Gestão escolar: repercussões na prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lermen, Ângela Ribeiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/289
Resumo: A presente pesquisa se propôs a analisar as repercussões do trabalho do gestor escolar na prática docente e compreender como se efetiva o processo de gestão nas escolas municipais de Ensino Fundamental, da cidade de Feliz/RS. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, sendo que os principais instrumentos para levantamento de dados foram: entrevistas semiestruturadas (com gestoras e professoras), observações em reuniões pedagógicas e o caderno de campo. Os dados coletados foram analisados a partir de princípios da Análise de Conteúdo. O referencial teórico que norteou as reflexões sobre o trabalho do gestor escolar e a gestão escolar democrática, baseou-se em autores como: Ferreira (2007, 2009), Libâneo (2004, 2012), Lück (2000, 2009, 2010), Rios (2005 e 2010), Teixeira (2008), sem detrimento de outras contribuições. A pesquisa possibilitou identificar os aspectos relacionados à gestão escolar que qualificam a prática docente e promovem a participação da comunidade escolar no processo de tomada de decisões, para o alcance de objetivos e metas em comum que visem o ensino da melhor qualidade.
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