O desenvolvimento do professor: uma proposta de formação continuada centrada nas tecnologias e ancorada na prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alcântara, Lucy Aparecida Gutiérrez de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Dullius, Maria Madalena, Carreira, Susana Paula Graça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1223
Resumo: O presente trabalho é embasado em estudos sobre formação continuada de professores para a utilização das tecnologias. A investigação desenvolveu-se com uma professora integrante de um curso de formação continuada para a utilização de tablets nas aulas de Matemática. A proposta do curso, de uma formação ancorada na prática, incluiu não apenas as sessões presenciais, mas também um período considerável de integração do conhecimento teórico à prática de sala de aula da professora. Essa ação apoiou-se no mentoring, apresentado por Amado (2007) como uma relação interpessoal, baseada na confiança e no apoio, que se desenvolveu por meio do acompanhamento da formadora/pesquisadora, tanto nas sessões do curso, quanto no planejamento e nas aulas em que a professora utilizou as tecnologias com os seus alunos. A sequência didática da formação embasou-se no modelo TPACK (Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo), apresentado por Koehler e Mishra (2006; 2007; 2009) que consideram fundamental aos professores o desenvolvimento desse conhecimento para que possam integrar de modo eficiente as tecnologias nas suas aulas. Consistiu em uma tentativa de formação mais abrangente, que fosse além da instrução técnica e envolvesse o desenvolvimento individual, profissional e institucional da carreira docente. A pesquisa teve como objetivo verificar a trajetória de desenvolvimento da professora na utilização das tecnologias e se desenvolveu por meio de uma abordagem qualitativa caracterizada como um estudo de caso. Os resultados identificaram que entre a pesquisadora e a pesquisada se desenvolveu uma relação de mentoring. Também apontaram que a proposta contribuiu no desenvolvimento profissional da professora.
id IFRS-2_1c7cca3dfe0a4c15a256fd2d5feccc56
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1223
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling O desenvolvimento do professor: uma proposta de formação continuada centrada nas tecnologias e ancorada na práticaFormação de ProfessoresTecnologiasMentoringTPACKO presente trabalho é embasado em estudos sobre formação continuada de professores para a utilização das tecnologias. A investigação desenvolveu-se com uma professora integrante de um curso de formação continuada para a utilização de tablets nas aulas de Matemática. A proposta do curso, de uma formação ancorada na prática, incluiu não apenas as sessões presenciais, mas também um período considerável de integração do conhecimento teórico à prática de sala de aula da professora. Essa ação apoiou-se no mentoring, apresentado por Amado (2007) como uma relação interpessoal, baseada na confiança e no apoio, que se desenvolveu por meio do acompanhamento da formadora/pesquisadora, tanto nas sessões do curso, quanto no planejamento e nas aulas em que a professora utilizou as tecnologias com os seus alunos. A sequência didática da formação embasou-se no modelo TPACK (Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo), apresentado por Koehler e Mishra (2006; 2007; 2009) que consideram fundamental aos professores o desenvolvimento desse conhecimento para que possam integrar de modo eficiente as tecnologias nas suas aulas. Consistiu em uma tentativa de formação mais abrangente, que fosse além da instrução técnica e envolvesse o desenvolvimento individual, profissional e institucional da carreira docente. A pesquisa teve como objetivo verificar a trajetória de desenvolvimento da professora na utilização das tecnologias e se desenvolveu por meio de uma abordagem qualitativa caracterizada como um estudo de caso. Os resultados identificaram que entre a pesquisadora e a pesquisada se desenvolveu uma relação de mentoring. Também apontaram que a proposta contribuiu no desenvolvimento profissional da professora.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/122310.35819/remat2015v1i2id1223REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 42-51REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 42-51REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 42-512447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1223/1076Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlcântara, Lucy Aparecida Gutiérrez deDullius, Maria MadalenaCarreira, Susana Paula Graça2023-11-16T20:04:54Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1223Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2023-11-16T20:04:54Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento do professor: uma proposta de formação continuada centrada nas tecnologias e ancorada na prática
title O desenvolvimento do professor: uma proposta de formação continuada centrada nas tecnologias e ancorada na prática
spellingShingle O desenvolvimento do professor: uma proposta de formação continuada centrada nas tecnologias e ancorada na prática
Alcântara, Lucy Aparecida Gutiérrez de
Formação de Professores
Tecnologias
Mentoring
TPACK
title_short O desenvolvimento do professor: uma proposta de formação continuada centrada nas tecnologias e ancorada na prática
title_full O desenvolvimento do professor: uma proposta de formação continuada centrada nas tecnologias e ancorada na prática
title_fullStr O desenvolvimento do professor: uma proposta de formação continuada centrada nas tecnologias e ancorada na prática
title_full_unstemmed O desenvolvimento do professor: uma proposta de formação continuada centrada nas tecnologias e ancorada na prática
title_sort O desenvolvimento do professor: uma proposta de formação continuada centrada nas tecnologias e ancorada na prática
author Alcântara, Lucy Aparecida Gutiérrez de
author_facet Alcântara, Lucy Aparecida Gutiérrez de
Dullius, Maria Madalena
Carreira, Susana Paula Graça
author_role author
author2 Dullius, Maria Madalena
Carreira, Susana Paula Graça
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alcântara, Lucy Aparecida Gutiérrez de
Dullius, Maria Madalena
Carreira, Susana Paula Graça
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Tecnologias
Mentoring
TPACK
topic Formação de Professores
Tecnologias
Mentoring
TPACK
description O presente trabalho é embasado em estudos sobre formação continuada de professores para a utilização das tecnologias. A investigação desenvolveu-se com uma professora integrante de um curso de formação continuada para a utilização de tablets nas aulas de Matemática. A proposta do curso, de uma formação ancorada na prática, incluiu não apenas as sessões presenciais, mas também um período considerável de integração do conhecimento teórico à prática de sala de aula da professora. Essa ação apoiou-se no mentoring, apresentado por Amado (2007) como uma relação interpessoal, baseada na confiança e no apoio, que se desenvolveu por meio do acompanhamento da formadora/pesquisadora, tanto nas sessões do curso, quanto no planejamento e nas aulas em que a professora utilizou as tecnologias com os seus alunos. A sequência didática da formação embasou-se no modelo TPACK (Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo), apresentado por Koehler e Mishra (2006; 2007; 2009) que consideram fundamental aos professores o desenvolvimento desse conhecimento para que possam integrar de modo eficiente as tecnologias nas suas aulas. Consistiu em uma tentativa de formação mais abrangente, que fosse além da instrução técnica e envolvesse o desenvolvimento individual, profissional e institucional da carreira docente. A pesquisa teve como objetivo verificar a trajetória de desenvolvimento da professora na utilização das tecnologias e se desenvolveu por meio de uma abordagem qualitativa caracterizada como um estudo de caso. Os resultados identificaram que entre a pesquisadora e a pesquisada se desenvolveu uma relação de mentoring. Também apontaram que a proposta contribuiu no desenvolvimento profissional da professora.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1223
10.35819/remat2015v1i2id1223
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1223
identifier_str_mv 10.35819/remat2015v1i2id1223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1223/1076
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 42-51
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 42-51
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 42-51
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705099689984