O desenvolvimento do professor: uma proposta de formação continuada centrada nas tecnologias e ancorada na prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1223 |
Resumo: | O presente trabalho é embasado em estudos sobre formação continuada de professores para a utilização das tecnologias. A investigação desenvolveu-se com uma professora integrante de um curso de formação continuada para a utilização de tablets nas aulas de Matemática. A proposta do curso, de uma formação ancorada na prática, incluiu não apenas as sessões presenciais, mas também um período considerável de integração do conhecimento teórico à prática de sala de aula da professora. Essa ação apoiou-se no mentoring, apresentado por Amado (2007) como uma relação interpessoal, baseada na confiança e no apoio, que se desenvolveu por meio do acompanhamento da formadora/pesquisadora, tanto nas sessões do curso, quanto no planejamento e nas aulas em que a professora utilizou as tecnologias com os seus alunos. A sequência didática da formação embasou-se no modelo TPACK (Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo), apresentado por Koehler e Mishra (2006; 2007; 2009) que consideram fundamental aos professores o desenvolvimento desse conhecimento para que possam integrar de modo eficiente as tecnologias nas suas aulas. Consistiu em uma tentativa de formação mais abrangente, que fosse além da instrução técnica e envolvesse o desenvolvimento individual, profissional e institucional da carreira docente. A pesquisa teve como objetivo verificar a trajetória de desenvolvimento da professora na utilização das tecnologias e se desenvolveu por meio de uma abordagem qualitativa caracterizada como um estudo de caso. Os resultados identificaram que entre a pesquisadora e a pesquisada se desenvolveu uma relação de mentoring. Também apontaram que a proposta contribuiu no desenvolvimento profissional da professora. |
id |
IFRS-2_1c7cca3dfe0a4c15a256fd2d5feccc56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1223 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
O desenvolvimento do professor: uma proposta de formação continuada centrada nas tecnologias e ancorada na práticaFormação de ProfessoresTecnologiasMentoringTPACKO presente trabalho é embasado em estudos sobre formação continuada de professores para a utilização das tecnologias. A investigação desenvolveu-se com uma professora integrante de um curso de formação continuada para a utilização de tablets nas aulas de Matemática. A proposta do curso, de uma formação ancorada na prática, incluiu não apenas as sessões presenciais, mas também um período considerável de integração do conhecimento teórico à prática de sala de aula da professora. Essa ação apoiou-se no mentoring, apresentado por Amado (2007) como uma relação interpessoal, baseada na confiança e no apoio, que se desenvolveu por meio do acompanhamento da formadora/pesquisadora, tanto nas sessões do curso, quanto no planejamento e nas aulas em que a professora utilizou as tecnologias com os seus alunos. A sequência didática da formação embasou-se no modelo TPACK (Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo), apresentado por Koehler e Mishra (2006; 2007; 2009) que consideram fundamental aos professores o desenvolvimento desse conhecimento para que possam integrar de modo eficiente as tecnologias nas suas aulas. Consistiu em uma tentativa de formação mais abrangente, que fosse além da instrução técnica e envolvesse o desenvolvimento individual, profissional e institucional da carreira docente. A pesquisa teve como objetivo verificar a trajetória de desenvolvimento da professora na utilização das tecnologias e se desenvolveu por meio de uma abordagem qualitativa caracterizada como um estudo de caso. Os resultados identificaram que entre a pesquisadora e a pesquisada se desenvolveu uma relação de mentoring. Também apontaram que a proposta contribuiu no desenvolvimento profissional da professora.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/122310.35819/remat2015v1i2id1223REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 42-51REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 42-51REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 42-512447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1223/1076Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlcântara, Lucy Aparecida Gutiérrez deDullius, Maria MadalenaCarreira, Susana Paula Graça2023-11-16T20:04:54Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1223Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2023-11-16T20:04:54Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento do professor: uma proposta de formação continuada centrada nas tecnologias e ancorada na prática |
title |
O desenvolvimento do professor: uma proposta de formação continuada centrada nas tecnologias e ancorada na prática |
spellingShingle |
O desenvolvimento do professor: uma proposta de formação continuada centrada nas tecnologias e ancorada na prática Alcântara, Lucy Aparecida Gutiérrez de Formação de Professores Tecnologias Mentoring TPACK |
title_short |
O desenvolvimento do professor: uma proposta de formação continuada centrada nas tecnologias e ancorada na prática |
title_full |
O desenvolvimento do professor: uma proposta de formação continuada centrada nas tecnologias e ancorada na prática |
title_fullStr |
O desenvolvimento do professor: uma proposta de formação continuada centrada nas tecnologias e ancorada na prática |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento do professor: uma proposta de formação continuada centrada nas tecnologias e ancorada na prática |
title_sort |
O desenvolvimento do professor: uma proposta de formação continuada centrada nas tecnologias e ancorada na prática |
author |
Alcântara, Lucy Aparecida Gutiérrez de |
author_facet |
Alcântara, Lucy Aparecida Gutiérrez de Dullius, Maria Madalena Carreira, Susana Paula Graça |
author_role |
author |
author2 |
Dullius, Maria Madalena Carreira, Susana Paula Graça |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alcântara, Lucy Aparecida Gutiérrez de Dullius, Maria Madalena Carreira, Susana Paula Graça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Tecnologias Mentoring TPACK |
topic |
Formação de Professores Tecnologias Mentoring TPACK |
description |
O presente trabalho é embasado em estudos sobre formação continuada de professores para a utilização das tecnologias. A investigação desenvolveu-se com uma professora integrante de um curso de formação continuada para a utilização de tablets nas aulas de Matemática. A proposta do curso, de uma formação ancorada na prática, incluiu não apenas as sessões presenciais, mas também um período considerável de integração do conhecimento teórico à prática de sala de aula da professora. Essa ação apoiou-se no mentoring, apresentado por Amado (2007) como uma relação interpessoal, baseada na confiança e no apoio, que se desenvolveu por meio do acompanhamento da formadora/pesquisadora, tanto nas sessões do curso, quanto no planejamento e nas aulas em que a professora utilizou as tecnologias com os seus alunos. A sequência didática da formação embasou-se no modelo TPACK (Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo), apresentado por Koehler e Mishra (2006; 2007; 2009) que consideram fundamental aos professores o desenvolvimento desse conhecimento para que possam integrar de modo eficiente as tecnologias nas suas aulas. Consistiu em uma tentativa de formação mais abrangente, que fosse além da instrução técnica e envolvesse o desenvolvimento individual, profissional e institucional da carreira docente. A pesquisa teve como objetivo verificar a trajetória de desenvolvimento da professora na utilização das tecnologias e se desenvolveu por meio de uma abordagem qualitativa caracterizada como um estudo de caso. Os resultados identificaram que entre a pesquisadora e a pesquisada se desenvolveu uma relação de mentoring. Também apontaram que a proposta contribuiu no desenvolvimento profissional da professora. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1223 10.35819/remat2015v1i2id1223 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1223 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2015v1i2id1223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1223/1076 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 42-51 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 42-51 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 42-51 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705099689984 |