFRN-3_be2f9572bd2bf34a2607530a1ca1e99d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/1658 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES INDÍGENAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE DO PARANÁPermanência na UniversidadeDesistência na UniversidadeRelações SociaisEstudantes IndígenasEste artigo analisa questões que dificultam?dificultaram a permanência dos estudantes indígenas na Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO), a partir do Vestibular Específico para Povos Indígenas neste estado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com recorte temporal de 2002 a 2010, que teve como eixo norteador à busca da compreensão dos sentidos que perpassam as enunciações dos índios na UNICENTRO. Na busca da compreensão desses sentidos, as vozes (e silêncio) dos indígenas foram trazidas para a reflexão. Percebeu-se que as dificuldades de adaptação aliadas a pouca visibilidade política de que estes grupos se revestem junto à comunidade acadêmica, são alguns dos fatores motivadores a desistência destes na UNICENTRO.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2014-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/165810.15628/holos.2014.1658HOLOS; v. 6 (2014); 190-2051807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1658/pdf_136Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSachser Angnes, JulianeQuintal de Freitas, Maria de FátimaKlozovski, Marcel LucianoMatuisk Mattos, Sandra MaraCosta, Zoraide Fonseca da2022-05-01T20:26:45Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1658Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:26:45Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES INDÍGENAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE DO PARANÁ |
title |
PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES INDÍGENAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE DO PARANÁ |
spellingShingle |
PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES INDÍGENAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE DO PARANÁ Sachser Angnes, Juliane Permanência na Universidade Desistência na Universidade Relações Sociais Estudantes Indígenas |
title_short |
PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES INDÍGENAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE DO PARANÁ |
title_full |
PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES INDÍGENAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE DO PARANÁ |
title_fullStr |
PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES INDÍGENAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE DO PARANÁ |
title_full_unstemmed |
PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES INDÍGENAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE DO PARANÁ |
title_sort |
PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES INDÍGENAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE DO PARANÁ |
author |
Sachser Angnes, Juliane |
author_facet |
Sachser Angnes, Juliane Quintal de Freitas, Maria de Fátima Klozovski, Marcel Luciano Matuisk Mattos, Sandra Mara Costa, Zoraide Fonseca da |
author_role |
author |
author2 |
Quintal de Freitas, Maria de Fátima Klozovski, Marcel Luciano Matuisk Mattos, Sandra Mara Costa, Zoraide Fonseca da |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sachser Angnes, Juliane Quintal de Freitas, Maria de Fátima Klozovski, Marcel Luciano Matuisk Mattos, Sandra Mara Costa, Zoraide Fonseca da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Permanência na Universidade Desistência na Universidade Relações Sociais Estudantes Indígenas |
topic |
Permanência na Universidade Desistência na Universidade Relações Sociais Estudantes Indígenas |
description |
Este artigo analisa questões que dificultam?dificultaram a permanência dos estudantes indígenas na Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO), a partir do Vestibular Específico para Povos Indígenas neste estado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com recorte temporal de 2002 a 2010, que teve como eixo norteador à busca da compreensão dos sentidos que perpassam as enunciações dos índios na UNICENTRO. Na busca da compreensão desses sentidos, as vozes (e silêncio) dos indígenas foram trazidas para a reflexão. Percebeu-se que as dificuldades de adaptação aliadas a pouca visibilidade política de que estes grupos se revestem junto à comunidade acadêmica, são alguns dos fatores motivadores a desistência destes na UNICENTRO. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1658 10.15628/holos.2014.1658 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1658 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2014.1658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1658/pdf_136 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 6 (2014); 190-205 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951619778314240 |