Reflexões a partir do entrecruzamento de vozes sociais presentes no discurso de egressos do mestrado profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vital, Abigail
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Guerra, Andreia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3150
Resumo: Para investigar quais os sentidos atribuídos pelos professores de física, egressos do mestrado profissional em Ensino de Ciências, à inserção da história da ciência em suas aulas, uma pesquisa foi realizada tendo como referencial teórico-metodológico da análise bakhtiniana do discurso. Os resultados indicam que os docentes dialogam com diferentes vozes sociais e, mesmo reconhecendo a importância da abordagem histórica no ensino, não se sentem livres para utilizá-la com regularidade. A participação ativa dos professores no processo educativo é fortemente condicionada aos vínculos profissionais, fazendo com que parte dos objetivos da formação oferecida no mestrado profissional não se concretize na escola.
id INEP-1_e7958d9ea6b87de026f19f5927830069
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/3150
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling Reflexões a partir do entrecruzamento de vozes sociais presentes no discurso de egressos do mestrado profissionalmestrado profissional; ensino de ciências; história da ciência; vozes sociais.Mestrado ProfissionalPara investigar quais os sentidos atribuídos pelos professores de física, egressos do mestrado profissional em Ensino de Ciências, à inserção da história da ciência em suas aulas, uma pesquisa foi realizada tendo como referencial teórico-metodológico da análise bakhtiniana do discurso. Os resultados indicam que os docentes dialogam com diferentes vozes sociais e, mesmo reconhecendo a importância da abordagem histórica no ensino, não se sentem livres para utilizá-la com regularidade. A participação ativa dos professores no processo educativo é fortemente condicionada aos vínculos profissionais, fazendo com que parte dos objetivos da formação oferecida no mestrado profissional não se concretize na escola.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisCAPESCNPQOBEDUCVital, AbigailGuerra, Andreia2017-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/315010.24109/2176-6673.emaberto.30i98.3150Em Aberto; v. 30, n. 98 (2017): Políticas públicas para formação de professores217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.30i98reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3150/2737Direitos autorais 2017 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões a partir do entrecruzamento de vozes sociais presentes no discurso de egressos do mestrado profissional
title Reflexões a partir do entrecruzamento de vozes sociais presentes no discurso de egressos do mestrado profissional
spellingShingle Reflexões a partir do entrecruzamento de vozes sociais presentes no discurso de egressos do mestrado profissional
Vital, Abigail
mestrado profissional; ensino de ciências; história da ciência; vozes sociais.
Mestrado Profissional
title_short Reflexões a partir do entrecruzamento de vozes sociais presentes no discurso de egressos do mestrado profissional
title_full Reflexões a partir do entrecruzamento de vozes sociais presentes no discurso de egressos do mestrado profissional
title_fullStr Reflexões a partir do entrecruzamento de vozes sociais presentes no discurso de egressos do mestrado profissional
title_full_unstemmed Reflexões a partir do entrecruzamento de vozes sociais presentes no discurso de egressos do mestrado profissional
title_sort Reflexões a partir do entrecruzamento de vozes sociais presentes no discurso de egressos do mestrado profissional
author Vital, Abigail
author_facet Vital, Abigail
Guerra, Andreia
author_role author
author2 Guerra, Andreia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
CNPQ
OBEDUC
dc.contributor.author.fl_str_mv Vital, Abigail
Guerra, Andreia
dc.subject.por.fl_str_mv mestrado profissional; ensino de ciências; história da ciência; vozes sociais.
Mestrado Profissional
topic mestrado profissional; ensino de ciências; história da ciência; vozes sociais.
Mestrado Profissional
dc.description.none.fl_txt_mv Para investigar quais os sentidos atribuídos pelos professores de física, egressos do mestrado profissional em Ensino de Ciências, à inserção da história da ciência em suas aulas, uma pesquisa foi realizada tendo como referencial teórico-metodológico da análise bakhtiniana do discurso. Os resultados indicam que os docentes dialogam com diferentes vozes sociais e, mesmo reconhecendo a importância da abordagem histórica no ensino, não se sentem livres para utilizá-la com regularidade. A participação ativa dos professores no processo educativo é fortemente condicionada aos vínculos profissionais, fazendo com que parte dos objetivos da formação oferecida no mestrado profissional não se concretize na escola.
description Para investigar quais os sentidos atribuídos pelos professores de física, egressos do mestrado profissional em Ensino de Ciências, à inserção da história da ciência em suas aulas, uma pesquisa foi realizada tendo como referencial teórico-metodológico da análise bakhtiniana do discurso. Os resultados indicam que os docentes dialogam com diferentes vozes sociais e, mesmo reconhecendo a importância da abordagem histórica no ensino, não se sentem livres para utilizá-la com regularidade. A participação ativa dos professores no processo educativo é fortemente condicionada aos vínculos profissionais, fazendo com que parte dos objetivos da formação oferecida no mestrado profissional não se concretize na escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3150
10.24109/2176-6673.emaberto.30i98.3150
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3150
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.30i98.3150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3150/2737
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 30, n. 98 (2017): Políticas públicas para formação de professores
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.30i98
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1635981643354210304