Como andam as Tecnologias da Informação e da Comunicação no livro didático para o ensino de Espanhol?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4146 |
Resumo: | Este trabalho é um recorte de pesquisa de Mestrado realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas, baseado em investigação bibliográfica e documental de cunho quali-quantitativo, que tem como corpora o Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação para o PNLD 2018 LEM Espanhol e a coleção Cercanía Joven. Para este artigo, apresentamos resultados sobre a abordagem destinada às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nos documentos que compõem a pesquisa, justificada pelo fato de a BNCC para o ensino médio, aprovada em 2018, colocar em evidência as Tecnologias da Informação e da Comunicação – TIC, recomendando sua aplicação no processo de ensino-aprendizagem, além da relação entre as TIC e o cotidiano da sala de aula. Os principais investigadores que embasam este trabalho são Mantovani (2009), Galan e Teixeira (2012), Galan (2016), Teixeira (2017 e 2018), e Barros, Marins-Costa e Freitas (2018). Os resultados preliminares apontam que o edital PNLD 2018 apresenta alguns critérios que podem ser efetivados por meio das TIC, apesar de não mencionar explicitamente o uso desses recursos tecnológicos e que, além disso, na coleção avaliada, há pouca variedade nas propostas de utilização dos recursos tecnológicos, predominância de práticas orientadas a serem realizadas fora de sala de aula, progressão nos níveis de dificuldade das propostas por meio das TIC e, também, a predominância de atividades que utilizam CD. |
id |
IFRS-3_22d493bd8c995186ae7077036d12812f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4146 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
Como andam as Tecnologias da Informação e da Comunicação no livro didático para o ensino de Espanhol?Este trabalho é um recorte de pesquisa de Mestrado realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas, baseado em investigação bibliográfica e documental de cunho quali-quantitativo, que tem como corpora o Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação para o PNLD 2018 LEM Espanhol e a coleção Cercanía Joven. Para este artigo, apresentamos resultados sobre a abordagem destinada às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nos documentos que compõem a pesquisa, justificada pelo fato de a BNCC para o ensino médio, aprovada em 2018, colocar em evidência as Tecnologias da Informação e da Comunicação – TIC, recomendando sua aplicação no processo de ensino-aprendizagem, além da relação entre as TIC e o cotidiano da sala de aula. Os principais investigadores que embasam este trabalho são Mantovani (2009), Galan e Teixeira (2012), Galan (2016), Teixeira (2017 e 2018), e Barros, Marins-Costa e Freitas (2018). Os resultados preliminares apontam que o edital PNLD 2018 apresenta alguns critérios que podem ser efetivados por meio das TIC, apesar de não mencionar explicitamente o uso desses recursos tecnológicos e que, além disso, na coleção avaliada, há pouca variedade nas propostas de utilização dos recursos tecnológicos, predominância de práticas orientadas a serem realizadas fora de sala de aula, progressão nos níveis de dificuldade das propostas por meio das TIC e, também, a predominância de atividades que utilizam CD.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/414610.35819/linguatec.v5.n2.4146LínguaTec; v. 5 n. 2 (2020); 95-1162525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4146/2771Copyright (c) 2020 Wagner Barros Teixeira, Santiago Javier Galanhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Wagner BarrosGalan, Santiago Javier2020-11-20T18:10:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4146Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-11-20T18:10:22LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como andam as Tecnologias da Informação e da Comunicação no livro didático para o ensino de Espanhol? |
title |
Como andam as Tecnologias da Informação e da Comunicação no livro didático para o ensino de Espanhol? |
spellingShingle |
Como andam as Tecnologias da Informação e da Comunicação no livro didático para o ensino de Espanhol? Teixeira, Wagner Barros |
title_short |
Como andam as Tecnologias da Informação e da Comunicação no livro didático para o ensino de Espanhol? |
title_full |
Como andam as Tecnologias da Informação e da Comunicação no livro didático para o ensino de Espanhol? |
title_fullStr |
Como andam as Tecnologias da Informação e da Comunicação no livro didático para o ensino de Espanhol? |
title_full_unstemmed |
Como andam as Tecnologias da Informação e da Comunicação no livro didático para o ensino de Espanhol? |
title_sort |
Como andam as Tecnologias da Informação e da Comunicação no livro didático para o ensino de Espanhol? |
author |
Teixeira, Wagner Barros |
author_facet |
Teixeira, Wagner Barros Galan, Santiago Javier |
author_role |
author |
author2 |
Galan, Santiago Javier |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Wagner Barros Galan, Santiago Javier |
description |
Este trabalho é um recorte de pesquisa de Mestrado realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas, baseado em investigação bibliográfica e documental de cunho quali-quantitativo, que tem como corpora o Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação para o PNLD 2018 LEM Espanhol e a coleção Cercanía Joven. Para este artigo, apresentamos resultados sobre a abordagem destinada às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nos documentos que compõem a pesquisa, justificada pelo fato de a BNCC para o ensino médio, aprovada em 2018, colocar em evidência as Tecnologias da Informação e da Comunicação – TIC, recomendando sua aplicação no processo de ensino-aprendizagem, além da relação entre as TIC e o cotidiano da sala de aula. Os principais investigadores que embasam este trabalho são Mantovani (2009), Galan e Teixeira (2012), Galan (2016), Teixeira (2017 e 2018), e Barros, Marins-Costa e Freitas (2018). Os resultados preliminares apontam que o edital PNLD 2018 apresenta alguns critérios que podem ser efetivados por meio das TIC, apesar de não mencionar explicitamente o uso desses recursos tecnológicos e que, além disso, na coleção avaliada, há pouca variedade nas propostas de utilização dos recursos tecnológicos, predominância de práticas orientadas a serem realizadas fora de sala de aula, progressão nos níveis de dificuldade das propostas por meio das TIC e, também, a predominância de atividades que utilizam CD. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4146 10.35819/linguatec.v5.n2.4146 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4146 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v5.n2.4146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4146/2771 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Wagner Barros Teixeira, Santiago Javier Galan https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Wagner Barros Teixeira, Santiago Javier Galan https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 5 n. 2 (2020); 95-116 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010397310976 |