A abordagem instrumental no ensino de línguas e a proposta de formação humana e profissional em cursos técnicos na modalidade subsequente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3641 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica e discussão sobre a abordagem instrumental no ensino da língua inglesa em cursos técnicos, retratando especificamente o âmbito da rede federal de educação técnica e tecnológica. O ensino da língua estrangeira como auxiliar na formação profissional e com vistas à formação humana é base para a discussão de metodologias e abordagens adequadas para os discentes de cursos técnicos na modalidade subsequente ao ensino médio. Após uma breve retomada do histórico da rede federal de educação técnica e tecnológica, é debatido o papel do profissional técnico no mundo do trabalho atual e o modo como a aprendizagem de uma língua estrangeira pode auxiliar na formação desse sujeito. Também é abordada a aprendizagem da leitura em língua estrangeira, especialmente a partir da aplicação de estratégias de leitura. Conclui-se que o ensino de línguas dentro da proposta do ensino técnico pode ser um aliado para o desenvolvimento linguístico, comunicativo e profissional, capacitando o trabalhador para tarefas de maior relevância e complexidade. |
id |
IFRS-3_8a9d50660d386080d405bcf3bf064661 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3641 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
A abordagem instrumental no ensino de línguas e a proposta de formação humana e profissional em cursos técnicos na modalidade subsequenteEste artigo apresenta uma revisão bibliográfica e discussão sobre a abordagem instrumental no ensino da língua inglesa em cursos técnicos, retratando especificamente o âmbito da rede federal de educação técnica e tecnológica. O ensino da língua estrangeira como auxiliar na formação profissional e com vistas à formação humana é base para a discussão de metodologias e abordagens adequadas para os discentes de cursos técnicos na modalidade subsequente ao ensino médio. Após uma breve retomada do histórico da rede federal de educação técnica e tecnológica, é debatido o papel do profissional técnico no mundo do trabalho atual e o modo como a aprendizagem de uma língua estrangeira pode auxiliar na formação desse sujeito. Também é abordada a aprendizagem da leitura em língua estrangeira, especialmente a partir da aplicação de estratégias de leitura. Conclui-se que o ensino de línguas dentro da proposta do ensino técnico pode ser um aliado para o desenvolvimento linguístico, comunicativo e profissional, capacitando o trabalhador para tarefas de maior relevância e complexidade.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2019-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/364110.35819/linguatec.v4.n2.a3641LínguaTec; v. 4 n. 2 (2019); 52-752525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3641/2506Copyright (c) 2019 Letícia Priscila Pachecoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, Letícia Priscila2020-07-13T13:01:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3641Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:40LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem instrumental no ensino de línguas e a proposta de formação humana e profissional em cursos técnicos na modalidade subsequente |
title |
A abordagem instrumental no ensino de línguas e a proposta de formação humana e profissional em cursos técnicos na modalidade subsequente |
spellingShingle |
A abordagem instrumental no ensino de línguas e a proposta de formação humana e profissional em cursos técnicos na modalidade subsequente Pacheco, Letícia Priscila |
title_short |
A abordagem instrumental no ensino de línguas e a proposta de formação humana e profissional em cursos técnicos na modalidade subsequente |
title_full |
A abordagem instrumental no ensino de línguas e a proposta de formação humana e profissional em cursos técnicos na modalidade subsequente |
title_fullStr |
A abordagem instrumental no ensino de línguas e a proposta de formação humana e profissional em cursos técnicos na modalidade subsequente |
title_full_unstemmed |
A abordagem instrumental no ensino de línguas e a proposta de formação humana e profissional em cursos técnicos na modalidade subsequente |
title_sort |
A abordagem instrumental no ensino de línguas e a proposta de formação humana e profissional em cursos técnicos na modalidade subsequente |
author |
Pacheco, Letícia Priscila |
author_facet |
Pacheco, Letícia Priscila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Letícia Priscila |
description |
Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica e discussão sobre a abordagem instrumental no ensino da língua inglesa em cursos técnicos, retratando especificamente o âmbito da rede federal de educação técnica e tecnológica. O ensino da língua estrangeira como auxiliar na formação profissional e com vistas à formação humana é base para a discussão de metodologias e abordagens adequadas para os discentes de cursos técnicos na modalidade subsequente ao ensino médio. Após uma breve retomada do histórico da rede federal de educação técnica e tecnológica, é debatido o papel do profissional técnico no mundo do trabalho atual e o modo como a aprendizagem de uma língua estrangeira pode auxiliar na formação desse sujeito. Também é abordada a aprendizagem da leitura em língua estrangeira, especialmente a partir da aplicação de estratégias de leitura. Conclui-se que o ensino de línguas dentro da proposta do ensino técnico pode ser um aliado para o desenvolvimento linguístico, comunicativo e profissional, capacitando o trabalhador para tarefas de maior relevância e complexidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3641 10.35819/linguatec.v4.n2.a3641 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3641 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v4.n2.a3641 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3641/2506 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Letícia Priscila Pacheco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Letícia Priscila Pacheco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 4 n. 2 (2019); 52-75 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010346979328 |