Comportamento de compra do e-consumidor da geração Z : fatores que influenciam o processo decisório de compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calabria, Bruna
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/643
Resumo: O comportamento do e-consumidor é um tema que vem sendo estudado por diversas áreas da ciência, pois muitos fatores podem influenciar em seu processo decisório de compra, pois estes possuem uma série de vantagens atribuídas às compras online. Diante disso, este artigo tem por objetivo analisar os fatores que influenciam os e-consumidores da Geração Z estudantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Farroupilha. Pretende-se ter o entendimento da percepção do público pesquisado em relação à adoção de compras por meio do comércio eletrônico. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo possui uma abordagem qualiquantitativa, sendo realizado um levantamento de dados, por meio da aplicação de um questionário em uma amostra composta por 117 alunos, sendo 103 pertencentes à Geração Z. A bibliografia foi construída tendo como principais autores Kotler e Keller (2006 e 2012), Solomon (2008) Schiffman e Kanuk (2009) Boone e Kurtz (2009). Com está pesquisa, foi possível identificar o perfil desses e-consumidores que em sua maior são jovens entre 15 a 20, trabalham e estudam, residem com os pais, a maior parte utiliza o celular para as compras por meio da internet. Também constatou-se como os e-consumidores da Geração Z são influenciado por diversos fatores que impactam diretamente no seu comportamento do compra, pode-se destacar como os principais: a avaliação dos outros consumidores, o frete grátis, as promoções, o preço, a diversidade de produtos e formas de pagamento fatores.
id IFRS-4_9f807a2c2b66fb61ae7fbc8762ec942c
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/643
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling Comportamento de compra do e-consumidor da geração Z : fatores que influenciam o processo decisório de compraAdministraçãoComércio eletrônicoGeração ZO comportamento do e-consumidor é um tema que vem sendo estudado por diversas áreas da ciência, pois muitos fatores podem influenciar em seu processo decisório de compra, pois estes possuem uma série de vantagens atribuídas às compras online. Diante disso, este artigo tem por objetivo analisar os fatores que influenciam os e-consumidores da Geração Z estudantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Farroupilha. Pretende-se ter o entendimento da percepção do público pesquisado em relação à adoção de compras por meio do comércio eletrônico. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo possui uma abordagem qualiquantitativa, sendo realizado um levantamento de dados, por meio da aplicação de um questionário em uma amostra composta por 117 alunos, sendo 103 pertencentes à Geração Z. A bibliografia foi construída tendo como principais autores Kotler e Keller (2006 e 2012), Solomon (2008) Schiffman e Kanuk (2009) Boone e Kurtz (2009). Com está pesquisa, foi possível identificar o perfil desses e-consumidores que em sua maior são jovens entre 15 a 20, trabalham e estudam, residem com os pais, a maior parte utiliza o celular para as compras por meio da internet. Também constatou-se como os e-consumidores da Geração Z são influenciado por diversos fatores que impactam diretamente no seu comportamento do compra, pode-se destacar como os principais: a avaliação dos outros consumidores, o frete grátis, as promoções, o preço, a diversidade de produtos e formas de pagamento fatores.Chaves, Carolina WiedemannCalabria, Bruna2022-09-14T20:14:54Z2022-09-14T20:14:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/643porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-09-14T20:14:54Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/643Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-09-14T20:14:54Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento de compra do e-consumidor da geração Z : fatores que influenciam o processo decisório de compra
title Comportamento de compra do e-consumidor da geração Z : fatores que influenciam o processo decisório de compra
spellingShingle Comportamento de compra do e-consumidor da geração Z : fatores que influenciam o processo decisório de compra
Calabria, Bruna
Administração
Comércio eletrônico
Geração Z
title_short Comportamento de compra do e-consumidor da geração Z : fatores que influenciam o processo decisório de compra
title_full Comportamento de compra do e-consumidor da geração Z : fatores que influenciam o processo decisório de compra
title_fullStr Comportamento de compra do e-consumidor da geração Z : fatores que influenciam o processo decisório de compra
title_full_unstemmed Comportamento de compra do e-consumidor da geração Z : fatores que influenciam o processo decisório de compra
title_sort Comportamento de compra do e-consumidor da geração Z : fatores que influenciam o processo decisório de compra
author Calabria, Bruna
author_facet Calabria, Bruna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chaves, Carolina Wiedemann
dc.contributor.author.fl_str_mv Calabria, Bruna
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Comércio eletrônico
Geração Z
topic Administração
Comércio eletrônico
Geração Z
description O comportamento do e-consumidor é um tema que vem sendo estudado por diversas áreas da ciência, pois muitos fatores podem influenciar em seu processo decisório de compra, pois estes possuem uma série de vantagens atribuídas às compras online. Diante disso, este artigo tem por objetivo analisar os fatores que influenciam os e-consumidores da Geração Z estudantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Farroupilha. Pretende-se ter o entendimento da percepção do público pesquisado em relação à adoção de compras por meio do comércio eletrônico. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo possui uma abordagem qualiquantitativa, sendo realizado um levantamento de dados, por meio da aplicação de um questionário em uma amostra composta por 117 alunos, sendo 103 pertencentes à Geração Z. A bibliografia foi construída tendo como principais autores Kotler e Keller (2006 e 2012), Solomon (2008) Schiffman e Kanuk (2009) Boone e Kurtz (2009). Com está pesquisa, foi possível identificar o perfil desses e-consumidores que em sua maior são jovens entre 15 a 20, trabalham e estudam, residem com os pais, a maior parte utiliza o celular para as compras por meio da internet. Também constatou-se como os e-consumidores da Geração Z são influenciado por diversos fatores que impactam diretamente no seu comportamento do compra, pode-se destacar como os principais: a avaliação dos outros consumidores, o frete grátis, as promoções, o preço, a diversidade de produtos e formas de pagamento fatores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-14T20:14:54Z
2022-09-14T20:14:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/643
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1810022017507786752