Competências em língua estrangeira para a produção e recepção de gêneros textuais em práticas laborais específicas
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3283 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo elucidar subsídios para o estabelecimento de competências (em língua estrangeira) requisitadas para a produção e recepção de gêneros textuais que integram as práticas laborais comuns aos profissionais técnicos e tecnólogos do eixo Produção Alimentícia, a partir de uma análise de necessidades. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, seguida de uma coleta de informações com base documental no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST), bem como em ofertas públicas de emprego de alguns sites de empresas especializadas em recolocação profissional. Os resultados apontam na direção do delineamento de aspectos relacionados ao ensino de língua estrangeira (LE) no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Nesse sentido, foram apresentadas algumas tarefas executadas na situação-alvo; contextos, situações, pessoas e objetos envolvidos nas interações; habilidades linguísticas de compreensão/produção oral e escrita; elementos linguísticos-comunicativos, possibilitando estabelecer as competências (em LE) necessárias para a produção e recepção dos gêneros textuais que circulam nas práticas produtivas dos profissionais do referido eixo tecnológico. |
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Competências em língua estrangeira para a produção e recepção de gêneros textuais em práticas laborais específicasLíngua Estrangeira. Competências. Gêneros TextuaisEste trabalho tem como objetivo elucidar subsídios para o estabelecimento de competências (em língua estrangeira) requisitadas para a produção e recepção de gêneros textuais que integram as práticas laborais comuns aos profissionais técnicos e tecnólogos do eixo Produção Alimentícia, a partir de uma análise de necessidades. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, seguida de uma coleta de informações com base documental no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST), bem como em ofertas públicas de emprego de alguns sites de empresas especializadas em recolocação profissional. Os resultados apontam na direção do delineamento de aspectos relacionados ao ensino de língua estrangeira (LE) no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Nesse sentido, foram apresentadas algumas tarefas executadas na situação-alvo; contextos, situações, pessoas e objetos envolvidos nas interações; habilidades linguísticas de compreensão/produção oral e escrita; elementos linguísticos-comunicativos, possibilitando estabelecer as competências (em LE) necessárias para a produção e recepção dos gêneros textuais que circulam nas práticas produtivas dos profissionais do referido eixo tecnológico.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2018-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/328310.35819/linguatec.v3.n2.a3283LínguaTec; v. 3 n. 2 (2018)2525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3283/2108Copyright (c) 2018 Renata Mourão Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMourão Guimarães, Renata2020-07-13T13:02:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3283Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:02:11LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
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