Imagens de mulher: a imprensa educacional e feminina nas primeiras décadas do século

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Jane
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1222
Resumo: Em São Paulo, nas primeiras décadas do século, desenvolveu-se um tipo de imprensa periódica que tratou de questões educacionais e era dirigido ao professorado, e outro destinado ao público feminino que, entre outros assuntos, discutia a educação e a instrução para as mulheres como meio de estas conquistarem maiores direitos. Esses dois tipos de imprensa fundiramse, em alguns momentos, em reivindicações comuns e em outros, distanciaram-se em relação às expectativas e aos papéis sexuais a serem desempenhados pelos dois sexos. A análise desses dois tipos de imprensa permitiu uma reinterpretação do período desde os pontos de vista ali representados, ressaltando-se a emergência de um universo feminino até então encoberto na domesticidade. Palavras-Chave: imprensa, magistério, mulher. Abstract In São Paulo, on the first decades of the century, it was developed a kind of periodic press that treated educational questions and was directed to the teacher and other destined for the feminine audience that among other topics, boarded to education and instruction for the women like a way to conquer largest dues. Sometimes, those two kinds of press merged in common assertions and other times were distanced in relation to the expectation and the sexual roles to be fulfilled by the two sexes. The analysis of these two kinds of press authorized a reinterpretation of the period from the points of view there proposed, emphasizing the emergence of a feminine universe until then hidden at home. Keywords: press, teaching, women.
id INEP-2_2de08c4af65d048299583c3711a2158a
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1222
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Imagens de mulher: a imprensa educacional e feminina nas primeiras décadas do séculoEm São Paulo, nas primeiras décadas do século, desenvolveu-se um tipo de imprensa periódica que tratou de questões educacionais e era dirigido ao professorado, e outro destinado ao público feminino que, entre outros assuntos, discutia a educação e a instrução para as mulheres como meio de estas conquistarem maiores direitos. Esses dois tipos de imprensa fundiramse, em alguns momentos, em reivindicações comuns e em outros, distanciaram-se em relação às expectativas e aos papéis sexuais a serem desempenhados pelos dois sexos. A análise desses dois tipos de imprensa permitiu uma reinterpretação do período desde os pontos de vista ali representados, ressaltando-se a emergência de um universo feminino até então encoberto na domesticidade. Palavras-Chave: imprensa, magistério, mulher. Abstract In São Paulo, on the first decades of the century, it was developed a kind of periodic press that treated educational questions and was directed to the teacher and other destined for the feminine audience that among other topics, boarded to education and instruction for the women like a way to conquer largest dues. Sometimes, those two kinds of press merged in common assertions and other times were distanced in relation to the expectation and the sexual roles to be fulfilled by the two sexes. The analysis of these two kinds of press authorized a reinterpretation of the period from the points of view there proposed, emphasizing the emergence of a feminine universe until then hidden at home. Keywords: press, teaching, women.INEP1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/122210.24109/2176-6681.rbep.79i191.1041Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 79 n. 191 (1998)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 79 Núm. 191 (1998)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 79 No 191 (1998)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.79i191reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1222/96110.24109/2176-6681.rbep.79i191.961Almeida, Janeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:57:15Zoai:ojs3.inep:article/1222Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:57:15Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens de mulher: a imprensa educacional e feminina nas primeiras décadas do século
title Imagens de mulher: a imprensa educacional e feminina nas primeiras décadas do século
spellingShingle Imagens de mulher: a imprensa educacional e feminina nas primeiras décadas do século
Almeida, Jane
title_short Imagens de mulher: a imprensa educacional e feminina nas primeiras décadas do século
title_full Imagens de mulher: a imprensa educacional e feminina nas primeiras décadas do século
title_fullStr Imagens de mulher: a imprensa educacional e feminina nas primeiras décadas do século
title_full_unstemmed Imagens de mulher: a imprensa educacional e feminina nas primeiras décadas do século
title_sort Imagens de mulher: a imprensa educacional e feminina nas primeiras décadas do século
author Almeida, Jane
author_facet Almeida, Jane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Jane
description Em São Paulo, nas primeiras décadas do século, desenvolveu-se um tipo de imprensa periódica que tratou de questões educacionais e era dirigido ao professorado, e outro destinado ao público feminino que, entre outros assuntos, discutia a educação e a instrução para as mulheres como meio de estas conquistarem maiores direitos. Esses dois tipos de imprensa fundiramse, em alguns momentos, em reivindicações comuns e em outros, distanciaram-se em relação às expectativas e aos papéis sexuais a serem desempenhados pelos dois sexos. A análise desses dois tipos de imprensa permitiu uma reinterpretação do período desde os pontos de vista ali representados, ressaltando-se a emergência de um universo feminino até então encoberto na domesticidade. Palavras-Chave: imprensa, magistério, mulher. Abstract In São Paulo, on the first decades of the century, it was developed a kind of periodic press that treated educational questions and was directed to the teacher and other destined for the feminine audience that among other topics, boarded to education and instruction for the women like a way to conquer largest dues. Sometimes, those two kinds of press merged in common assertions and other times were distanced in relation to the expectation and the sexual roles to be fulfilled by the two sexes. The analysis of these two kinds of press authorized a reinterpretation of the period from the points of view there proposed, emphasizing the emergence of a feminine universe until then hidden at home. Keywords: press, teaching, women.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1222
10.24109/2176-6681.rbep.79i191.1041
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1222
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.79i191.1041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1222/961
10.24109/2176-6681.rbep.79i191.961
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 79 n. 191 (1998)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 79 Núm. 191 (1998)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 79 No 191 (1998)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.79i191
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951700380254208