Análise de erros em Cálculo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1227 |
Resumo: | Acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática possuem dificuldades de aprendizagem nas disciplinas que envolvem conteúdos algébricos. Segundo Ponte et al. (2009), aprender Álgebra implica ser capaz de pensar algebricamente em uma diversidade de situações, envolvendo relações, regularidades, variação e modelação. Neste contexto, propomos uma pesquisa que foi desenvolvida com uma turma de calouros de Cálculo Diferencial e Integral, que contou com a participação de 25 acadêmicos de uma universidade privada do Estado do Rio Grande do Sul. Tal estudo teve como principal objetivo a identificação dos tipos de erros mais frequentes cometidos por estes acadêmicos e, para a obtenção dos dados da pesquisa, utilizou-se um teste composto por cinco questões, subdividido, em alguns casos, em mais itens. Para esta análise foi escolhida a primeira questão, a qual continha os itens (a) e (b). Esta questão foi a que os participantes apresentaram um maior número de respostas. Para resolvê-la, os acadêmicos necessitavam possuir uma sólida base dos principais conhecimentos algébricos. Após a aplicação do teste e recolhimento das respostas, estas foram analisadas segundo as etapas da análise de conteúdo: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados (BARDIN, 1979). Como resultado, concluiu-se que os acadêmicos apresentaram dificuldades, principalmente, em relação ao uso da propriedade distributiva da multiplicação, que traz problemas na compreensão de conteúdos de disciplinas matemáticas em cursos de Ciências Exatas. De acordo com Dias (2004, p. 17), o uso adequado da propriedade distributiva da multiplicação é uma excelente ferramenta, tanto para o cálculo mental como para o cálculo por estimativa. |
id |
IFRS-2_10d25f0e5370de85991f2b6779894b35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1227 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de erros em CálculoAnálise de ErrosMatemáticaÁlgebraAcadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática possuem dificuldades de aprendizagem nas disciplinas que envolvem conteúdos algébricos. Segundo Ponte et al. (2009), aprender Álgebra implica ser capaz de pensar algebricamente em uma diversidade de situações, envolvendo relações, regularidades, variação e modelação. Neste contexto, propomos uma pesquisa que foi desenvolvida com uma turma de calouros de Cálculo Diferencial e Integral, que contou com a participação de 25 acadêmicos de uma universidade privada do Estado do Rio Grande do Sul. Tal estudo teve como principal objetivo a identificação dos tipos de erros mais frequentes cometidos por estes acadêmicos e, para a obtenção dos dados da pesquisa, utilizou-se um teste composto por cinco questões, subdividido, em alguns casos, em mais itens. Para esta análise foi escolhida a primeira questão, a qual continha os itens (a) e (b). Esta questão foi a que os participantes apresentaram um maior número de respostas. Para resolvê-la, os acadêmicos necessitavam possuir uma sólida base dos principais conhecimentos algébricos. Após a aplicação do teste e recolhimento das respostas, estas foram analisadas segundo as etapas da análise de conteúdo: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados (BARDIN, 1979). Como resultado, concluiu-se que os acadêmicos apresentaram dificuldades, principalmente, em relação ao uso da propriedade distributiva da multiplicação, que traz problemas na compreensão de conteúdos de disciplinas matemáticas em cursos de Ciências Exatas. De acordo com Dias (2004, p. 17), o uso adequado da propriedade distributiva da multiplicação é uma excelente ferramenta, tanto para o cálculo mental como para o cálculo por estimativa. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResumo; Avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/122710.35819/remat2015v1i2id1227REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 232REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 232REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 2322447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1227/1078https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1227/2330Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHeck, Miriam FerrazzaCury, Helena Noronha2023-11-17T18:58:40Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1227Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2023-11-17T18:58:40Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de erros em Cálculo |
title |
Análise de erros em Cálculo |
spellingShingle |
Análise de erros em Cálculo Heck, Miriam Ferrazza Análise de Erros Matemática Álgebra |
title_short |
Análise de erros em Cálculo |
title_full |
Análise de erros em Cálculo |
title_fullStr |
Análise de erros em Cálculo |
title_full_unstemmed |
Análise de erros em Cálculo |
title_sort |
Análise de erros em Cálculo |
author |
Heck, Miriam Ferrazza |
author_facet |
Heck, Miriam Ferrazza Cury, Helena Noronha |
author_role |
author |
author2 |
Cury, Helena Noronha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Heck, Miriam Ferrazza Cury, Helena Noronha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise de Erros Matemática Álgebra |
topic |
Análise de Erros Matemática Álgebra |
description |
Acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática possuem dificuldades de aprendizagem nas disciplinas que envolvem conteúdos algébricos. Segundo Ponte et al. (2009), aprender Álgebra implica ser capaz de pensar algebricamente em uma diversidade de situações, envolvendo relações, regularidades, variação e modelação. Neste contexto, propomos uma pesquisa que foi desenvolvida com uma turma de calouros de Cálculo Diferencial e Integral, que contou com a participação de 25 acadêmicos de uma universidade privada do Estado do Rio Grande do Sul. Tal estudo teve como principal objetivo a identificação dos tipos de erros mais frequentes cometidos por estes acadêmicos e, para a obtenção dos dados da pesquisa, utilizou-se um teste composto por cinco questões, subdividido, em alguns casos, em mais itens. Para esta análise foi escolhida a primeira questão, a qual continha os itens (a) e (b). Esta questão foi a que os participantes apresentaram um maior número de respostas. Para resolvê-la, os acadêmicos necessitavam possuir uma sólida base dos principais conhecimentos algébricos. Após a aplicação do teste e recolhimento das respostas, estas foram analisadas segundo as etapas da análise de conteúdo: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados (BARDIN, 1979). Como resultado, concluiu-se que os acadêmicos apresentaram dificuldades, principalmente, em relação ao uso da propriedade distributiva da multiplicação, que traz problemas na compreensão de conteúdos de disciplinas matemáticas em cursos de Ciências Exatas. De acordo com Dias (2004, p. 17), o uso adequado da propriedade distributiva da multiplicação é uma excelente ferramenta, tanto para o cálculo mental como para o cálculo por estimativa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Resumo; Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1227 10.35819/remat2015v1i2id1227 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1227 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2015v1i2id1227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1227/1078 https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1227/2330 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 232 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 232 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 232 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705103884288 |