Ensino do cálculo: uma proposta de exploração na perspectiva do uso dos registros de representação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1720 |
Resumo: | Resumo: Esta é uma comunicação científica que põe em evidência a importância da exploração didática dos registros de representação semiótica no ensino do Cálculo Diferencial em uma Variável Real. Assim, referenciando-se nos trabalhos de Duval (1991, 1995a, 1995b), desenvolvem-se e discutem-se situações-problema de Cálculo. E, com suporte em noções concebidas pelo mencionado autor (formação, tratamento, conversão, apreensão perceptual), em adição ao emprego do uso do software Geogebra, pretende-se evidenciar a complexidade das operações cognitivas envolvidas nestas situações e suas aplicações. Por fim, indicam-se elementos que podem nortear futuras investigações, direcionadas para o entendimento da aplicação desta teoria no contexto de ensino do Cálculo a Várias Variáveis, que envolve registros em 2D e 3D. Palavras-chave: Registros de representação. Cálculo. Ensino. THE CALCULUS: A PROPOSAL OF EXPLORATION IN THE PERSPECTIVE OF THE USE OF REPRESENTATION REGISTERS Abstract: This is a scientific communication that highlights the importance of didactic exploration of register of semiotic representation in teaching of Calculus in a Real Variable. Thus, referring to work of Duval (1991, 1995a, 1995b), develop and discuss problems-situations of the Calculus. And, with support of the notions designed by the author (formation, treatment, conversion, perceptual apprehension), in addition with the employment of Geogebra software, our usage is intended to highlight the complexity of the cognitive operations involving in this situations and their applications. Finally, we indicate that may guide future research aimed at understanding the application of this theory in the context of teaching of Calculus at Several Variables, involving 2D and 3D registers. Keywords: Registers of representation. Calculus. Teaching. |
id |
IFRS-1_5c95a8bd8a9a9426278486ade627be3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1720 |
network_acronym_str |
IFRS-1 |
network_name_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino do cálculo: uma proposta de exploração na perspectiva do uso dos registros de representaçãoResumo: Esta é uma comunicação científica que põe em evidência a importância da exploração didática dos registros de representação semiótica no ensino do Cálculo Diferencial em uma Variável Real. Assim, referenciando-se nos trabalhos de Duval (1991, 1995a, 1995b), desenvolvem-se e discutem-se situações-problema de Cálculo. E, com suporte em noções concebidas pelo mencionado autor (formação, tratamento, conversão, apreensão perceptual), em adição ao emprego do uso do software Geogebra, pretende-se evidenciar a complexidade das operações cognitivas envolvidas nestas situações e suas aplicações. Por fim, indicam-se elementos que podem nortear futuras investigações, direcionadas para o entendimento da aplicação desta teoria no contexto de ensino do Cálculo a Várias Variáveis, que envolve registros em 2D e 3D. Palavras-chave: Registros de representação. Cálculo. Ensino. THE CALCULUS: A PROPOSAL OF EXPLORATION IN THE PERSPECTIVE OF THE USE OF REPRESENTATION REGISTERS Abstract: This is a scientific communication that highlights the importance of didactic exploration of register of semiotic representation in teaching of Calculus in a Real Variable. Thus, referring to work of Duval (1991, 1995a, 1995b), develop and discuss problems-situations of the Calculus. And, with support of the notions designed by the author (formation, treatment, conversion, perceptual apprehension), in addition with the employment of Geogebra software, our usage is intended to highlight the complexity of the cognitive operations involving in this situations and their applications. Finally, we indicate that may guide future research aimed at understanding the application of this theory in the context of teaching of Calculus at Several Variables, involving 2D and 3D registers. Keywords: Registers of representation. Calculus. Teaching. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2012-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/172010.35819/tear.v1.n2.a1720#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 2 (2012): FAZERES E SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 2 (2012): FAZERES E SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 2 (2012): FAZERES E SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL2238-807910.35819/tear.v1.n2reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1720/1376Alves, Francisco Regis Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-25T00:37:25Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1720Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:37:25Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino do cálculo: uma proposta de exploração na perspectiva do uso dos registros de representação |
title |
Ensino do cálculo: uma proposta de exploração na perspectiva do uso dos registros de representação |
spellingShingle |
Ensino do cálculo: uma proposta de exploração na perspectiva do uso dos registros de representação Alves, Francisco Regis Vieira |
title_short |
Ensino do cálculo: uma proposta de exploração na perspectiva do uso dos registros de representação |
title_full |
Ensino do cálculo: uma proposta de exploração na perspectiva do uso dos registros de representação |
title_fullStr |
Ensino do cálculo: uma proposta de exploração na perspectiva do uso dos registros de representação |
title_full_unstemmed |
Ensino do cálculo: uma proposta de exploração na perspectiva do uso dos registros de representação |
title_sort |
Ensino do cálculo: uma proposta de exploração na perspectiva do uso dos registros de representação |
author |
Alves, Francisco Regis Vieira |
author_facet |
Alves, Francisco Regis Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Francisco Regis Vieira |
description |
Resumo: Esta é uma comunicação científica que põe em evidência a importância da exploração didática dos registros de representação semiótica no ensino do Cálculo Diferencial em uma Variável Real. Assim, referenciando-se nos trabalhos de Duval (1991, 1995a, 1995b), desenvolvem-se e discutem-se situações-problema de Cálculo. E, com suporte em noções concebidas pelo mencionado autor (formação, tratamento, conversão, apreensão perceptual), em adição ao emprego do uso do software Geogebra, pretende-se evidenciar a complexidade das operações cognitivas envolvidas nestas situações e suas aplicações. Por fim, indicam-se elementos que podem nortear futuras investigações, direcionadas para o entendimento da aplicação desta teoria no contexto de ensino do Cálculo a Várias Variáveis, que envolve registros em 2D e 3D. Palavras-chave: Registros de representação. Cálculo. Ensino. THE CALCULUS: A PROPOSAL OF EXPLORATION IN THE PERSPECTIVE OF THE USE OF REPRESENTATION REGISTERS Abstract: This is a scientific communication that highlights the importance of didactic exploration of register of semiotic representation in teaching of Calculus in a Real Variable. Thus, referring to work of Duval (1991, 1995a, 1995b), develop and discuss problems-situations of the Calculus. And, with support of the notions designed by the author (formation, treatment, conversion, perceptual apprehension), in addition with the employment of Geogebra software, our usage is intended to highlight the complexity of the cognitive operations involving in this situations and their applications. Finally, we indicate that may guide future research aimed at understanding the application of this theory in the context of teaching of Calculus at Several Variables, involving 2D and 3D registers. Keywords: Registers of representation. Calculus. Teaching. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1720 10.35819/tear.v1.n2.a1720 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1720 |
identifier_str_mv |
10.35819/tear.v1.n2.a1720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1720/1376 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 1 No. 2 (2012): FAZERES E SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL #Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 1 Núm. 2 (2012): FAZERES E SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 1 n. 2 (2012): FAZERES E SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2238-8079 10.35819/tear.v1.n2 reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
collection |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tear@canoas.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798951573755265024 |