A abordagem instrumental no ensino de línguas e a proposta de formação humana e profissional em cursos técnicos na modalidade subsequente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Letícia Priscila
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3641
Resumo: Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica e discussão sobre a abordagem instrumental no ensino da língua inglesa em cursos técnicos, retratando especificamente o âmbito da rede federal de educação técnica e tecnológica. O ensino da língua estrangeira como auxiliar na formação profissional e com vistas à formação humana é base para a discussão de metodologias e abordagens adequadas para os discentes de cursos técnicos na modalidade subsequente ao ensino médio. Após uma breve retomada do histórico da rede federal de educação técnica e tecnológica, é debatido o papel do profissional técnico no mundo do trabalho atual e o modo como a aprendizagem de uma língua estrangeira pode auxiliar na formação desse sujeito. Também é abordada a aprendizagem da leitura em língua estrangeira, especialmente a partir da aplicação de estratégias de leitura. Conclui-se que o ensino de línguas dentro da proposta do ensino técnico pode ser um aliado para o desenvolvimento linguístico, comunicativo e profissional, capacitando o trabalhador para tarefas de maior relevância e complexidade.
id IFRS-3_8a9d50660d386080d405bcf3bf064661
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3641
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling A abordagem instrumental no ensino de línguas e a proposta de formação humana e profissional em cursos técnicos na modalidade subsequenteEste artigo apresenta uma revisão bibliográfica e discussão sobre a abordagem instrumental no ensino da língua inglesa em cursos técnicos, retratando especificamente o âmbito da rede federal de educação técnica e tecnológica. O ensino da língua estrangeira como auxiliar na formação profissional e com vistas à formação humana é base para a discussão de metodologias e abordagens adequadas para os discentes de cursos técnicos na modalidade subsequente ao ensino médio. Após uma breve retomada do histórico da rede federal de educação técnica e tecnológica, é debatido o papel do profissional técnico no mundo do trabalho atual e o modo como a aprendizagem de uma língua estrangeira pode auxiliar na formação desse sujeito. Também é abordada a aprendizagem da leitura em língua estrangeira, especialmente a partir da aplicação de estratégias de leitura. Conclui-se que o ensino de línguas dentro da proposta do ensino técnico pode ser um aliado para o desenvolvimento linguístico, comunicativo e profissional, capacitando o trabalhador para tarefas de maior relevância e complexidade.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2019-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/364110.35819/linguatec.v4.n2.a3641LínguaTec; v. 4 n. 2 (2019); 52-752525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3641/2506Copyright (c) 2019 Letícia Priscila Pachecoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, Letícia Priscila2020-07-13T13:01:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3641Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:40LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem instrumental no ensino de línguas e a proposta de formação humana e profissional em cursos técnicos na modalidade subsequente
title A abordagem instrumental no ensino de línguas e a proposta de formação humana e profissional em cursos técnicos na modalidade subsequente
spellingShingle A abordagem instrumental no ensino de línguas e a proposta de formação humana e profissional em cursos técnicos na modalidade subsequente
Pacheco, Letícia Priscila
title_short A abordagem instrumental no ensino de línguas e a proposta de formação humana e profissional em cursos técnicos na modalidade subsequente
title_full A abordagem instrumental no ensino de línguas e a proposta de formação humana e profissional em cursos técnicos na modalidade subsequente
title_fullStr A abordagem instrumental no ensino de línguas e a proposta de formação humana e profissional em cursos técnicos na modalidade subsequente
title_full_unstemmed A abordagem instrumental no ensino de línguas e a proposta de formação humana e profissional em cursos técnicos na modalidade subsequente
title_sort A abordagem instrumental no ensino de línguas e a proposta de formação humana e profissional em cursos técnicos na modalidade subsequente
author Pacheco, Letícia Priscila
author_facet Pacheco, Letícia Priscila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Letícia Priscila
description Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica e discussão sobre a abordagem instrumental no ensino da língua inglesa em cursos técnicos, retratando especificamente o âmbito da rede federal de educação técnica e tecnológica. O ensino da língua estrangeira como auxiliar na formação profissional e com vistas à formação humana é base para a discussão de metodologias e abordagens adequadas para os discentes de cursos técnicos na modalidade subsequente ao ensino médio. Após uma breve retomada do histórico da rede federal de educação técnica e tecnológica, é debatido o papel do profissional técnico no mundo do trabalho atual e o modo como a aprendizagem de uma língua estrangeira pode auxiliar na formação desse sujeito. Também é abordada a aprendizagem da leitura em língua estrangeira, especialmente a partir da aplicação de estratégias de leitura. Conclui-se que o ensino de línguas dentro da proposta do ensino técnico pode ser um aliado para o desenvolvimento linguístico, comunicativo e profissional, capacitando o trabalhador para tarefas de maior relevância e complexidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3641
10.35819/linguatec.v4.n2.a3641
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3641
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v4.n2.a3641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3641/2506
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Letícia Priscila Pacheco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Letícia Priscila Pacheco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 4 n. 2 (2019); 52-75
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010346979328