Ensino de Inglês em tempos de pandemia: possibilidades e desafios
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6285 |
Resumo: | A pandemia de COVID-19 impôs novas formas de convivência em sociedade. Tornou obrigatório o uso de máscara dentro dos espaços comuns. A higienização das mãos e objetos teve de ser realizada constantemente. Usar álcool em gel configurou-se um hábito. O distanciamento social e a proibição de aglomeração de pessoas tornaram-se?imprescindíveis. Isso?exigiu, de maneira indiscutível, a?readaptação de todos os setores da sociedade. Novos protocolos de funcionamento foram adotados no comércio, hospitais, igrejas e escolas. Nessa última, a pandemia aplicou uma pena ainda mais “pesada”: a de se reinventar, redesenhar os currículos e ressignificar o papel do aluno e do professor dentro do?processo de ensino e de aprendizagem. As aulas precisaram ser transferidas para meio digital e?aconteceram por intermédio de videoconferência e da criação de ambientes virtuais de aprendizagem.?Nasceu uma nova modalidade de ensino: o ensino remoto emergencial. Embora muitos pesquisadores já tenham alertado sobre a necessidade de repensar a instituição escola, foram ignorados. Dessa feita, um vírus alertou ao mundo que a própria escola deixou de fazer o dever de casa: de acompanhar as transformações econômicas, sociais, políticas e tecnológicas ocorridas na sociedade. Diante disso, esta proposta objetivou investigar as possibilidades e os desafios do ensino de língua inglesa nas?modalidades oral e escrita em um ambiente virtual de aprendizagem. Apoiou-se nas reflexões apresentadas por Moran (2012): os currículos escolares precisam ser reformulados e o ensino amparado em metodologias ativas, desenvolvimento de projetos e na resolução de problemas sempre conectados com a realidade do aluno. Os dados revelaram que o ensino favoreceu o desenvolvimento de habilidades orais, por meio de Podcasts, produção de vídeos e atividades no Padlet. Igualmente, possibilitou a ampliação das habilidades de leitura e escrita desenvolvidas no Canva, formulários do Google e editores de textos. |
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Ensino de Inglês em tempos de pandemia: possibilidades e desafiosA pandemia de COVID-19 impôs novas formas de convivência em sociedade. Tornou obrigatório o uso de máscara dentro dos espaços comuns. A higienização das mãos e objetos teve de ser realizada constantemente. Usar álcool em gel configurou-se um hábito. O distanciamento social e a proibição de aglomeração de pessoas tornaram-se?imprescindíveis. Isso?exigiu, de maneira indiscutível, a?readaptação de todos os setores da sociedade. Novos protocolos de funcionamento foram adotados no comércio, hospitais, igrejas e escolas. Nessa última, a pandemia aplicou uma pena ainda mais “pesada”: a de se reinventar, redesenhar os currículos e ressignificar o papel do aluno e do professor dentro do?processo de ensino e de aprendizagem. As aulas precisaram ser transferidas para meio digital e?aconteceram por intermédio de videoconferência e da criação de ambientes virtuais de aprendizagem.?Nasceu uma nova modalidade de ensino: o ensino remoto emergencial. Embora muitos pesquisadores já tenham alertado sobre a necessidade de repensar a instituição escola, foram ignorados. Dessa feita, um vírus alertou ao mundo que a própria escola deixou de fazer o dever de casa: de acompanhar as transformações econômicas, sociais, políticas e tecnológicas ocorridas na sociedade. Diante disso, esta proposta objetivou investigar as possibilidades e os desafios do ensino de língua inglesa nas?modalidades oral e escrita em um ambiente virtual de aprendizagem. Apoiou-se nas reflexões apresentadas por Moran (2012): os currículos escolares precisam ser reformulados e o ensino amparado em metodologias ativas, desenvolvimento de projetos e na resolução de problemas sempre conectados com a realidade do aluno. Os dados revelaram que o ensino favoreceu o desenvolvimento de habilidades orais, por meio de Podcasts, produção de vídeos e atividades no Padlet. Igualmente, possibilitou a ampliação das habilidades de leitura e escrita desenvolvidas no Canva, formulários do Google e editores de textos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2022-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/628510.35819/linguatec.v7.n2.6285LínguaTec; v. 7 n. 2 (2022); 83-962525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6285/3244Copyright (c) 2022 Sheilla Andrade de Souza, Franciele Zagnehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade de Souza, SheillaZagne, Franciele2022-11-20T14:25:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6285Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2022-11-20T14:25:01LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
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