Retinoblastomas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Feliciano
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pinto, Avelina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
Texto Completo: https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/4162
Resumo: Os autores fazem breve analise sobre os retinoblastomas ou gliomas da retina, sob o ponto de vista das recidivas ao nível do coto do nervo óptico. Isto é devido, segundo constataram Elwin, e Reese e Merriam, ao fato de que a via preferencial de propagação da referida néoplasia, se faz ao longo da bainha ou das fibras do nervo óptico do lado doente. Partindo desta via, as células néoplasicas atingem a região quiasmática o espaço subaracnoideu, o nervo óptico e globo ocular do lado oposto. Dois casos são apresentados. No primeiro (caso n. 1), a operação craniana foi realizada e o nervo óptico seccionado. Durante a secção do nervo óptico, a artéria oftalmica foi lesada sangrando abundantemente. Este acidente, levou os autores a praticarem a ligadura deste vaso, previamente, antes da secção do nervo óptico. Esta paciente faleceu 4 mêses após a intervenção, com metastases cranianas. O segundo caso, não apresentou qualquer dificuldade do ponto de vista técnico. A operação foi realisada com facilidade.A ligadura da artéria oftalmica, previamente, facilitou grandemente o ato operatório, permitindo a exenteração orbitária com sangramento diminuto. Esta paciente está atualmente com 30 mêses decorridos desde que foi operada, livre de qualquer sintoma. Ausência de recidivas ou metastases.
id INCA-1_801224d3b7ead610ca9afd5aeec4b39a
oai_identifier_str oai:rbc.inca.gov.br:article/4162
network_acronym_str INCA-1
network_name_str Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
repository_id_str
spelling RetinoblastomasRetinoblastomaNeoplasias do Nervo Óptico/diagnósticoCraniotomiaExenteração OrbitáriaRetinoblastomaOptic Nerve Neoplasms/diagnosisCraniotomyOrbit EviscerationRetinoblastomaNeoplasias del Nervio Óptico/diagnósticoCraneotomíaEvisceración OrbitariaOs autores fazem breve analise sobre os retinoblastomas ou gliomas da retina, sob o ponto de vista das recidivas ao nível do coto do nervo óptico. Isto é devido, segundo constataram Elwin, e Reese e Merriam, ao fato de que a via preferencial de propagação da referida néoplasia, se faz ao longo da bainha ou das fibras do nervo óptico do lado doente. Partindo desta via, as células néoplasicas atingem a região quiasmática o espaço subaracnoideu, o nervo óptico e globo ocular do lado oposto. Dois casos são apresentados. No primeiro (caso n. 1), a operação craniana foi realizada e o nervo óptico seccionado. Durante a secção do nervo óptico, a artéria oftalmica foi lesada sangrando abundantemente. Este acidente, levou os autores a praticarem a ligadura deste vaso, previamente, antes da secção do nervo óptico. Esta paciente faleceu 4 mêses após a intervenção, com metastases cranianas. O segundo caso, não apresentou qualquer dificuldade do ponto de vista técnico. A operação foi realisada com facilidade.A ligadura da artéria oftalmica, previamente, facilitou grandemente o ato operatório, permitindo a exenteração orbitária com sangramento diminuto. Esta paciente está atualmente com 30 mêses decorridos desde que foi operada, livre de qualquer sintoma. Ausência de recidivas ou metastases.INCA2023-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRelato de Casoapplication/pdfhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/416210.32635/2176-9745.RBC.1956v13n15.4162Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 13 No. 15 (1956): Dec.; 90-96Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 13 Núm. 15 (1956): dic.; 90-96Revista Brasileira de Cancerologia; v. 13 n. 15 (1956): dez.; 90-962176-9745reponame:Revista Brasileira de Cancerologia (Online)instname:Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)instacron:INCAporhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/4162/2957Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Cancerologiahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, FelicianoPinto, Avelina2023-09-06T19:39:37Zoai:rbc.inca.gov.br:article/4162Revistahttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revistaPUBhttps://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/oairbc@inca.gov.br0034-71162176-9745opendoar:2023-09-06T19:39:37Revista Brasileira de Cancerologia (Online) - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)false
dc.title.none.fl_str_mv Retinoblastomas
title Retinoblastomas
spellingShingle Retinoblastomas
Pinto, Feliciano
Retinoblastoma
Neoplasias do Nervo Óptico/diagnóstico
Craniotomia
Exenteração Orbitária
Retinoblastoma
Optic Nerve Neoplasms/diagnosis
Craniotomy
Orbit Evisceration
Retinoblastoma
Neoplasias del Nervio Óptico/diagnóstico
Craneotomía
Evisceración Orbitaria
title_short Retinoblastomas
title_full Retinoblastomas
title_fullStr Retinoblastomas
title_full_unstemmed Retinoblastomas
title_sort Retinoblastomas
author Pinto, Feliciano
author_facet Pinto, Feliciano
Pinto, Avelina
author_role author
author2 Pinto, Avelina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Feliciano
Pinto, Avelina
dc.subject.por.fl_str_mv Retinoblastoma
Neoplasias do Nervo Óptico/diagnóstico
Craniotomia
Exenteração Orbitária
Retinoblastoma
Optic Nerve Neoplasms/diagnosis
Craniotomy
Orbit Evisceration
Retinoblastoma
Neoplasias del Nervio Óptico/diagnóstico
Craneotomía
Evisceración Orbitaria
topic Retinoblastoma
Neoplasias do Nervo Óptico/diagnóstico
Craniotomia
Exenteração Orbitária
Retinoblastoma
Optic Nerve Neoplasms/diagnosis
Craniotomy
Orbit Evisceration
Retinoblastoma
Neoplasias del Nervio Óptico/diagnóstico
Craneotomía
Evisceración Orbitaria
description Os autores fazem breve analise sobre os retinoblastomas ou gliomas da retina, sob o ponto de vista das recidivas ao nível do coto do nervo óptico. Isto é devido, segundo constataram Elwin, e Reese e Merriam, ao fato de que a via preferencial de propagação da referida néoplasia, se faz ao longo da bainha ou das fibras do nervo óptico do lado doente. Partindo desta via, as células néoplasicas atingem a região quiasmática o espaço subaracnoideu, o nervo óptico e globo ocular do lado oposto. Dois casos são apresentados. No primeiro (caso n. 1), a operação craniana foi realizada e o nervo óptico seccionado. Durante a secção do nervo óptico, a artéria oftalmica foi lesada sangrando abundantemente. Este acidente, levou os autores a praticarem a ligadura deste vaso, previamente, antes da secção do nervo óptico. Esta paciente faleceu 4 mêses após a intervenção, com metastases cranianas. O segundo caso, não apresentou qualquer dificuldade do ponto de vista técnico. A operação foi realisada com facilidade.A ligadura da artéria oftalmica, previamente, facilitou grandemente o ato operatório, permitindo a exenteração orbitária com sangramento diminuto. Esta paciente está atualmente com 30 mêses decorridos desde que foi operada, livre de qualquer sintoma. Ausência de recidivas ou metastases.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Relato de Caso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/4162
10.32635/2176-9745.RBC.1956v13n15.4162
url https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/4162
identifier_str_mv 10.32635/2176-9745.RBC.1956v13n15.4162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbc.inca.gov.br/index.php/revista/article/view/4162/2957
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Cancerologia
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Cancerologia
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INCA
publisher.none.fl_str_mv INCA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 13 No. 15 (1956): Dec.; 90-96
Revista Brasileira de Cancerologia; Vol. 13 Núm. 15 (1956): dic.; 90-96
Revista Brasileira de Cancerologia; v. 13 n. 15 (1956): dez.; 90-96
2176-9745
reponame:Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
instname:Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
instacron:INCA
instname_str Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
instacron_str INCA
institution INCA
reponame_str Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
collection Revista Brasileira de Cancerologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Cancerologia (Online) - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
repository.mail.fl_str_mv rbc@inca.gov.br
_version_ 1797042239529025536