Trajetória do Saeb: criação, amadurecimento e desafios
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2016 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Em Aberto |
Download full: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2691 |
Summary: | O processo de desenvolvimento do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) envolve o cenário das políticas educacionais, as fontes para seu financiamento e as ações na área de avaliação desde o final dos anos 1980. Apresentam-se as ideias norteadoras que impulsionaram sua criação, comparando-as com as que foram sendo colocadas em seu lugar, com destaque para a centralização da operação pelo MEC. Por fim, discute-se brevemente a importância de o Plano Nacional de Educação possibilitar a retomada de algumas das ideias fundantes do sistema. |
id |
INEP-1_8df571f804dfb1bad6ea30ee783fc884 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/2691 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
Trajetória do Saeb: criação, amadurecimento e desafioseducação básica, Saeb, avaliação da educaçãoO processo de desenvolvimento do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) envolve o cenário das políticas educacionais, as fontes para seu financiamento e as ações na área de avaliação desde o final dos anos 1980. Apresentam-se as ideias norteadoras que impulsionaram sua criação, comparando-as com as que foram sendo colocadas em seu lugar, com destaque para a centralização da operação pelo MEC. Por fim, discute-se brevemente a importância de o Plano Nacional de Educação possibilitar a retomada de algumas das ideias fundantes do sistema.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisPestana, Maria Inês2016-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/269110.24109/2176-6673.emaberto.29i96.%pEm Aberto; v. 29, n. 96 (2016): Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb): 25 anos217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.29i96reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2691/2598Direitos autorais 2016 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:02Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetória do Saeb: criação, amadurecimento e desafios |
title |
Trajetória do Saeb: criação, amadurecimento e desafios |
spellingShingle |
Trajetória do Saeb: criação, amadurecimento e desafios Pestana, Maria Inês educação básica, Saeb, avaliação da educação |
title_short |
Trajetória do Saeb: criação, amadurecimento e desafios |
title_full |
Trajetória do Saeb: criação, amadurecimento e desafios |
title_fullStr |
Trajetória do Saeb: criação, amadurecimento e desafios |
title_full_unstemmed |
Trajetória do Saeb: criação, amadurecimento e desafios |
title_sort |
Trajetória do Saeb: criação, amadurecimento e desafios |
author |
Pestana, Maria Inês |
author_facet |
Pestana, Maria Inês |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pestana, Maria Inês |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação básica, Saeb, avaliação da educação |
topic |
educação básica, Saeb, avaliação da educação |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O processo de desenvolvimento do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) envolve o cenário das políticas educacionais, as fontes para seu financiamento e as ações na área de avaliação desde o final dos anos 1980. Apresentam-se as ideias norteadoras que impulsionaram sua criação, comparando-as com as que foram sendo colocadas em seu lugar, com destaque para a centralização da operação pelo MEC. Por fim, discute-se brevemente a importância de o Plano Nacional de Educação possibilitar a retomada de algumas das ideias fundantes do sistema. |
description |
O processo de desenvolvimento do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) envolve o cenário das políticas educacionais, as fontes para seu financiamento e as ações na área de avaliação desde o final dos anos 1980. Apresentam-se as ideias norteadoras que impulsionaram sua criação, comparando-as com as que foram sendo colocadas em seu lugar, com destaque para a centralização da operação pelo MEC. Por fim, discute-se brevemente a importância de o Plano Nacional de Educação possibilitar a retomada de algumas das ideias fundantes do sistema. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2691 10.24109/2176-6673.emaberto.29i96.%p |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2691 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.29i96.%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2691/2598 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 29, n. 96 (2016): Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb): 25 anos 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.29i96 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1635981642963091456 |