Monitoria acadêmica nos cursos de Licenciatura em Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marine Lisbôa Alves
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Boff, Daiane Scopel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1174
Resumo: Esta pesquisa apresenta reflexões sobre aspectos que circundam a monitoria acadêmica, aqui entendida como atividade de iniciação à prática docente em que um estudante exerce o papel de auxiliar a outro em seu processo de aprendizagem, independente de sua escolarização, das metodologias utilizadas ou do projeto ao qual está vinculado. O estudo foi realizado em 2014, nos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática, ofertados nas Instituições de Ensino Superior (IES), presentes na Serra Gaúcha. Utilizou-se como metodologia de pesquisa o estudo de caso, com entrevistas estruturadas e questões abertas realizadas com coordenadores dos cursos de Licenciatura em Matemática, orientadores de projetos e estudantes que exercem a função de monitor. As autoras discutem a formação de professores de matemática e a mediação permanente de suas vivências em sua constituição enquanto professor, tendo por base o preconizado na legislação vigente (BRASIL, 1996) e discussões já realizadas acerca dessas atividades (FRISON; MORAES, 2010). Foi possível identificar e mapear o perfil dos projetos que possuem como variável a atividade de monitoria, bem como explicitar suas características, atribuições comuns aos monitores e o entendimento dos participantes em relação às atividades de monitoria. Além disso, constatou-se que estas atividades se dão de maneira bastante semelhante, tanto em diferentes projetos, quanto em diferentes IES e que vêm atingindo os objetivos intentos à sua criação.
id IFRS-2_0b2d25405379d9398aed16db96c378da
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1174
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Monitoria acadêmica nos cursos de Licenciatura em MatemáticaIniciação à DocênciaLicenciatura em MatemáticaMonitorias AcadêmicasEsta pesquisa apresenta reflexões sobre aspectos que circundam a monitoria acadêmica, aqui entendida como atividade de iniciação à prática docente em que um estudante exerce o papel de auxiliar a outro em seu processo de aprendizagem, independente de sua escolarização, das metodologias utilizadas ou do projeto ao qual está vinculado. O estudo foi realizado em 2014, nos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática, ofertados nas Instituições de Ensino Superior (IES), presentes na Serra Gaúcha. Utilizou-se como metodologia de pesquisa o estudo de caso, com entrevistas estruturadas e questões abertas realizadas com coordenadores dos cursos de Licenciatura em Matemática, orientadores de projetos e estudantes que exercem a função de monitor. As autoras discutem a formação de professores de matemática e a mediação permanente de suas vivências em sua constituição enquanto professor, tendo por base o preconizado na legislação vigente (BRASIL, 1996) e discussões já realizadas acerca dessas atividades (FRISON; MORAES, 2010). Foi possível identificar e mapear o perfil dos projetos que possuem como variável a atividade de monitoria, bem como explicitar suas características, atribuições comuns aos monitores e o entendimento dos participantes em relação às atividades de monitoria. Além disso, constatou-se que estas atividades se dão de maneira bastante semelhante, tanto em diferentes projetos, quanto em diferentes IES e que vêm atingindo os objetivos intentos à sua criação.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2015-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResumo; Avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/117410.35819/remat2015v1i1id1174REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 1 (2015); 9REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 1 (2015); 9REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 1 (2015); 92447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1174/1061https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1174/2328Copyright (c) 2015 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Marine Lisbôa AlvesBoff, Daiane Scopel2023-06-20T20:45:26Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1174Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2023-06-20T20:45:26Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitoria acadêmica nos cursos de Licenciatura em Matemática
title Monitoria acadêmica nos cursos de Licenciatura em Matemática
spellingShingle Monitoria acadêmica nos cursos de Licenciatura em Matemática
Ferreira, Marine Lisbôa Alves
Iniciação à Docência
Licenciatura em Matemática
Monitorias Acadêmicas
title_short Monitoria acadêmica nos cursos de Licenciatura em Matemática
title_full Monitoria acadêmica nos cursos de Licenciatura em Matemática
title_fullStr Monitoria acadêmica nos cursos de Licenciatura em Matemática
title_full_unstemmed Monitoria acadêmica nos cursos de Licenciatura em Matemática
title_sort Monitoria acadêmica nos cursos de Licenciatura em Matemática
author Ferreira, Marine Lisbôa Alves
author_facet Ferreira, Marine Lisbôa Alves
Boff, Daiane Scopel
author_role author
author2 Boff, Daiane Scopel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marine Lisbôa Alves
Boff, Daiane Scopel
dc.subject.por.fl_str_mv Iniciação à Docência
Licenciatura em Matemática
Monitorias Acadêmicas
topic Iniciação à Docência
Licenciatura em Matemática
Monitorias Acadêmicas
description Esta pesquisa apresenta reflexões sobre aspectos que circundam a monitoria acadêmica, aqui entendida como atividade de iniciação à prática docente em que um estudante exerce o papel de auxiliar a outro em seu processo de aprendizagem, independente de sua escolarização, das metodologias utilizadas ou do projeto ao qual está vinculado. O estudo foi realizado em 2014, nos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática, ofertados nas Instituições de Ensino Superior (IES), presentes na Serra Gaúcha. Utilizou-se como metodologia de pesquisa o estudo de caso, com entrevistas estruturadas e questões abertas realizadas com coordenadores dos cursos de Licenciatura em Matemática, orientadores de projetos e estudantes que exercem a função de monitor. As autoras discutem a formação de professores de matemática e a mediação permanente de suas vivências em sua constituição enquanto professor, tendo por base o preconizado na legislação vigente (BRASIL, 1996) e discussões já realizadas acerca dessas atividades (FRISON; MORAES, 2010). Foi possível identificar e mapear o perfil dos projetos que possuem como variável a atividade de monitoria, bem como explicitar suas características, atribuições comuns aos monitores e o entendimento dos participantes em relação às atividades de monitoria. Além disso, constatou-se que estas atividades se dão de maneira bastante semelhante, tanto em diferentes projetos, quanto em diferentes IES e que vêm atingindo os objetivos intentos à sua criação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Resumo; Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1174
10.35819/remat2015v1i1id1174
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1174
identifier_str_mv 10.35819/remat2015v1i1id1174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1174/1061
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1174/2328
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 1 (2015); 9
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 1 (2015); 9
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 1 (2015); 9
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705075572736