Concepções da gestão escolar da educação infantil sobre a avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Simone Petter
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/291
Resumo: A presente pesquisa se propôs a analisar qual a concepção da gestão da Educação Infantil sobre a construção da avaliação nesta faixa etária. O estudo caracterizou-se como pesquisa qualitativa, uma vez que o principal instrumento para levantamento de dados foi a entrevista individual e semiestruturada com três gestoras de escolas de Educação Infantil dos municípios de Feliz, Vale Real e Linha Nova. Os dados coletados foram analisados a partir de princípios da análise de conteúdos. O referencial teórico que iluminou as reflexões sobre a avaliação da apredizagem na Educação Infantil foi fundamentalmente baseado em autores como Hoffmann (2013), Laville e Dionne (1999), Villas Boas (2007), Luckesi (2011), Mynaio (2001), Manzani (1990), sem detrimento de outras contribuições. A relevância deste trabalho está em contribuir com o debate acerca da avaliação na Educação Infantil, sobre os instrumentos utilizados para este fim e qual a concepção da gestão escolar sobre a avaliação feita nesta fase escolar. O estudo apontou que o uso do portfólio como ferramenta avaliativa contribui para o processo reflexivo do docente, colaborando com a aprendizagem dos alunos.
id IFRS-4_dc6316817cbf693130df104e820d7468
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/291
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling Concepções da gestão escolar da educação infantil sobre a avaliaçãoEscolas - Organização e administraçãoEducação infantilAvaliação educacionalEstudantes - AvaliaçãoA presente pesquisa se propôs a analisar qual a concepção da gestão da Educação Infantil sobre a construção da avaliação nesta faixa etária. O estudo caracterizou-se como pesquisa qualitativa, uma vez que o principal instrumento para levantamento de dados foi a entrevista individual e semiestruturada com três gestoras de escolas de Educação Infantil dos municípios de Feliz, Vale Real e Linha Nova. Os dados coletados foram analisados a partir de princípios da análise de conteúdos. O referencial teórico que iluminou as reflexões sobre a avaliação da apredizagem na Educação Infantil foi fundamentalmente baseado em autores como Hoffmann (2013), Laville e Dionne (1999), Villas Boas (2007), Luckesi (2011), Mynaio (2001), Manzani (1990), sem detrimento de outras contribuições. A relevância deste trabalho está em contribuir com o debate acerca da avaliação na Educação Infantil, sobre os instrumentos utilizados para este fim e qual a concepção da gestão escolar sobre a avaliação feita nesta fase escolar. O estudo apontou que o uso do portfólio como ferramenta avaliativa contribui para o processo reflexivo do docente, colaborando com a aprendizagem dos alunos.The present study was proposed to analyze what is the conception of the manager in the Child Education about the construction of the evaluation in this age group. The study was characterized by a qualitative research, being the main instrument for data collection was and individual and semi-structured interview with three manager from Child Schools in Feliz, Vale Real and Linha Nova. The data collected was analyzed by the prínciples of Content Analysis. The theoretical reference that enlightened the reflections about the Evaluation of learning in Child School was fundamentally based on authors like: Hoffmann (2013), Laville (1999), Villas Boas (2007), Luckesi (2011), Lück (2013), Mynaio (1995, 2011), Manzani (1990), without detriment of other contributions. The relevance of this work is in contributing with the debate around the evaluation of the Child School, about the instruments used to this and what is the conception of the School manager about the evaluation done in this school fase. The study also aimed the use of portfolio as an evaluation tool that contributed to the reflexíve process of the faculty, helping with the students learning.Antich, Andréia VeridianaMendes, Simone Petter2021-06-09T22:18:28Z2021-06-09T22:18:28Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/291porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2021-06-09T22:34:01Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/291Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2021-06-09T22:34:01Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções da gestão escolar da educação infantil sobre a avaliação
title Concepções da gestão escolar da educação infantil sobre a avaliação
spellingShingle Concepções da gestão escolar da educação infantil sobre a avaliação
Mendes, Simone Petter
Escolas - Organização e administração
Educação infantil
Avaliação educacional
Estudantes - Avaliação
title_short Concepções da gestão escolar da educação infantil sobre a avaliação
title_full Concepções da gestão escolar da educação infantil sobre a avaliação
title_fullStr Concepções da gestão escolar da educação infantil sobre a avaliação
title_full_unstemmed Concepções da gestão escolar da educação infantil sobre a avaliação
title_sort Concepções da gestão escolar da educação infantil sobre a avaliação
author Mendes, Simone Petter
author_facet Mendes, Simone Petter
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antich, Andréia Veridiana
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Simone Petter
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas - Organização e administração
Educação infantil
Avaliação educacional
Estudantes - Avaliação
topic Escolas - Organização e administração
Educação infantil
Avaliação educacional
Estudantes - Avaliação
description A presente pesquisa se propôs a analisar qual a concepção da gestão da Educação Infantil sobre a construção da avaliação nesta faixa etária. O estudo caracterizou-se como pesquisa qualitativa, uma vez que o principal instrumento para levantamento de dados foi a entrevista individual e semiestruturada com três gestoras de escolas de Educação Infantil dos municípios de Feliz, Vale Real e Linha Nova. Os dados coletados foram analisados a partir de princípios da análise de conteúdos. O referencial teórico que iluminou as reflexões sobre a avaliação da apredizagem na Educação Infantil foi fundamentalmente baseado em autores como Hoffmann (2013), Laville e Dionne (1999), Villas Boas (2007), Luckesi (2011), Mynaio (2001), Manzani (1990), sem detrimento de outras contribuições. A relevância deste trabalho está em contribuir com o debate acerca da avaliação na Educação Infantil, sobre os instrumentos utilizados para este fim e qual a concepção da gestão escolar sobre a avaliação feita nesta fase escolar. O estudo apontou que o uso do portfólio como ferramenta avaliativa contribui para o processo reflexivo do docente, colaborando com a aprendizagem dos alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-06-09T22:18:28Z
2021-06-09T22:18:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/291
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1813897513236692992