A gestão escolar e a educação infantil: processos e participação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Claudia Daiana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/292
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar de que forma as gestoras da rede municipal de Educação Infantil do município de São Sebastião do Caí percebem a participação das crianças no processo de gestão. A pesquisa foi realizada através de questionários enviados às gestoras das escolas de Educação Infantil do município de São Sebastião do Caí, resultando no retorno de sete questionários de um total de nove gestoras. A partir deles busca-se analisar as respostas das gestoras a fim de identificar o quão presente na Educação Infantil é a participação das crianças no processo de gestão escolar, os problemas e as dificuldades deste processo. Foi possível identificar a dificuldade de trabalhar com a participação infantil dentro da gestão escolar em muitos casos por falta de informação e de formação dos gestores. Dentro dessa esfera fica clara a necessidade e a importância de se trabalhar a participação infantil não somente com as crianças, mas principalmente com os gestores, pois, são eles que vêm à frente para proporcionar ambientes de participação na Educação Infantil. A participação infantil dentro do ambiente escolar é o primeiro passo para uma educação voltada para a cidadania, onde as crianças aprendem a pensar individualmente e no coletivo, a pensar criticamente, a resolver problemas, a viver em sociedade respeitando seus deveres, mas fazendo valer os seus direitos como crianças e principalmente como cidadãos, e a escola, os professores e os gestores são os principais atores na introdução destas crianças dentro deste processo de participação infantil.
id IFRS-4_9efff980b64c96727af08e6804d83a4b
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/292
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling A gestão escolar e a educação infantil: processos e participaçãoEscolas - Organização e administraçãoEducação infantilGestão escolarO presente trabalho tem por objetivo analisar de que forma as gestoras da rede municipal de Educação Infantil do município de São Sebastião do Caí percebem a participação das crianças no processo de gestão. A pesquisa foi realizada através de questionários enviados às gestoras das escolas de Educação Infantil do município de São Sebastião do Caí, resultando no retorno de sete questionários de um total de nove gestoras. A partir deles busca-se analisar as respostas das gestoras a fim de identificar o quão presente na Educação Infantil é a participação das crianças no processo de gestão escolar, os problemas e as dificuldades deste processo. Foi possível identificar a dificuldade de trabalhar com a participação infantil dentro da gestão escolar em muitos casos por falta de informação e de formação dos gestores. Dentro dessa esfera fica clara a necessidade e a importância de se trabalhar a participação infantil não somente com as crianças, mas principalmente com os gestores, pois, são eles que vêm à frente para proporcionar ambientes de participação na Educação Infantil. A participação infantil dentro do ambiente escolar é o primeiro passo para uma educação voltada para a cidadania, onde as crianças aprendem a pensar individualmente e no coletivo, a pensar criticamente, a resolver problemas, a viver em sociedade respeitando seus deveres, mas fazendo valer os seus direitos como crianças e principalmente como cidadãos, e a escola, os professores e os gestores são os principais atores na introdução destas crianças dentro deste processo de participação infantil.The objective of this study is to analyze how the managers of the municipal Kindergarten in the municipality of São Sebastião do Caí perceive the participation of children in the management process. The research was carried out through questionnaires sent to the managers of the schools of Kindergarten in the municipality of São Sebastião do Caí, resulting in the return of seven questionnaires from a total of nine managers. From these, the aim was to analyze the answers of the managers in order to identify how present in Kindergarten is the participation of children in the School Management process, the problems and difficulties of this process. It was possible to identify the difficulty of working with child participation within School Management in many cases due to lack of information and training of managers. Within this sphere, it is clear the need and importance of working with children, not only with children, but especially with managers, because it is they who come forward to provide environments for participation in kindergarten. Child participation within the school environment is the first step towards citizenship education, where children learn to think individually and collectively, to think critically, to solve problems, to live in society respecting their duties, but their rights as children and mainly as citizens, and school, teachers and managers are the main actors in the introduction of these children into this process of child participation.Petró, VanessaPinheiro, Claudia Daiana2021-06-09T22:51:43Z2021-06-09T22:51:43Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/292porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2021-06-09T23:04:26Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/292Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2021-06-09T23:04:26Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão escolar e a educação infantil: processos e participação
title A gestão escolar e a educação infantil: processos e participação
spellingShingle A gestão escolar e a educação infantil: processos e participação
Pinheiro, Claudia Daiana
Escolas - Organização e administração
Educação infantil
Gestão escolar
title_short A gestão escolar e a educação infantil: processos e participação
title_full A gestão escolar e a educação infantil: processos e participação
title_fullStr A gestão escolar e a educação infantil: processos e participação
title_full_unstemmed A gestão escolar e a educação infantil: processos e participação
title_sort A gestão escolar e a educação infantil: processos e participação
author Pinheiro, Claudia Daiana
author_facet Pinheiro, Claudia Daiana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Petró, Vanessa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Claudia Daiana
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas - Organização e administração
Educação infantil
Gestão escolar
topic Escolas - Organização e administração
Educação infantil
Gestão escolar
description O presente trabalho tem por objetivo analisar de que forma as gestoras da rede municipal de Educação Infantil do município de São Sebastião do Caí percebem a participação das crianças no processo de gestão. A pesquisa foi realizada através de questionários enviados às gestoras das escolas de Educação Infantil do município de São Sebastião do Caí, resultando no retorno de sete questionários de um total de nove gestoras. A partir deles busca-se analisar as respostas das gestoras a fim de identificar o quão presente na Educação Infantil é a participação das crianças no processo de gestão escolar, os problemas e as dificuldades deste processo. Foi possível identificar a dificuldade de trabalhar com a participação infantil dentro da gestão escolar em muitos casos por falta de informação e de formação dos gestores. Dentro dessa esfera fica clara a necessidade e a importância de se trabalhar a participação infantil não somente com as crianças, mas principalmente com os gestores, pois, são eles que vêm à frente para proporcionar ambientes de participação na Educação Infantil. A participação infantil dentro do ambiente escolar é o primeiro passo para uma educação voltada para a cidadania, onde as crianças aprendem a pensar individualmente e no coletivo, a pensar criticamente, a resolver problemas, a viver em sociedade respeitando seus deveres, mas fazendo valer os seus direitos como crianças e principalmente como cidadãos, e a escola, os professores e os gestores são os principais atores na introdução destas crianças dentro deste processo de participação infantil.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-06-09T22:51:43Z
2021-06-09T22:51:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/292
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1813897512674656256