Matemágica e Resolução de Problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Viviane de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Almeida, Vagner Lopes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2768
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar algumas mágicas que utilizam propriedades matemáticas e apresentá-las como uma proposta de uso em sala de aula, juntamente com a Resolução de Problemas. Tal estratégia pode melhorar a participação e aproveitamento dos alunos, estimular o raciocínio matemático, a criatividade, a capacidade de resolver problemas, desenvolver a concentração e a socialização. Levando em consideração os conteúdos abordados na Educação Básica, selecionamos e descrevemos uma lista de mágicas, detalhamos os conteúdos e habilidades predominantes em cada uma, mostrando a Matemática por trás de cada truque. Além do raciocínio lógico, usamos conhecimento de álgebra básica e aritmética para justificá-los. Ao revelar o segredo de cada mágica, percebe-se que é possível trabalhar vários conteúdos matemáticos que podem auxiliar a aprendizagem. A escolha de apresentar algumas mágicas com suas resoluções e com alguns possíveis questionamentos é no sentido de oferecer ao professor um material de apoio e ajudá-lo a trabalhar com as estratégias de seus alunos. Como a Matemática também deve ser vista como um conhecimento para desenvolver o raciocínio, aliar mágica a resolução de problemas pode ser um método eficiente para o estímulo ao desenvolvimento lógico.
id IFRS-2_80e406910cd6aa9220a0f676de79c133
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2768
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Matemágica e Resolução de ProblemasEnsino de MatemáticaMágicaResolução de ProblemasAprendizagemLúdicoO objetivo deste artigo é apresentar algumas mágicas que utilizam propriedades matemáticas e apresentá-las como uma proposta de uso em sala de aula, juntamente com a Resolução de Problemas. Tal estratégia pode melhorar a participação e aproveitamento dos alunos, estimular o raciocínio matemático, a criatividade, a capacidade de resolver problemas, desenvolver a concentração e a socialização. Levando em consideração os conteúdos abordados na Educação Básica, selecionamos e descrevemos uma lista de mágicas, detalhamos os conteúdos e habilidades predominantes em cada uma, mostrando a Matemática por trás de cada truque. Além do raciocínio lógico, usamos conhecimento de álgebra básica e aritmética para justificá-los. Ao revelar o segredo de cada mágica, percebe-se que é possível trabalhar vários conteúdos matemáticos que podem auxiliar a aprendizagem. A escolha de apresentar algumas mágicas com suas resoluções e com alguns possíveis questionamentos é no sentido de oferecer ao professor um material de apoio e ajudá-lo a trabalhar com as estratégias de seus alunos. Como a Matemática também deve ser vista como um conhecimento para desenvolver o raciocínio, aliar mágica a resolução de problemas pode ser um método eficiente para o estímulo ao desenvolvimento lógico.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2018-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/276810.35819/remat2018v4i1id2768REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 4 No. 1 (2018); 147-162REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2018); 147-162REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 4 n. 1 (2018); 147-1622447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2768/2065Copyright (c) 2018 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Viviane de OliveiraAlmeida, Vagner Lopes de2022-12-28T15:57:36Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2768Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:57:36Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemágica e Resolução de Problemas
title Matemágica e Resolução de Problemas
spellingShingle Matemágica e Resolução de Problemas
Santos, Viviane de Oliveira
Ensino de Matemática
Mágica
Resolução de Problemas
Aprendizagem
Lúdico
title_short Matemágica e Resolução de Problemas
title_full Matemágica e Resolução de Problemas
title_fullStr Matemágica e Resolução de Problemas
title_full_unstemmed Matemágica e Resolução de Problemas
title_sort Matemágica e Resolução de Problemas
author Santos, Viviane de Oliveira
author_facet Santos, Viviane de Oliveira
Almeida, Vagner Lopes de
author_role author
author2 Almeida, Vagner Lopes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Viviane de Oliveira
Almeida, Vagner Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Mágica
Resolução de Problemas
Aprendizagem
Lúdico
topic Ensino de Matemática
Mágica
Resolução de Problemas
Aprendizagem
Lúdico
description O objetivo deste artigo é apresentar algumas mágicas que utilizam propriedades matemáticas e apresentá-las como uma proposta de uso em sala de aula, juntamente com a Resolução de Problemas. Tal estratégia pode melhorar a participação e aproveitamento dos alunos, estimular o raciocínio matemático, a criatividade, a capacidade de resolver problemas, desenvolver a concentração e a socialização. Levando em consideração os conteúdos abordados na Educação Básica, selecionamos e descrevemos uma lista de mágicas, detalhamos os conteúdos e habilidades predominantes em cada uma, mostrando a Matemática por trás de cada truque. Além do raciocínio lógico, usamos conhecimento de álgebra básica e aritmética para justificá-los. Ao revelar o segredo de cada mágica, percebe-se que é possível trabalhar vários conteúdos matemáticos que podem auxiliar a aprendizagem. A escolha de apresentar algumas mágicas com suas resoluções e com alguns possíveis questionamentos é no sentido de oferecer ao professor um material de apoio e ajudá-lo a trabalhar com as estratégias de seus alunos. Como a Matemática também deve ser vista como um conhecimento para desenvolver o raciocínio, aliar mágica a resolução de problemas pode ser um método eficiente para o estímulo ao desenvolvimento lógico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos; Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2768
10.35819/remat2018v4i1id2768
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2768
identifier_str_mv 10.35819/remat2018v4i1id2768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2768/2065
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 4 No. 1 (2018); 147-162
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2018); 147-162
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 4 n. 1 (2018); 147-162
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705556869120