Um olhar sobre as instituições escolares militares brasileiras do fim do século 19 ao início do século 20

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Miriam
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1470
Resumo: Demonstra como as relações de poder e de saber no interior do Exército brasileiro vão se entrelaçando, partindo de uma situação, antes da Proclamação da República, em que os oficiais superiores podiam ou não ter cursado escolas para oficiais, até chegar a uma situação em que essas escolas passam a ser indispensáveis para a ascensão na carreira. A metodologia é a pesquisa bibliográfica e de fontes primárias e secundárias. Conclui que as escolas militares possuem um papel decisivo na formação da ideologia militar e que os estudos sobre o tema devem ser aprofundados. Palavras-chave: escolas militares; ensino e instrução. Abstract This article intends to show how the relationship between Power and Knowledge in the Brazilian Army is entwined even before the Republic, when attending military schools was not a requirement to become a superior officer, until the current situation, when attending these schools became indispensable for the ascension in the career. The methodology chosen was the bibliographical research of primary and secondary sources. We conclude that military schools possess a decisive role in the genesis of the military ideology and that studies over this subject must be deepened. Keywords: military schools; education and instruction.
id INEP-2_4999ebbc376f1b0a1a4db37cb3f83152
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1470
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Um olhar sobre as instituições escolares militares brasileiras do fim do século 19 ao início do século 20Demonstra como as relações de poder e de saber no interior do Exército brasileiro vão se entrelaçando, partindo de uma situação, antes da Proclamação da República, em que os oficiais superiores podiam ou não ter cursado escolas para oficiais, até chegar a uma situação em que essas escolas passam a ser indispensáveis para a ascensão na carreira. A metodologia é a pesquisa bibliográfica e de fontes primárias e secundárias. Conclui que as escolas militares possuem um papel decisivo na formação da ideologia militar e que os estudos sobre o tema devem ser aprofundados. Palavras-chave: escolas militares; ensino e instrução. Abstract This article intends to show how the relationship between Power and Knowledge in the Brazilian Army is entwined even before the Republic, when attending military schools was not a requirement to become a superior officer, until the current situation, when attending these schools became indispensable for the ascension in the career. The methodology chosen was the bibliographical research of primary and secondary sources. We conclude that military schools possess a decisive role in the genesis of the military ideology and that studies over this subject must be deepened. Keywords: military schools; education and instruction.INEP2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/147010.24109/2176-6681.rbep.88i219.750Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 219 (2007)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 219 (2007)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 219 (2007)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.88i219reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1470/120910.24109/2176-6681.rbep.88i219.1209Santos, Miriaminfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:09:42Zoai:ojs3.inep:article/1470Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:09:42Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre as instituições escolares militares brasileiras do fim do século 19 ao início do século 20
title Um olhar sobre as instituições escolares militares brasileiras do fim do século 19 ao início do século 20
spellingShingle Um olhar sobre as instituições escolares militares brasileiras do fim do século 19 ao início do século 20
Santos, Miriam
title_short Um olhar sobre as instituições escolares militares brasileiras do fim do século 19 ao início do século 20
title_full Um olhar sobre as instituições escolares militares brasileiras do fim do século 19 ao início do século 20
title_fullStr Um olhar sobre as instituições escolares militares brasileiras do fim do século 19 ao início do século 20
title_full_unstemmed Um olhar sobre as instituições escolares militares brasileiras do fim do século 19 ao início do século 20
title_sort Um olhar sobre as instituições escolares militares brasileiras do fim do século 19 ao início do século 20
author Santos, Miriam
author_facet Santos, Miriam
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Miriam
description Demonstra como as relações de poder e de saber no interior do Exército brasileiro vão se entrelaçando, partindo de uma situação, antes da Proclamação da República, em que os oficiais superiores podiam ou não ter cursado escolas para oficiais, até chegar a uma situação em que essas escolas passam a ser indispensáveis para a ascensão na carreira. A metodologia é a pesquisa bibliográfica e de fontes primárias e secundárias. Conclui que as escolas militares possuem um papel decisivo na formação da ideologia militar e que os estudos sobre o tema devem ser aprofundados. Palavras-chave: escolas militares; ensino e instrução. Abstract This article intends to show how the relationship between Power and Knowledge in the Brazilian Army is entwined even before the Republic, when attending military schools was not a requirement to become a superior officer, until the current situation, when attending these schools became indispensable for the ascension in the career. The methodology chosen was the bibliographical research of primary and secondary sources. We conclude that military schools possess a decisive role in the genesis of the military ideology and that studies over this subject must be deepened. Keywords: military schools; education and instruction.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1470
10.24109/2176-6681.rbep.88i219.750
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1470
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.88i219.750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1470/1209
10.24109/2176-6681.rbep.88i219.1209
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 219 (2007)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 219 (2007)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 219 (2007)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.88i219
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701482307584