DOCÊNCIA, CURRÍCULO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Galvão, Ana Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13194
Resumo: Este texto tem como objetivo expor as implicações e vinculações entre docência, currículo e didática na educação infantil (EI), a partir dos princípios teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica. Parte-se da premissa de que o processo educativo é ato intencional e desenvolvido no interior da prática social e, portanto, que a EI precisa avançar em suas proposições curriculares: das experiências imediatas e cotidianas das crianças ao direito de acesso aos conhecimentos científicos, filosóficos e artísticos produzidos pela humanidade historicamente. A docência tem implicações substantivas para esse feito, dado que são os professores quem dirigem o processo educativo, e a organização didática, à luz da pedagogia histórico-crítica, coloca-se também como possibilidade na primeira etapa da educação básica, apresentando-se como decisiva contribuição à EI.
id IFRN-3_f0c89a3b08ca4ea557a8a85410476ec0
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/13194
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling DOCÊNCIA, CURRÍCULO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICAEducação InfantilPedagogia histórico-críticaDocênciaCurrículoDidática.Este texto tem como objetivo expor as implicações e vinculações entre docência, currículo e didática na educação infantil (EI), a partir dos princípios teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica. Parte-se da premissa de que o processo educativo é ato intencional e desenvolvido no interior da prática social e, portanto, que a EI precisa avançar em suas proposições curriculares: das experiências imediatas e cotidianas das crianças ao direito de acesso aos conhecimentos científicos, filosóficos e artísticos produzidos pela humanidade historicamente. A docência tem implicações substantivas para esse feito, dado que são os professores quem dirigem o processo educativo, e a organização didática, à luz da pedagogia histórico-crítica, coloca-se também como possibilidade na primeira etapa da educação básica, apresentando-se como decisiva contribuição à EI.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1319410.15628/holos.2021.13194HOLOS; v. 8 (2021); 1-121807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13194/pdfCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Luciana Pimentel Rhodes GonçalvesGalvão, Ana Carolina2023-04-07T00:02:59Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/13194Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-04-07T00:02:59Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv DOCÊNCIA, CURRÍCULO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
title DOCÊNCIA, CURRÍCULO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
spellingShingle DOCÊNCIA, CURRÍCULO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Soares, Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves
Educação Infantil
Pedagogia histórico-crítica
Docência
Currículo
Didática.
title_short DOCÊNCIA, CURRÍCULO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
title_full DOCÊNCIA, CURRÍCULO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
title_fullStr DOCÊNCIA, CURRÍCULO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
title_full_unstemmed DOCÊNCIA, CURRÍCULO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
title_sort DOCÊNCIA, CURRÍCULO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
author Soares, Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves
author_facet Soares, Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves
Galvão, Ana Carolina
author_role author
author2 Galvão, Ana Carolina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves
Galvão, Ana Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Pedagogia histórico-crítica
Docência
Currículo
Didática.
topic Educação Infantil
Pedagogia histórico-crítica
Docência
Currículo
Didática.
description Este texto tem como objetivo expor as implicações e vinculações entre docência, currículo e didática na educação infantil (EI), a partir dos princípios teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica. Parte-se da premissa de que o processo educativo é ato intencional e desenvolvido no interior da prática social e, portanto, que a EI precisa avançar em suas proposições curriculares: das experiências imediatas e cotidianas das crianças ao direito de acesso aos conhecimentos científicos, filosóficos e artísticos produzidos pela humanidade historicamente. A docência tem implicações substantivas para esse feito, dado que são os professores quem dirigem o processo educativo, e a organização didática, à luz da pedagogia histórico-crítica, coloca-se também como possibilidade na primeira etapa da educação básica, apresentando-se como decisiva contribuição à EI.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13194
10.15628/holos.2021.13194
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13194
identifier_str_mv 10.15628/holos.2021.13194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/13194/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 8 (2021); 1-12
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951616139755520