Inclusão e educação remota

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Valim, Ricardo, Saavedra, Fabio Marcelo Tanwing, Saavedra, Arantxa Tanwing
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/831
Resumo: Trabalho submetido, aprovado, comunicado e publicado no V Congresso Amazônico de Educação a Distância - Aprendizagens Significativas no Ensino EAD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO.
id IFRO-1_2df8a04ba4f6ad361f9e6dff2ed65951
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/831
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Inclusão e educação remotaCidadaniaInclusãoEnsino RemotoCitizenshipInclusionRemote TeachingTrabalho submetido, aprovado, comunicado e publicado no V Congresso Amazônico de Educação a Distância - Aprendizagens Significativas no Ensino EAD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO.O método utilizado teve abordagem qualitativa, contemplou a escuta e acolhimento aos alunos, de forma que na condução da roda foram preservadas as suas opiniões, resgatando os valores inclusivos para a construção de uma política institucional inclusiva. Nossas considerações finais apontaram que o acesso à informação tecnológica amplia a possibilidade de novos caminhos, além de criar um ambiente de pesquisa e de debate capaz de desenvolver as competências mais importantes para o futuro, como o pensamento crítico, a criatividade e a educação midiática. Assim, o ensino remoto se tornou uma ferramenta para auxiliar os alunos a se preparar da melhor forma para o futuro, desenvolvendo habilidades essenciais e pensando no mundo como ele é agora, e não como costumava ser.The method used was used in a qualitative, contemplated listening and welcoming the students, so that in the conduction of of the wheel their opinions were preserved, rescuing the inclusive values for the construction of an inclusive institutional policy.Our Final Thoughts pointed out that access to technological information expands the possibility of new paths, in addition to creating an environment of research and debate capable of developing the most important skills for the future, such as critical thinking, creativity and media literacy. Thus, remote teaching has become a tool to help students prepare themselves in the best way for the future by developing essential skills and thinking about the world as it is now, not as It used to be.Campus Porto Velho Calama2024-03-18T15:52:18Z2024-03-18T15:52:18Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTELLES, Livia Catarina Matoso dos Santos et al. Inclusão e Educação Remota. In: V CONGRESSO AMAZÔNICO EAD, 5., 2022, Porto Velho. Aprendizagens Significativas no Ensino EAD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO. Porto Velho: Ifro, 2022.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/831Telles, Lívia Catarina Matoso dos SantosValim, RicardoSaavedra, Fabio Marcelo TanwingSaavedra, Arantxa Tanwingporreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-25T19:41:44Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/831Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-07-25T19:41:44Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão e educação remota
title Inclusão e educação remota
spellingShingle Inclusão e educação remota
Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos
Cidadania
Inclusão
Ensino Remoto
Citizenship
Inclusion
Remote Teaching
title_short Inclusão e educação remota
title_full Inclusão e educação remota
title_fullStr Inclusão e educação remota
title_full_unstemmed Inclusão e educação remota
title_sort Inclusão e educação remota
author Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos
author_facet Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos
Valim, Ricardo
Saavedra, Fabio Marcelo Tanwing
Saavedra, Arantxa Tanwing
author_role author
author2 Valim, Ricardo
Saavedra, Fabio Marcelo Tanwing
Saavedra, Arantxa Tanwing
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos
Valim, Ricardo
Saavedra, Fabio Marcelo Tanwing
Saavedra, Arantxa Tanwing
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Inclusão
Ensino Remoto
Citizenship
Inclusion
Remote Teaching
topic Cidadania
Inclusão
Ensino Remoto
Citizenship
Inclusion
Remote Teaching
description Trabalho submetido, aprovado, comunicado e publicado no V Congresso Amazônico de Educação a Distância - Aprendizagens Significativas no Ensino EAD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-03-18T15:52:18Z
2024-03-18T15:52:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TELLES, Livia Catarina Matoso dos Santos et al. Inclusão e Educação Remota. In: V CONGRESSO AMAZÔNICO EAD, 5., 2022, Porto Velho. Aprendizagens Significativas no Ensino EAD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO. Porto Velho: Ifro, 2022.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/831
identifier_str_mv TELLES, Livia Catarina Matoso dos Santos et al. Inclusão e Educação Remota. In: V CONGRESSO AMAZÔNICO EAD, 5., 2022, Porto Velho. Aprendizagens Significativas no Ensino EAD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO. Porto Velho: Ifro, 2022.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Calama
publisher.none.fl_str_mv Campus Porto Velho Calama
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275581690281984