CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA AUTISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva , Joyce Magalhães
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Costa , Gibson dos Santos, Pereira, Saulo Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia Generalis
Texto Completo: https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/278
Resumo: Introdução: A cada ano cresce o número de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), devido a isso a aplicação da neurociência pode ser capaz de colaborar para descobrir, e trazer informações a respeito dessa temática, sobretudo no contexto escolar. Assim, a neurociência é um área de conhecimento relativamente recente que agrupa  a neurologia, psicologia e biologia, muitos aspectos da fisiologia, bioquímica, farmacologia e estrutura do sistema nervoso, tem atualmente sido estudadas para composição deste conhecimento que muito colabora para o entendimento de como as pessoas aprender e também como pessoas com transtornos, assim como dificuldades de aprendizagem aprendem, dentro de seu tempo. Objetivo: analisar, através de uma revisão de literatura como a neurociência pode contribuir para a educação inclusiva. Especificamente descrever sobre a neurociência, bem como seu histórico e suas contribuições para a educação inclusiva, compreender o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seu desenvolvimento ao longo da vida. Metodologia: A metodologia utilizada consistiu-se em uma pesquisa bibliográfica narrativa em artigos científicos em sites tais como Scielo e Google Acadêmico. A neurociência é uma área de conhecimento recente e de grande importância e pode contribuir para o cotidiano do professor de forma que ao conhecer a organização e as funções do encéfalo, como a linguagem, a atenção e memória, as relações entre as emoções, desempenho e aprendizagem. Considerações finais: Diante disto, diversos autores com suas abordagens diferentes sobre o tema em questão, mostraram o quão importante é para o desenvolvimento da aprendizagem no ambiente escolar, e também para pais, professores e equipe diretiva
id INDEP-1_f2f16ab6adf30781aef936897351edb2
oai_identifier_str oai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/278
network_acronym_str INDEP-1
network_name_str Scientia Generalis
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA AUTISTAaprendizagem; autismo; neurociênciaIntrodução: A cada ano cresce o número de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), devido a isso a aplicação da neurociência pode ser capaz de colaborar para descobrir, e trazer informações a respeito dessa temática, sobretudo no contexto escolar. Assim, a neurociência é um área de conhecimento relativamente recente que agrupa  a neurologia, psicologia e biologia, muitos aspectos da fisiologia, bioquímica, farmacologia e estrutura do sistema nervoso, tem atualmente sido estudadas para composição deste conhecimento que muito colabora para o entendimento de como as pessoas aprender e também como pessoas com transtornos, assim como dificuldades de aprendizagem aprendem, dentro de seu tempo. Objetivo: analisar, através de uma revisão de literatura como a neurociência pode contribuir para a educação inclusiva. Especificamente descrever sobre a neurociência, bem como seu histórico e suas contribuições para a educação inclusiva, compreender o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seu desenvolvimento ao longo da vida. Metodologia: A metodologia utilizada consistiu-se em uma pesquisa bibliográfica narrativa em artigos científicos em sites tais como Scielo e Google Acadêmico. A neurociência é uma área de conhecimento recente e de grande importância e pode contribuir para o cotidiano do professor de forma que ao conhecer a organização e as funções do encéfalo, como a linguagem, a atenção e memória, as relações entre as emoções, desempenho e aprendizagem. Considerações finais: Diante disto, diversos autores com suas abordagens diferentes sobre o tema em questão, mostraram o quão importante é para o desenvolvimento da aprendizagem no ambiente escolar, e também para pais, professores e equipe diretivaScientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2022-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/278Scientia Generalis; v. 2 n. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 104-104Scientia Generalis; Vol. 2 No. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 104-104Scientia Generalis; Vol. 2 Núm. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 104-1042675-299927363//v2S1reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/278/206Copyright (c) 2022 Joyce Magalhães Silva , Gibson dos Santos Costa , Saulohttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva , Joyce Magalhães Costa , Gibson dos SantosPereira, Saulo Gonçalves 2023-08-01T03:32:09Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/278Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32:09Scientia Generalis - Publicação independentefalse
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA AUTISTA
title CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA AUTISTA
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA AUTISTA
Silva , Joyce Magalhães
aprendizagem; autismo; neurociência
title_short CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA AUTISTA
title_full CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA AUTISTA
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA AUTISTA
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA AUTISTA
title_sort CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA AUTISTA
author Silva , Joyce Magalhães
author_facet Silva , Joyce Magalhães
Costa , Gibson dos Santos
Pereira, Saulo Gonçalves
author_role author
author2 Costa , Gibson dos Santos
Pereira, Saulo Gonçalves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva , Joyce Magalhães
Costa , Gibson dos Santos
Pereira, Saulo Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem; autismo; neurociência
topic aprendizagem; autismo; neurociência
description Introdução: A cada ano cresce o número de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), devido a isso a aplicação da neurociência pode ser capaz de colaborar para descobrir, e trazer informações a respeito dessa temática, sobretudo no contexto escolar. Assim, a neurociência é um área de conhecimento relativamente recente que agrupa  a neurologia, psicologia e biologia, muitos aspectos da fisiologia, bioquímica, farmacologia e estrutura do sistema nervoso, tem atualmente sido estudadas para composição deste conhecimento que muito colabora para o entendimento de como as pessoas aprender e também como pessoas com transtornos, assim como dificuldades de aprendizagem aprendem, dentro de seu tempo. Objetivo: analisar, através de uma revisão de literatura como a neurociência pode contribuir para a educação inclusiva. Especificamente descrever sobre a neurociência, bem como seu histórico e suas contribuições para a educação inclusiva, compreender o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seu desenvolvimento ao longo da vida. Metodologia: A metodologia utilizada consistiu-se em uma pesquisa bibliográfica narrativa em artigos científicos em sites tais como Scielo e Google Acadêmico. A neurociência é uma área de conhecimento recente e de grande importância e pode contribuir para o cotidiano do professor de forma que ao conhecer a organização e as funções do encéfalo, como a linguagem, a atenção e memória, as relações entre as emoções, desempenho e aprendizagem. Considerações finais: Diante disto, diversos autores com suas abordagens diferentes sobre o tema em questão, mostraram o quão importante é para o desenvolvimento da aprendizagem no ambiente escolar, e também para pais, professores e equipe diretiva
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/278
url https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/278/206
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Joyce Magalhães Silva , Gibson dos Santos Costa , Saulo
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Joyce Magalhães Silva , Gibson dos Santos Costa , Saulo
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
dc.source.none.fl_str_mv Scientia Generalis; v. 2 n. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 104-104
Scientia Generalis; Vol. 2 No. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 104-104
Scientia Generalis; Vol. 2 Núm. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 104-104
2675-2999
27363//v2S1
reponame:Scientia Generalis
instname:Publicação independente
instacron:INDEP
instname_str Publicação independente
instacron_str INDEP
institution INDEP
reponame_str Scientia Generalis
collection Scientia Generalis
repository.name.fl_str_mv Scientia Generalis - Publicação independente
repository.mail.fl_str_mv editor@scientiageneralis.com.br
_version_ 1797042485132787712