Equações diferenciais no crescimento de fungos causadores de doenças de tronco em videira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perin, Rafael Zanovelo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fiorentin, Jamerson, Stroschein, Sandra Denise, Almanca, Marcus Andre Kurtz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3376
Resumo: O presente trabalho versa sobre a modelagem da cinética de crescimento fúngico a partir de Equações Diferenciais Ordinárias, a fim de compará-la com o evento experimental. O crescimento de uma população em meio limitado pode ser descrito pelo Modelo de Verhulst, proveniente da função logística. O experimento, realizado no Laboratório de Fitopatologia/IFRS-BG, caracteriza-se no acompanhamento de 6 isolados fúngicos, sendo 3 da espécie Botryosphaeria dothidea e 3 da espécie Neofusiccocum parvum, causadores de doenças de tronco de videira. A partir dos dados experimentais, foi utilizado o software Scilab para o processamento das informações e exibição de gráficos. A rotina computacional aproximou os dados experimentais pelo Método de Mínimos Quadrados a uma equação quadrática, calculando a taxa de crescimento do fungo para o modelo. O ajuste pelo método propiciou a modelagem do evento, por meio de Verhulst, obtendo a previsão do comportamento do crescimento de cada isolado. A partir disso, foi possível a comparação entre os dados experimentais com o modelado. Desse modo, concluiu-se que, com o modelo adotado, foi possível descrever a cinética de crescimento fúngico, entretanto ela não está relacionada com a espécie do fungo. Considerando todas as variações, foi constatado que as duas menores taxas de crescimento e maiores resíduos foram observados nos isolados TD 100 (N. parvum) e TD 316 (B. dothidea).
id IFRS-2_e048ee04542fb02ed525002576bc8d21
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3376
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Equações diferenciais no crescimento de fungos causadores de doenças de tronco em videiraFitopatologiaModelagem MatemáticaScilab SoftwareExperimento LaboratorialO presente trabalho versa sobre a modelagem da cinética de crescimento fúngico a partir de Equações Diferenciais Ordinárias, a fim de compará-la com o evento experimental. O crescimento de uma população em meio limitado pode ser descrito pelo Modelo de Verhulst, proveniente da função logística. O experimento, realizado no Laboratório de Fitopatologia/IFRS-BG, caracteriza-se no acompanhamento de 6 isolados fúngicos, sendo 3 da espécie Botryosphaeria dothidea e 3 da espécie Neofusiccocum parvum, causadores de doenças de tronco de videira. A partir dos dados experimentais, foi utilizado o software Scilab para o processamento das informações e exibição de gráficos. A rotina computacional aproximou os dados experimentais pelo Método de Mínimos Quadrados a uma equação quadrática, calculando a taxa de crescimento do fungo para o modelo. O ajuste pelo método propiciou a modelagem do evento, por meio de Verhulst, obtendo a previsão do comportamento do crescimento de cada isolado. A partir disso, foi possível a comparação entre os dados experimentais com o modelado. Desse modo, concluiu-se que, com o modelo adotado, foi possível descrever a cinética de crescimento fúngico, entretanto ela não está relacionada com a espécie do fungo. Considerando todas as variações, foi constatado que as duas menores taxas de crescimento e maiores resíduos foram observados nos isolados TD 100 (N. parvum) e TD 316 (B. dothidea).Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/337610.35819/remat2019v5i2id3376REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 2 (2019); 192-208REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 192-208REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 2 (2019); 192-2082447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3376/2278Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPerin, Rafael ZanoveloFiorentin, JamersonStroschein, Sandra DeniseAlmanca, Marcus Andre Kurtz2022-12-28T16:03:18Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3376Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T16:03:18Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Equações diferenciais no crescimento de fungos causadores de doenças de tronco em videira
title Equações diferenciais no crescimento de fungos causadores de doenças de tronco em videira
spellingShingle Equações diferenciais no crescimento de fungos causadores de doenças de tronco em videira
Perin, Rafael Zanovelo
Fitopatologia
Modelagem Matemática
Scilab Software
Experimento Laboratorial
title_short Equações diferenciais no crescimento de fungos causadores de doenças de tronco em videira
title_full Equações diferenciais no crescimento de fungos causadores de doenças de tronco em videira
title_fullStr Equações diferenciais no crescimento de fungos causadores de doenças de tronco em videira
title_full_unstemmed Equações diferenciais no crescimento de fungos causadores de doenças de tronco em videira
title_sort Equações diferenciais no crescimento de fungos causadores de doenças de tronco em videira
author Perin, Rafael Zanovelo
author_facet Perin, Rafael Zanovelo
Fiorentin, Jamerson
Stroschein, Sandra Denise
Almanca, Marcus Andre Kurtz
author_role author
author2 Fiorentin, Jamerson
Stroschein, Sandra Denise
Almanca, Marcus Andre Kurtz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perin, Rafael Zanovelo
Fiorentin, Jamerson
Stroschein, Sandra Denise
Almanca, Marcus Andre Kurtz
dc.subject.por.fl_str_mv Fitopatologia
Modelagem Matemática
Scilab Software
Experimento Laboratorial
topic Fitopatologia
Modelagem Matemática
Scilab Software
Experimento Laboratorial
description O presente trabalho versa sobre a modelagem da cinética de crescimento fúngico a partir de Equações Diferenciais Ordinárias, a fim de compará-la com o evento experimental. O crescimento de uma população em meio limitado pode ser descrito pelo Modelo de Verhulst, proveniente da função logística. O experimento, realizado no Laboratório de Fitopatologia/IFRS-BG, caracteriza-se no acompanhamento de 6 isolados fúngicos, sendo 3 da espécie Botryosphaeria dothidea e 3 da espécie Neofusiccocum parvum, causadores de doenças de tronco de videira. A partir dos dados experimentais, foi utilizado o software Scilab para o processamento das informações e exibição de gráficos. A rotina computacional aproximou os dados experimentais pelo Método de Mínimos Quadrados a uma equação quadrática, calculando a taxa de crescimento do fungo para o modelo. O ajuste pelo método propiciou a modelagem do evento, por meio de Verhulst, obtendo a previsão do comportamento do crescimento de cada isolado. A partir disso, foi possível a comparação entre os dados experimentais com o modelado. Desse modo, concluiu-se que, com o modelo adotado, foi possível descrever a cinética de crescimento fúngico, entretanto ela não está relacionada com a espécie do fungo. Considerando todas as variações, foi constatado que as duas menores taxas de crescimento e maiores resíduos foram observados nos isolados TD 100 (N. parvum) e TD 316 (B. dothidea).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos; Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3376
10.35819/remat2019v5i2id3376
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3376
identifier_str_mv 10.35819/remat2019v5i2id3376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3376/2278
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 2 (2019); 192-208
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 2 (2019); 192-208
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 2 (2019); 192-208
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705601957888