A comunicação médico-paciente na percepção de mulheres com nódulo mamário e indicação de biópsia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda,Ana Clara Araújo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Feliciano,Katia Virginia de Oliveira, Sampaio,Marisa Amorim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292014000300251
Resumo: Objetivos: compreender como a comunicação com mastologistas é percebida e interpretada no diagnóstico de nódulo mamário com indicação de biópsia. Métodos: estudo qualitativo, com abordagem hermenêutica e crítica, efetuado em serviço de referência, em Recife, PE. Foram realizadas entrevistas semiestruturada com 16 mulheres entre 35-63 anos de idade. Formaram-se dois grupos de mulheres (Grupo 1 com e Grupo 2 sem hipótese diagnóstica de câncer). Resultados: nenhuma mulher relatou interesse do médico por sua percepção da doença. A relação com mastologistas foi satisfatória para o Grupo 1, sobretudo, pela sinceridade e atitude solidária ao facilitar o acesso a consultas e exames. No Grupo2 predominou a percepção de falta de reciprocidade. A comunicação médico-paciente sucedeu, principalmente, enquanto era necessária ao profissional, para apreender demandas reconhecidas cientificamente e fornecer informações, sendo mais demorada e esclarecedora com o Grupo 1. A banalização do nódulo benigno pelo médico resultou numa enorme insatisfação das mulheres do Grupo 2 quanto às informações obtidas, em particular, na definição do diagnóstico e conduta. Em geral, desconsiderou-se direito da paciente de opinar sobre suas conveniências. Conclusões: a comunicação médico-paciente teve caráter informativo e paternalista, com maior atenção dedicada às mulheres com suspeita de câncer. Nenhuma delas, ainda quando muito insatisfeitas, visaram de fato um projeto terapêutico individual. Dialogar é tarefa difícil para médicos e pacientes.
id IMIPFF-1_ef54db82429b1724e55b6dce0a3dcf11
oai_identifier_str oai:scielo:S1519-38292014000300251
network_acronym_str IMIPFF-1
network_name_str Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
repository_id_str
spelling A comunicação médico-paciente na percepção de mulheres com nódulo mamário e indicação de biópsiaMamaNeoplasias da mamaComunicação em saúdeAssistência integral à saúde Objetivos: compreender como a comunicação com mastologistas é percebida e interpretada no diagnóstico de nódulo mamário com indicação de biópsia. Métodos: estudo qualitativo, com abordagem hermenêutica e crítica, efetuado em serviço de referência, em Recife, PE. Foram realizadas entrevistas semiestruturada com 16 mulheres entre 35-63 anos de idade. Formaram-se dois grupos de mulheres (Grupo 1 com e Grupo 2 sem hipótese diagnóstica de câncer). Resultados: nenhuma mulher relatou interesse do médico por sua percepção da doença. A relação com mastologistas foi satisfatória para o Grupo 1, sobretudo, pela sinceridade e atitude solidária ao facilitar o acesso a consultas e exames. No Grupo2 predominou a percepção de falta de reciprocidade. A comunicação médico-paciente sucedeu, principalmente, enquanto era necessária ao profissional, para apreender demandas reconhecidas cientificamente e fornecer informações, sendo mais demorada e esclarecedora com o Grupo 1. A banalização do nódulo benigno pelo médico resultou numa enorme insatisfação das mulheres do Grupo 2 quanto às informações obtidas, em particular, na definição do diagnóstico e conduta. Em geral, desconsiderou-se direito da paciente de opinar sobre suas conveniências. Conclusões: a comunicação médico-paciente teve caráter informativo e paternalista, com maior atenção dedicada às mulheres com suspeita de câncer. Nenhuma delas, ainda quando muito insatisfeitas, visaram de fato um projeto terapêutico individual. Dialogar é tarefa difícil para médicos e pacientes. Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292014000300251Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil v.14 n.3 2014reponame:Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)instname:Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)instacron:IMIPFF10.1590/S1519-38292014000300006info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda,Ana Clara AraújoFeliciano,Katia Virginia de OliveiraSampaio,Marisa Amorimpor2015-02-11T00:00:00Zoai:scielo:S1519-38292014000300251Revistahttp://www.scielo.br/rbsmihttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@imip.org.br1806-93041519-3829opendoar:2015-02-11T00:00Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online) - Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação médico-paciente na percepção de mulheres com nódulo mamário e indicação de biópsia
title A comunicação médico-paciente na percepção de mulheres com nódulo mamário e indicação de biópsia
spellingShingle A comunicação médico-paciente na percepção de mulheres com nódulo mamário e indicação de biópsia
Miranda,Ana Clara Araújo
Mama
Neoplasias da mama
Comunicação em saúde
Assistência integral à saúde
title_short A comunicação médico-paciente na percepção de mulheres com nódulo mamário e indicação de biópsia
title_full A comunicação médico-paciente na percepção de mulheres com nódulo mamário e indicação de biópsia
title_fullStr A comunicação médico-paciente na percepção de mulheres com nódulo mamário e indicação de biópsia
title_full_unstemmed A comunicação médico-paciente na percepção de mulheres com nódulo mamário e indicação de biópsia
title_sort A comunicação médico-paciente na percepção de mulheres com nódulo mamário e indicação de biópsia
author Miranda,Ana Clara Araújo
author_facet Miranda,Ana Clara Araújo
Feliciano,Katia Virginia de Oliveira
Sampaio,Marisa Amorim
author_role author
author2 Feliciano,Katia Virginia de Oliveira
Sampaio,Marisa Amorim
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda,Ana Clara Araújo
Feliciano,Katia Virginia de Oliveira
Sampaio,Marisa Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Mama
Neoplasias da mama
Comunicação em saúde
Assistência integral à saúde
topic Mama
Neoplasias da mama
Comunicação em saúde
Assistência integral à saúde
description Objetivos: compreender como a comunicação com mastologistas é percebida e interpretada no diagnóstico de nódulo mamário com indicação de biópsia. Métodos: estudo qualitativo, com abordagem hermenêutica e crítica, efetuado em serviço de referência, em Recife, PE. Foram realizadas entrevistas semiestruturada com 16 mulheres entre 35-63 anos de idade. Formaram-se dois grupos de mulheres (Grupo 1 com e Grupo 2 sem hipótese diagnóstica de câncer). Resultados: nenhuma mulher relatou interesse do médico por sua percepção da doença. A relação com mastologistas foi satisfatória para o Grupo 1, sobretudo, pela sinceridade e atitude solidária ao facilitar o acesso a consultas e exames. No Grupo2 predominou a percepção de falta de reciprocidade. A comunicação médico-paciente sucedeu, principalmente, enquanto era necessária ao profissional, para apreender demandas reconhecidas cientificamente e fornecer informações, sendo mais demorada e esclarecedora com o Grupo 1. A banalização do nódulo benigno pelo médico resultou numa enorme insatisfação das mulheres do Grupo 2 quanto às informações obtidas, em particular, na definição do diagnóstico e conduta. Em geral, desconsiderou-se direito da paciente de opinar sobre suas conveniências. Conclusões: a comunicação médico-paciente teve caráter informativo e paternalista, com maior atenção dedicada às mulheres com suspeita de câncer. Nenhuma delas, ainda quando muito insatisfeitas, visaram de fato um projeto terapêutico individual. Dialogar é tarefa difícil para médicos e pacientes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292014000300251
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292014000300251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1519-38292014000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil v.14 n.3 2014
reponame:Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
instname:Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)
instacron:IMIPFF
instname_str Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)
instacron_str IMIPFF
institution IMIPFF
reponame_str Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
collection Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Online) - Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIPFF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@imip.org.br
_version_ 1752129929381675008