Ensino de Inglês em tempos de pandemia: possibilidades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade de Souza, Sheilla
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Zagne, Franciele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6285
Resumo: A pandemia de COVID-19 impôs novas formas de convivência em sociedade. Tornou obrigatório o uso de máscara dentro dos espaços comuns. A higienização das mãos e objetos teve de ser realizada constantemente. Usar álcool em gel configurou-se um hábito. O distanciamento social e a proibição de aglomeração de pessoas tornaram-se?imprescindíveis. Isso?exigiu, de maneira indiscutível, a?readaptação de todos os setores da sociedade. Novos protocolos de funcionamento foram adotados no comércio, hospitais, igrejas e escolas. Nessa última, a pandemia aplicou uma pena ainda mais “pesada”: a de se reinventar, redesenhar os currículos e ressignificar o papel do aluno e do professor dentro do?processo de ensino e de aprendizagem. As aulas precisaram ser transferidas para meio digital e?aconteceram por intermédio de videoconferência e da criação de ambientes virtuais de aprendizagem.?Nasceu uma nova modalidade de ensino: o ensino remoto emergencial. Embora muitos pesquisadores já tenham alertado sobre a necessidade de repensar a instituição escola, foram ignorados. Dessa feita, um vírus alertou ao mundo que a própria escola deixou de fazer o dever de casa: de acompanhar as transformações econômicas, sociais, políticas e tecnológicas ocorridas na sociedade. Diante disso, esta proposta objetivou investigar as possibilidades e os desafios do ensino de língua inglesa nas?modalidades oral e escrita em um ambiente virtual de aprendizagem. Apoiou-se nas reflexões apresentadas por Moran (2012): os currículos escolares precisam ser reformulados e o ensino amparado em metodologias ativas, desenvolvimento de projetos e na resolução de problemas sempre conectados com a realidade do aluno. Os dados revelaram que o ensino favoreceu o desenvolvimento de habilidades orais, por meio de Podcasts, produção de vídeos e atividades no Padlet. Igualmente, possibilitou a ampliação das habilidades de leitura e escrita desenvolvidas no Canva, formulários do Google e editores de textos.
id IFRS-3_f1477ad0c8be16c810acc1eedee8ad53
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6285
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Ensino de Inglês em tempos de pandemia: possibilidades e desafiosA pandemia de COVID-19 impôs novas formas de convivência em sociedade. Tornou obrigatório o uso de máscara dentro dos espaços comuns. A higienização das mãos e objetos teve de ser realizada constantemente. Usar álcool em gel configurou-se um hábito. O distanciamento social e a proibição de aglomeração de pessoas tornaram-se?imprescindíveis. Isso?exigiu, de maneira indiscutível, a?readaptação de todos os setores da sociedade. Novos protocolos de funcionamento foram adotados no comércio, hospitais, igrejas e escolas. Nessa última, a pandemia aplicou uma pena ainda mais “pesada”: a de se reinventar, redesenhar os currículos e ressignificar o papel do aluno e do professor dentro do?processo de ensino e de aprendizagem. As aulas precisaram ser transferidas para meio digital e?aconteceram por intermédio de videoconferência e da criação de ambientes virtuais de aprendizagem.?Nasceu uma nova modalidade de ensino: o ensino remoto emergencial. Embora muitos pesquisadores já tenham alertado sobre a necessidade de repensar a instituição escola, foram ignorados. Dessa feita, um vírus alertou ao mundo que a própria escola deixou de fazer o dever de casa: de acompanhar as transformações econômicas, sociais, políticas e tecnológicas ocorridas na sociedade. Diante disso, esta proposta objetivou investigar as possibilidades e os desafios do ensino de língua inglesa nas?modalidades oral e escrita em um ambiente virtual de aprendizagem. Apoiou-se nas reflexões apresentadas por Moran (2012): os currículos escolares precisam ser reformulados e o ensino amparado em metodologias ativas, desenvolvimento de projetos e na resolução de problemas sempre conectados com a realidade do aluno. Os dados revelaram que o ensino favoreceu o desenvolvimento de habilidades orais, por meio de Podcasts, produção de vídeos e atividades no Padlet. Igualmente, possibilitou a ampliação das habilidades de leitura e escrita desenvolvidas no Canva, formulários do Google e editores de textos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2022-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/628510.35819/linguatec.v7.n2.6285LínguaTec; v. 7 n. 2 (2022); 83-962525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6285/3244Copyright (c) 2022 Sheilla Andrade de Souza, Franciele Zagnehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade de Souza, SheillaZagne, Franciele2022-11-20T14:25:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6285Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2022-11-20T14:25:01LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Inglês em tempos de pandemia: possibilidades e desafios
title Ensino de Inglês em tempos de pandemia: possibilidades e desafios
spellingShingle Ensino de Inglês em tempos de pandemia: possibilidades e desafios
Andrade de Souza, Sheilla
title_short Ensino de Inglês em tempos de pandemia: possibilidades e desafios
title_full Ensino de Inglês em tempos de pandemia: possibilidades e desafios
title_fullStr Ensino de Inglês em tempos de pandemia: possibilidades e desafios
title_full_unstemmed Ensino de Inglês em tempos de pandemia: possibilidades e desafios
title_sort Ensino de Inglês em tempos de pandemia: possibilidades e desafios
author Andrade de Souza, Sheilla
author_facet Andrade de Souza, Sheilla
Zagne, Franciele
author_role author
author2 Zagne, Franciele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade de Souza, Sheilla
Zagne, Franciele
description A pandemia de COVID-19 impôs novas formas de convivência em sociedade. Tornou obrigatório o uso de máscara dentro dos espaços comuns. A higienização das mãos e objetos teve de ser realizada constantemente. Usar álcool em gel configurou-se um hábito. O distanciamento social e a proibição de aglomeração de pessoas tornaram-se?imprescindíveis. Isso?exigiu, de maneira indiscutível, a?readaptação de todos os setores da sociedade. Novos protocolos de funcionamento foram adotados no comércio, hospitais, igrejas e escolas. Nessa última, a pandemia aplicou uma pena ainda mais “pesada”: a de se reinventar, redesenhar os currículos e ressignificar o papel do aluno e do professor dentro do?processo de ensino e de aprendizagem. As aulas precisaram ser transferidas para meio digital e?aconteceram por intermédio de videoconferência e da criação de ambientes virtuais de aprendizagem.?Nasceu uma nova modalidade de ensino: o ensino remoto emergencial. Embora muitos pesquisadores já tenham alertado sobre a necessidade de repensar a instituição escola, foram ignorados. Dessa feita, um vírus alertou ao mundo que a própria escola deixou de fazer o dever de casa: de acompanhar as transformações econômicas, sociais, políticas e tecnológicas ocorridas na sociedade. Diante disso, esta proposta objetivou investigar as possibilidades e os desafios do ensino de língua inglesa nas?modalidades oral e escrita em um ambiente virtual de aprendizagem. Apoiou-se nas reflexões apresentadas por Moran (2012): os currículos escolares precisam ser reformulados e o ensino amparado em metodologias ativas, desenvolvimento de projetos e na resolução de problemas sempre conectados com a realidade do aluno. Os dados revelaram que o ensino favoreceu o desenvolvimento de habilidades orais, por meio de Podcasts, produção de vídeos e atividades no Padlet. Igualmente, possibilitou a ampliação das habilidades de leitura e escrita desenvolvidas no Canva, formulários do Google e editores de textos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6285
10.35819/linguatec.v7.n2.6285
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6285
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v7.n2.6285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6285/3244
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Sheilla Andrade de Souza, Franciele Zagne
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Sheilla Andrade de Souza, Franciele Zagne
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 7 n. 2 (2022); 83-96
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010830372864