Monitoria acadêmica nos cursos de Licenciatura em Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1174 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta reflexões sobre aspectos que circundam a monitoria acadêmica, aqui entendida como atividade de iniciação à prática docente em que um estudante exerce o papel de auxiliar a outro em seu processo de aprendizagem, independente de sua escolarização, das metodologias utilizadas ou do projeto ao qual está vinculado. O estudo foi realizado em 2014, nos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática, ofertados nas Instituições de Ensino Superior (IES), presentes na Serra Gaúcha. Utilizou-se como metodologia de pesquisa o estudo de caso, com entrevistas estruturadas e questões abertas realizadas com coordenadores dos cursos de Licenciatura em Matemática, orientadores de projetos e estudantes que exercem a função de monitor. As autoras discutem a formação de professores de matemática e a mediação permanente de suas vivências em sua constituição enquanto professor, tendo por base o preconizado na legislação vigente (BRASIL, 1996) e discussões já realizadas acerca dessas atividades (FRISON; MORAES, 2010). Foi possível identificar e mapear o perfil dos projetos que possuem como variável a atividade de monitoria, bem como explicitar suas características, atribuições comuns aos monitores e o entendimento dos participantes em relação às atividades de monitoria. Além disso, constatou-se que estas atividades se dão de maneira bastante semelhante, tanto em diferentes projetos, quanto em diferentes IES e que vêm atingindo os objetivos intentos à sua criação. |
id |
IFRS-2_0b2d25405379d9398aed16db96c378da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1174 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
Monitoria acadêmica nos cursos de Licenciatura em MatemáticaIniciação à DocênciaLicenciatura em MatemáticaMonitorias AcadêmicasEsta pesquisa apresenta reflexões sobre aspectos que circundam a monitoria acadêmica, aqui entendida como atividade de iniciação à prática docente em que um estudante exerce o papel de auxiliar a outro em seu processo de aprendizagem, independente de sua escolarização, das metodologias utilizadas ou do projeto ao qual está vinculado. O estudo foi realizado em 2014, nos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática, ofertados nas Instituições de Ensino Superior (IES), presentes na Serra Gaúcha. Utilizou-se como metodologia de pesquisa o estudo de caso, com entrevistas estruturadas e questões abertas realizadas com coordenadores dos cursos de Licenciatura em Matemática, orientadores de projetos e estudantes que exercem a função de monitor. As autoras discutem a formação de professores de matemática e a mediação permanente de suas vivências em sua constituição enquanto professor, tendo por base o preconizado na legislação vigente (BRASIL, 1996) e discussões já realizadas acerca dessas atividades (FRISON; MORAES, 2010). Foi possível identificar e mapear o perfil dos projetos que possuem como variável a atividade de monitoria, bem como explicitar suas características, atribuições comuns aos monitores e o entendimento dos participantes em relação às atividades de monitoria. Além disso, constatou-se que estas atividades se dão de maneira bastante semelhante, tanto em diferentes projetos, quanto em diferentes IES e que vêm atingindo os objetivos intentos à sua criação.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2015-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResumo; Avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/117410.35819/remat2015v1i1id1174REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 1 (2015); 9REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 1 (2015); 9REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 1 (2015); 92447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1174/1061https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1174/2328Copyright (c) 2015 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Marine Lisbôa AlvesBoff, Daiane Scopel2023-06-20T20:45:26Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1174Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2023-06-20T20:45:26Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Monitoria acadêmica nos cursos de Licenciatura em Matemática |
title |
Monitoria acadêmica nos cursos de Licenciatura em Matemática |
spellingShingle |
Monitoria acadêmica nos cursos de Licenciatura em Matemática Ferreira, Marine Lisbôa Alves Iniciação à Docência Licenciatura em Matemática Monitorias Acadêmicas |
title_short |
Monitoria acadêmica nos cursos de Licenciatura em Matemática |
title_full |
Monitoria acadêmica nos cursos de Licenciatura em Matemática |
title_fullStr |
Monitoria acadêmica nos cursos de Licenciatura em Matemática |
title_full_unstemmed |
Monitoria acadêmica nos cursos de Licenciatura em Matemática |
title_sort |
Monitoria acadêmica nos cursos de Licenciatura em Matemática |
author |
Ferreira, Marine Lisbôa Alves |
author_facet |
Ferreira, Marine Lisbôa Alves Boff, Daiane Scopel |
author_role |
author |
author2 |
Boff, Daiane Scopel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Marine Lisbôa Alves Boff, Daiane Scopel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Iniciação à Docência Licenciatura em Matemática Monitorias Acadêmicas |
topic |
Iniciação à Docência Licenciatura em Matemática Monitorias Acadêmicas |
description |
Esta pesquisa apresenta reflexões sobre aspectos que circundam a monitoria acadêmica, aqui entendida como atividade de iniciação à prática docente em que um estudante exerce o papel de auxiliar a outro em seu processo de aprendizagem, independente de sua escolarização, das metodologias utilizadas ou do projeto ao qual está vinculado. O estudo foi realizado em 2014, nos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática, ofertados nas Instituições de Ensino Superior (IES), presentes na Serra Gaúcha. Utilizou-se como metodologia de pesquisa o estudo de caso, com entrevistas estruturadas e questões abertas realizadas com coordenadores dos cursos de Licenciatura em Matemática, orientadores de projetos e estudantes que exercem a função de monitor. As autoras discutem a formação de professores de matemática e a mediação permanente de suas vivências em sua constituição enquanto professor, tendo por base o preconizado na legislação vigente (BRASIL, 1996) e discussões já realizadas acerca dessas atividades (FRISON; MORAES, 2010). Foi possível identificar e mapear o perfil dos projetos que possuem como variável a atividade de monitoria, bem como explicitar suas características, atribuições comuns aos monitores e o entendimento dos participantes em relação às atividades de monitoria. Além disso, constatou-se que estas atividades se dão de maneira bastante semelhante, tanto em diferentes projetos, quanto em diferentes IES e que vêm atingindo os objetivos intentos à sua criação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Resumo; Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1174 10.35819/remat2015v1i1id1174 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1174 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2015v1i1id1174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1174/1061 https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1174/2328 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 1 (2015); 9 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 1 (2015); 9 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 1 (2015); 9 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705075572736 |