Matemágica e Resolução de Problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2768 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar algumas mágicas que utilizam propriedades matemáticas e apresentá-las como uma proposta de uso em sala de aula, juntamente com a Resolução de Problemas. Tal estratégia pode melhorar a participação e aproveitamento dos alunos, estimular o raciocínio matemático, a criatividade, a capacidade de resolver problemas, desenvolver a concentração e a socialização. Levando em consideração os conteúdos abordados na Educação Básica, selecionamos e descrevemos uma lista de mágicas, detalhamos os conteúdos e habilidades predominantes em cada uma, mostrando a Matemática por trás de cada truque. Além do raciocínio lógico, usamos conhecimento de álgebra básica e aritmética para justificá-los. Ao revelar o segredo de cada mágica, percebe-se que é possível trabalhar vários conteúdos matemáticos que podem auxiliar a aprendizagem. A escolha de apresentar algumas mágicas com suas resoluções e com alguns possíveis questionamentos é no sentido de oferecer ao professor um material de apoio e ajudá-lo a trabalhar com as estratégias de seus alunos. Como a Matemática também deve ser vista como um conhecimento para desenvolver o raciocínio, aliar mágica a resolução de problemas pode ser um método eficiente para o estímulo ao desenvolvimento lógico. |
id |
IFRS-2_80e406910cd6aa9220a0f676de79c133 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2768 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
Matemágica e Resolução de ProblemasEnsino de MatemáticaMágicaResolução de ProblemasAprendizagemLúdicoO objetivo deste artigo é apresentar algumas mágicas que utilizam propriedades matemáticas e apresentá-las como uma proposta de uso em sala de aula, juntamente com a Resolução de Problemas. Tal estratégia pode melhorar a participação e aproveitamento dos alunos, estimular o raciocínio matemático, a criatividade, a capacidade de resolver problemas, desenvolver a concentração e a socialização. Levando em consideração os conteúdos abordados na Educação Básica, selecionamos e descrevemos uma lista de mágicas, detalhamos os conteúdos e habilidades predominantes em cada uma, mostrando a Matemática por trás de cada truque. Além do raciocínio lógico, usamos conhecimento de álgebra básica e aritmética para justificá-los. Ao revelar o segredo de cada mágica, percebe-se que é possível trabalhar vários conteúdos matemáticos que podem auxiliar a aprendizagem. A escolha de apresentar algumas mágicas com suas resoluções e com alguns possíveis questionamentos é no sentido de oferecer ao professor um material de apoio e ajudá-lo a trabalhar com as estratégias de seus alunos. Como a Matemática também deve ser vista como um conhecimento para desenvolver o raciocínio, aliar mágica a resolução de problemas pode ser um método eficiente para o estímulo ao desenvolvimento lógico.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2018-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/276810.35819/remat2018v4i1id2768REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 4 No. 1 (2018); 147-162REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2018); 147-162REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 4 n. 1 (2018); 147-1622447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2768/2065Copyright (c) 2018 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Viviane de OliveiraAlmeida, Vagner Lopes de2022-12-28T15:57:36Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2768Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:57:36Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemágica e Resolução de Problemas |
title |
Matemágica e Resolução de Problemas |
spellingShingle |
Matemágica e Resolução de Problemas Santos, Viviane de Oliveira Ensino de Matemática Mágica Resolução de Problemas Aprendizagem Lúdico |
title_short |
Matemágica e Resolução de Problemas |
title_full |
Matemágica e Resolução de Problemas |
title_fullStr |
Matemágica e Resolução de Problemas |
title_full_unstemmed |
Matemágica e Resolução de Problemas |
title_sort |
Matemágica e Resolução de Problemas |
author |
Santos, Viviane de Oliveira |
author_facet |
Santos, Viviane de Oliveira Almeida, Vagner Lopes de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Vagner Lopes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Viviane de Oliveira Almeida, Vagner Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática Mágica Resolução de Problemas Aprendizagem Lúdico |
topic |
Ensino de Matemática Mágica Resolução de Problemas Aprendizagem Lúdico |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar algumas mágicas que utilizam propriedades matemáticas e apresentá-las como uma proposta de uso em sala de aula, juntamente com a Resolução de Problemas. Tal estratégia pode melhorar a participação e aproveitamento dos alunos, estimular o raciocínio matemático, a criatividade, a capacidade de resolver problemas, desenvolver a concentração e a socialização. Levando em consideração os conteúdos abordados na Educação Básica, selecionamos e descrevemos uma lista de mágicas, detalhamos os conteúdos e habilidades predominantes em cada uma, mostrando a Matemática por trás de cada truque. Além do raciocínio lógico, usamos conhecimento de álgebra básica e aritmética para justificá-los. Ao revelar o segredo de cada mágica, percebe-se que é possível trabalhar vários conteúdos matemáticos que podem auxiliar a aprendizagem. A escolha de apresentar algumas mágicas com suas resoluções e com alguns possíveis questionamentos é no sentido de oferecer ao professor um material de apoio e ajudá-lo a trabalhar com as estratégias de seus alunos. Como a Matemática também deve ser vista como um conhecimento para desenvolver o raciocínio, aliar mágica a resolução de problemas pode ser um método eficiente para o estímulo ao desenvolvimento lógico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos; Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2768 10.35819/remat2018v4i1id2768 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2768 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2018v4i1id2768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2768/2065 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 4 No. 1 (2018); 147-162 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2018); 147-162 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 4 n. 1 (2018); 147-162 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705556869120 |