ESTUDO SOBRE O IMPACTO DOS PROCESSADORES HOSPEDEIROS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Alba S. B.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Costa, Miclécio B., Pereira, Mônica M., Silva, Ivan S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/132
Resumo: Arquiteturas reconfiguráveis são dispositivos de hardware capazes de modificar sua estrutura de hardware de acordo com a aplicação a ser executada. Tais dispositivos surgiram como uma alternativa às soluções de hardware tradicionais na tentativa de equilibrar flexibilidade e desempenho. Uma das principais formas de utilização de arquiteturas reconfiguráveis corresponde a um bloco reconfigurável anexado a um processador hospedeiro. Esse processador é responsável por executar diversas tarefas críticas, incluindo o particionamento hardware/software e indicar o momento do bloco reconfigurável executar. Apesar de existirem diversas propostas de arquiteturas reconfiguráveis na literatura, pouco se estudou sobre o impacto do processador hospedeiro na arquitetura. Nesse contexto, esse artigo apresenta um estudo sobre o impacto do processador hospedeiro no desempenho da arquitetura reconfigurável híbrida. Como estudo de caso foi realizada uma avaliação sobre o uso dos processadores SPARC V8 da Sun Microsystems e Nios II da Altera como processadores hospedeiros da arquitetura reconfigurável híbrida RoSA. O objetivo deste estudo é realizar a comparação entre o desempenho desses processadores e identificar qual deles é o mais adequado para anexar a arquitetura em questão. Os resultados mostraram que foi possível alcançar até 47% de ganho de desempenho com o uso do processador Nios II em comparação ao SPARC V8, indicando o primeiro como mais adequado para a arquitetura RoSA. PALAVRAS-CHAVE: arquiteturas reconfiguráveis, processador hospedeiro, desempenho.
id IFRN-3_ee9268ea0b74fe6f54ccc5d477fad8a3
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/132
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling ESTUDO SOBRE O IMPACTO DOS PROCESSADORES HOSPEDEIROSArquiteturas reconfiguráveis são dispositivos de hardware capazes de modificar sua estrutura de hardware de acordo com a aplicação a ser executada. Tais dispositivos surgiram como uma alternativa às soluções de hardware tradicionais na tentativa de equilibrar flexibilidade e desempenho. Uma das principais formas de utilização de arquiteturas reconfiguráveis corresponde a um bloco reconfigurável anexado a um processador hospedeiro. Esse processador é responsável por executar diversas tarefas críticas, incluindo o particionamento hardware/software e indicar o momento do bloco reconfigurável executar. Apesar de existirem diversas propostas de arquiteturas reconfiguráveis na literatura, pouco se estudou sobre o impacto do processador hospedeiro na arquitetura. Nesse contexto, esse artigo apresenta um estudo sobre o impacto do processador hospedeiro no desempenho da arquitetura reconfigurável híbrida. Como estudo de caso foi realizada uma avaliação sobre o uso dos processadores SPARC V8 da Sun Microsystems e Nios II da Altera como processadores hospedeiros da arquitetura reconfigurável híbrida RoSA. O objetivo deste estudo é realizar a comparação entre o desempenho desses processadores e identificar qual deles é o mais adequado para anexar a arquitetura em questão. Os resultados mostraram que foi possível alcançar até 47% de ganho de desempenho com o uso do processador Nios II em comparação ao SPARC V8, indicando o primeiro como mais adequado para a arquitetura RoSA. PALAVRAS-CHAVE: arquiteturas reconfiguráveis, processador hospedeiro, desempenho.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2008-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13210.15628/holos.2007.132HOLOS; v. 3 (2007); 88-951807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/132/120Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Alba S. B.Costa, Miclécio B.Pereira, Mônica M.Silva, Ivan S.2022-05-01T20:51:39Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/132Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:51:39Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO SOBRE O IMPACTO DOS PROCESSADORES HOSPEDEIROS
title ESTUDO SOBRE O IMPACTO DOS PROCESSADORES HOSPEDEIROS
spellingShingle ESTUDO SOBRE O IMPACTO DOS PROCESSADORES HOSPEDEIROS
Lopes, Alba S. B.
title_short ESTUDO SOBRE O IMPACTO DOS PROCESSADORES HOSPEDEIROS
title_full ESTUDO SOBRE O IMPACTO DOS PROCESSADORES HOSPEDEIROS
title_fullStr ESTUDO SOBRE O IMPACTO DOS PROCESSADORES HOSPEDEIROS
title_full_unstemmed ESTUDO SOBRE O IMPACTO DOS PROCESSADORES HOSPEDEIROS
title_sort ESTUDO SOBRE O IMPACTO DOS PROCESSADORES HOSPEDEIROS
author Lopes, Alba S. B.
author_facet Lopes, Alba S. B.
Costa, Miclécio B.
Pereira, Mônica M.
Silva, Ivan S.
author_role author
author2 Costa, Miclécio B.
Pereira, Mônica M.
Silva, Ivan S.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Alba S. B.
Costa, Miclécio B.
Pereira, Mônica M.
Silva, Ivan S.
description Arquiteturas reconfiguráveis são dispositivos de hardware capazes de modificar sua estrutura de hardware de acordo com a aplicação a ser executada. Tais dispositivos surgiram como uma alternativa às soluções de hardware tradicionais na tentativa de equilibrar flexibilidade e desempenho. Uma das principais formas de utilização de arquiteturas reconfiguráveis corresponde a um bloco reconfigurável anexado a um processador hospedeiro. Esse processador é responsável por executar diversas tarefas críticas, incluindo o particionamento hardware/software e indicar o momento do bloco reconfigurável executar. Apesar de existirem diversas propostas de arquiteturas reconfiguráveis na literatura, pouco se estudou sobre o impacto do processador hospedeiro na arquitetura. Nesse contexto, esse artigo apresenta um estudo sobre o impacto do processador hospedeiro no desempenho da arquitetura reconfigurável híbrida. Como estudo de caso foi realizada uma avaliação sobre o uso dos processadores SPARC V8 da Sun Microsystems e Nios II da Altera como processadores hospedeiros da arquitetura reconfigurável híbrida RoSA. O objetivo deste estudo é realizar a comparação entre o desempenho desses processadores e identificar qual deles é o mais adequado para anexar a arquitetura em questão. Os resultados mostraram que foi possível alcançar até 47% de ganho de desempenho com o uso do processador Nios II em comparação ao SPARC V8, indicando o primeiro como mais adequado para a arquitetura RoSA. PALAVRAS-CHAVE: arquiteturas reconfiguráveis, processador hospedeiro, desempenho.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/132
10.15628/holos.2007.132
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/132
identifier_str_mv 10.15628/holos.2007.132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/132/120
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2007); 88-95
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951617546944512