Educação de jovens e adultos: complexidades e meios que facilitam o ensino e aprendizagem da Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Elhda Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/698
Resumo: Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.
id IFRO-1_373871cfdcc6f6ef6a2b4bc28abacba9
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/698
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Educação de jovens e adultos: complexidades e meios que facilitam o ensino e aprendizagem da QuímicaEvasão EscolarJogos DidáticosTecnologia da Informação e ComunicaçãoTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.O mundo tem vivenciado uma evolução contínua no campo da educação, especialmente, na área das tecnologias, as quais têm papel imprescindível no ensino-aprendizagem da Química, visto, que o uso das ferramentas tecnológicas tem sido essencial para aprimorar o conhecimento nessa área. Logo, é importante o emprego de jogos didáticos para melhorar o ensino de todas as disciplinas, já que essa forma pode dinamizar as práticas profissionais. Atualmente, a necessidade de uma educação mais acessível e dinâmica que vise preparar o indivíduo para o mercado de trabalho, desse modo, o ensino deve atender também anseios daqueles que circunstancialmente se evadiram da escola devido às dificuldades enfrentadas. Ressalta-se, que o discente presente na Educação de Jovens e Adultos (EJA) não dispõe de tempo e base necessária para uma boa aprendizagem do conteúdo, demonstrando sua dificuldade em aprender o que lhe foi proposto. O estudo teve como objetivo abordar a EJA delineando as complexidades e os meios que facilitam o ensino e aprendizagem da Química. A metodologia para a fundamentação do trabalho consiste na revisão sistematizada desenvolvida a partir de buscas em bases de dados, dentre as quais destacam-se: o Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Google Acadêmico. Empregou-se como as seguintes palavras-chave: ensino de Química, evasão escolar, educação de jovens e adultos, as tecnologias e o ensino da Química. Foram selecionados estudos publicados nos bancos de dados no período de 2005 a 2023. Quanto aos critérios de inclusão na pesquisa, utilizou-se estudos de autores que demonstraram a relevância do emprego das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e demais formas que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem em Química, especialmente, por meio os jogos didáticos e de equipamentos tecnológicos como: tablets e smartphones. Nesse presságio, selecionou-se 35 artigos e os demais foram excluídos por não apontarem como alguns meios podem facilitar o ensino e aprendizagem da Química.The world has experienced continuous evolution in the field of education, especially in the area of technologies, which play an essential role in the teaching-learning of Chemistry, given that the use of technological tools has been essential to improve knowledge in this area. Therefore, it is important to use educational games to improve the teaching of all subjects, as this form can boost professional practices. Currently, there is a need for more accessible and dynamic education that aims to prepare individuals for the job market. Therefore, education must also meet the desires of those who circumstantially dropped out of school due to the difficulties they faced. It is noteworthy that the student present in Youth and Adult Education (EJA) does not have the time and necessary basis for good learning of the content, demonstrating his difficulty in learning what was proposed to him. The study aimed to address EJA by outlining the complexities and means that facilitate the teaching and learning of Chemistry. The methodology for the basis of the work consists of a systematic review developed from searches in databases, among which the following stand out: the Journal Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and Google Scholar. The following keywords were used: chemistry teaching, school dropout, youth and adult education, technologies and chemistry teaching. Studies published in the databases from 2005 to 2023 were selected. Regarding the inclusion criteria in the research, studies by authors who demonstrated the relevance of using Information and Communication Technologies (ICT) and other forms that help the teaching-learning process in Chemistry, especially throu.Campus CacoalEspecialização em Ensino de Ciências e MatemáticaClemente, Mateus AparecidoMelo, Elhda Rodrigues2024-01-08T18:57:35Z2024-01-08T18:57:35Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMELO, Elhda Rodrigues. Educação de jovens e adultos: complexidades e meios que facilitam o ensino e aprendizagem da Química. 2023. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/698porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-19T15:00:28Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/698Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-08-19T15:00:28Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de jovens e adultos: complexidades e meios que facilitam o ensino e aprendizagem da Química
title Educação de jovens e adultos: complexidades e meios que facilitam o ensino e aprendizagem da Química
spellingShingle Educação de jovens e adultos: complexidades e meios que facilitam o ensino e aprendizagem da Química
Melo, Elhda Rodrigues
Evasão Escolar
Jogos Didáticos
Tecnologia da Informação e Comunicação
title_short Educação de jovens e adultos: complexidades e meios que facilitam o ensino e aprendizagem da Química
title_full Educação de jovens e adultos: complexidades e meios que facilitam o ensino e aprendizagem da Química
title_fullStr Educação de jovens e adultos: complexidades e meios que facilitam o ensino e aprendizagem da Química
title_full_unstemmed Educação de jovens e adultos: complexidades e meios que facilitam o ensino e aprendizagem da Química
title_sort Educação de jovens e adultos: complexidades e meios que facilitam o ensino e aprendizagem da Química
author Melo, Elhda Rodrigues
author_facet Melo, Elhda Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Clemente, Mateus Aparecido
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Elhda Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão Escolar
Jogos Didáticos
Tecnologia da Informação e Comunicação
topic Evasão Escolar
Jogos Didáticos
Tecnologia da Informação e Comunicação
description Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-01-08T18:57:35Z
2024-01-08T18:57:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, Elhda Rodrigues. Educação de jovens e adultos: complexidades e meios que facilitam o ensino e aprendizagem da Química. 2023. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2023.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/698
identifier_str_mv MELO, Elhda Rodrigues. Educação de jovens e adultos: complexidades e meios que facilitam o ensino e aprendizagem da Química. 2023. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2023.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Especialização em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Campus Cacoal
Especialização em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275585745125376