Motivando a construção da aprendizagem na disciplina matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Iniciação Científica |
Texto Completo: | https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/414 |
Resumo: | Considerando a rejeição diante do ensino tradicional da matemática, torna-se fundamental a inserção de novas estratégias visando a motivação nas aulas. Neste artigo são apresentados resultados de atividades junto a uma turma de alunos do 8º ano, os quais apresentavam deficiência de conhecimentos matemáticos e comportamento indisciplinado, buscando estabelecer uma reflexão sobre a relação existente entre a motivação em sala de aula, a indisciplina e a aprendizagem de conceitos matemáticos. Os resultados indicaram que a utilização de recursos e estratégias de ensino mais dinâmicas são fatores que motivam a aprendizagem e favorecem a diminuição da indisciplina. |
id |
IFSP-2_f114f5ed1e79f1435da834e2dd7ad4aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/414 |
network_acronym_str |
IFSP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
repository_id_str |
|
spelling |
Motivando a construção da aprendizagem na disciplina matemáticaConsiderando a rejeição diante do ensino tradicional da matemática, torna-se fundamental a inserção de novas estratégias visando a motivação nas aulas. Neste artigo são apresentados resultados de atividades junto a uma turma de alunos do 8º ano, os quais apresentavam deficiência de conhecimentos matemáticos e comportamento indisciplinado, buscando estabelecer uma reflexão sobre a relação existente entre a motivação em sala de aula, a indisciplina e a aprendizagem de conceitos matemáticos. Os resultados indicaram que a utilização de recursos e estratégias de ensino mais dinâmicas são fatores que motivam a aprendizagem e favorecem a diminuição da indisciplina.Revista Brasileira de Iniciação CientíficaUniversidade de São Paulo - Bolsa de Estudos InstitucionalMoura, Patrícia deBonzanini, Taitiâny Kárita2016-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/414Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 4 n. 2 (2017): v.4, n.2, abr./jun. (2017)2359-232Xreponame:Revista Brasileira de Iniciação Científicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)instacron:IFSPporhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/414/624info:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-16T16:29:19Zoai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/414Revistahttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/PUBhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/oaishigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com2359-232X2359-232Xopendoar:2018-07-16T16:29:19Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivando a construção da aprendizagem na disciplina matemática |
title |
Motivando a construção da aprendizagem na disciplina matemática |
spellingShingle |
Motivando a construção da aprendizagem na disciplina matemática Moura, Patrícia de |
title_short |
Motivando a construção da aprendizagem na disciplina matemática |
title_full |
Motivando a construção da aprendizagem na disciplina matemática |
title_fullStr |
Motivando a construção da aprendizagem na disciplina matemática |
title_full_unstemmed |
Motivando a construção da aprendizagem na disciplina matemática |
title_sort |
Motivando a construção da aprendizagem na disciplina matemática |
author |
Moura, Patrícia de |
author_facet |
Moura, Patrícia de Bonzanini, Taitiâny Kárita |
author_role |
author |
author2 |
Bonzanini, Taitiâny Kárita |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo - Bolsa de Estudos Institucional |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Patrícia de Bonzanini, Taitiâny Kárita |
description |
Considerando a rejeição diante do ensino tradicional da matemática, torna-se fundamental a inserção de novas estratégias visando a motivação nas aulas. Neste artigo são apresentados resultados de atividades junto a uma turma de alunos do 8º ano, os quais apresentavam deficiência de conhecimentos matemáticos e comportamento indisciplinado, buscando estabelecer uma reflexão sobre a relação existente entre a motivação em sala de aula, a indisciplina e a aprendizagem de conceitos matemáticos. Os resultados indicaram que a utilização de recursos e estratégias de ensino mais dinâmicas são fatores que motivam a aprendizagem e favorecem a diminuição da indisciplina. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/414 |
url |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/414/624 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 4 n. 2 (2017): v.4, n.2, abr./jun. (2017) 2359-232X reponame:Revista Brasileira de Iniciação Científica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) instacron:IFSP |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) |
instacron_str |
IFSP |
institution |
IFSP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
collection |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) |
repository.mail.fl_str_mv |
shigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com |
_version_ |
1752129780382171136 |