CONTRAPONTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA À CONCEPÇÃO DE MUNDO NEOLIBERAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13199 |
Resumo: | O estudo discute contrapontos entre a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e a concepção de mundo neoliberal, a partir das suas implicações nos conteúdos escolares. O procedimento metodológico utilizado é o de revisão de literatura em livros e artigos publicados em periódicos eletrônicos. Como resultados, constatou-se que a intensificação do neoliberalismo tem conferido à educação uma lógica ininterrupta de concorrência como regra fulcral das relações sociais. Em vista disso, é patente seu atravessamento na organização e seleção dos conteúdos escolares, resultando em um movimento de enxugamento das matérias e/ou conteúdos disciplinares considerados não úteis à sua lógica. Em contraponto, a PHC reafirma seu posicionamento mais abrangente na seleção dos conteúdos considerados “clássicos” para a formação escolar, no sentido de que estes possam fomentar a compreensão e o desenvolvimento de um ser social, entrecruzando produção e reprodução social e cultural como ferramenta de construção da humanização alcançada até o presente. Assim, infere-se a relevância e o potencial crítico que a PHC carrega para subsidiar os processos pedagógicos e as práticas escolares como contributo à formação de uma nova sociabilidade. |
id |
IFRN-3_c1c07292208450ee9f1b030fbffa17f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/13199 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRAPONTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA À CONCEPÇÃO DE MUNDO NEOLIBERALPedagogia histórico-críticaneoliberalismoeducação escolarO estudo discute contrapontos entre a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e a concepção de mundo neoliberal, a partir das suas implicações nos conteúdos escolares. O procedimento metodológico utilizado é o de revisão de literatura em livros e artigos publicados em periódicos eletrônicos. Como resultados, constatou-se que a intensificação do neoliberalismo tem conferido à educação uma lógica ininterrupta de concorrência como regra fulcral das relações sociais. Em vista disso, é patente seu atravessamento na organização e seleção dos conteúdos escolares, resultando em um movimento de enxugamento das matérias e/ou conteúdos disciplinares considerados não úteis à sua lógica. Em contraponto, a PHC reafirma seu posicionamento mais abrangente na seleção dos conteúdos considerados “clássicos” para a formação escolar, no sentido de que estes possam fomentar a compreensão e o desenvolvimento de um ser social, entrecruzando produção e reprodução social e cultural como ferramenta de construção da humanização alcançada até o presente. Assim, infere-se a relevância e o potencial crítico que a PHC carrega para subsidiar os processos pedagógicos e as práticas escolares como contributo à formação de uma nova sociabilidade.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1319910.15628/holos.2021.13199HOLOS; v. 8 (2021); 1-141807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13199/pdfCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier Silva, Adão RogérioAssen de Carvalho, Mark Clark2023-04-07T00:06:22Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/13199Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-04-07T00:06:22Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRAPONTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA À CONCEPÇÃO DE MUNDO NEOLIBERAL |
title |
CONTRAPONTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA À CONCEPÇÃO DE MUNDO NEOLIBERAL |
spellingShingle |
CONTRAPONTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA À CONCEPÇÃO DE MUNDO NEOLIBERAL Xavier Silva, Adão Rogério Pedagogia histórico-crítica neoliberalismo educação escolar |
title_short |
CONTRAPONTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA À CONCEPÇÃO DE MUNDO NEOLIBERAL |
title_full |
CONTRAPONTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA À CONCEPÇÃO DE MUNDO NEOLIBERAL |
title_fullStr |
CONTRAPONTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA À CONCEPÇÃO DE MUNDO NEOLIBERAL |
title_full_unstemmed |
CONTRAPONTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA À CONCEPÇÃO DE MUNDO NEOLIBERAL |
title_sort |
CONTRAPONTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA À CONCEPÇÃO DE MUNDO NEOLIBERAL |
author |
Xavier Silva, Adão Rogério |
author_facet |
Xavier Silva, Adão Rogério Assen de Carvalho, Mark Clark |
author_role |
author |
author2 |
Assen de Carvalho, Mark Clark |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier Silva, Adão Rogério Assen de Carvalho, Mark Clark |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia histórico-crítica neoliberalismo educação escolar |
topic |
Pedagogia histórico-crítica neoliberalismo educação escolar |
description |
O estudo discute contrapontos entre a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e a concepção de mundo neoliberal, a partir das suas implicações nos conteúdos escolares. O procedimento metodológico utilizado é o de revisão de literatura em livros e artigos publicados em periódicos eletrônicos. Como resultados, constatou-se que a intensificação do neoliberalismo tem conferido à educação uma lógica ininterrupta de concorrência como regra fulcral das relações sociais. Em vista disso, é patente seu atravessamento na organização e seleção dos conteúdos escolares, resultando em um movimento de enxugamento das matérias e/ou conteúdos disciplinares considerados não úteis à sua lógica. Em contraponto, a PHC reafirma seu posicionamento mais abrangente na seleção dos conteúdos considerados “clássicos” para a formação escolar, no sentido de que estes possam fomentar a compreensão e o desenvolvimento de um ser social, entrecruzando produção e reprodução social e cultural como ferramenta de construção da humanização alcançada até o presente. Assim, infere-se a relevância e o potencial crítico que a PHC carrega para subsidiar os processos pedagógicos e as práticas escolares como contributo à formação de uma nova sociabilidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13199 10.15628/holos.2021.13199 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13199 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2021.13199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13199/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 8 (2021); 1-14 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951616140804096 |