A prática educacional do pedagogo em espaços formais e não-formais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Maria
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Ferreira, Eveline, Carneiro, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1417
Resumo: Discute a reformulação do Curso de Pedagogia a partir de análises acerca da constituição identitária do profissional pedagogo e de suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 52 alunos e 47 egressos do Curso de Pedagogia da UECE e com representantes de sete empresas que admitem pedagogos em seus quadros funcionais. Os resultados apontam novas possibilidades de atuação para o pedagogo, assim como dificuldades comuns à docência a ao trabalho na empresa capitalista. Conclui-se que o delineamento preciso do campo de atuação do pedagogo demanda um aprofundamento da discussão nas IES, considerando as experiências em ambientes escolares e não-escolares, assim como as determinações advindas de legislação específica. Palavras-chave: pedagogia; formação profissional; pedagogo. Abstract This work aims to discuss curriculum renovation in the Education course by analysing professional identity and their possibilities of getting a job. Therefore, semi-structured interviews were performed with 52 students, 47 professionals graduated at UECE and seven representatives of companies, which have education specialists in their staff. The results showed new possibilities of acting for professionals in education, as well as difficulties common to teaching and working in capitalist companies. One concluded that a precise evaluation of field, in which educationalists are working, needs profound discussion within the university, considering experiences in schools and in companies, as well as determinations from specific legislation. Keywords: education specialists training; education course; education specialists in companies.
id INEP-2_6709b09fad93f08b4da416c3bd3ebd59
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1417
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling A prática educacional do pedagogo em espaços formais e não-formaisDiscute a reformulação do Curso de Pedagogia a partir de análises acerca da constituição identitária do profissional pedagogo e de suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 52 alunos e 47 egressos do Curso de Pedagogia da UECE e com representantes de sete empresas que admitem pedagogos em seus quadros funcionais. Os resultados apontam novas possibilidades de atuação para o pedagogo, assim como dificuldades comuns à docência a ao trabalho na empresa capitalista. Conclui-se que o delineamento preciso do campo de atuação do pedagogo demanda um aprofundamento da discussão nas IES, considerando as experiências em ambientes escolares e não-escolares, assim como as determinações advindas de legislação específica. Palavras-chave: pedagogia; formação profissional; pedagogo. Abstract This work aims to discuss curriculum renovation in the Education course by analysing professional identity and their possibilities of getting a job. Therefore, semi-structured interviews were performed with 52 students, 47 professionals graduated at UECE and seven representatives of companies, which have education specialists in their staff. The results showed new possibilities of acting for professionals in education, as well as difficulties common to teaching and working in capitalist companies. One concluded that a precise evaluation of field, in which educationalists are working, needs profound discussion within the university, considering experiences in schools and in companies, as well as determinations from specific legislation. Keywords: education specialists training; education course; education specialists in companies.INEP2006-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/141710.24109/2176-6681.rbep.87i216.793Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 87 n. 216 (2006)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 87 Núm. 216 (2006)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 87 No 216 (2006)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.87i216reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1417/115610.24109/2176-6681.rbep.87i216.1156Cavalcante, MariaFerreira, EvelineCarneiro, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:13:14Zoai:ojs3.inep:article/1417Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:13:14Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática educacional do pedagogo em espaços formais e não-formais
title A prática educacional do pedagogo em espaços formais e não-formais
spellingShingle A prática educacional do pedagogo em espaços formais e não-formais
Cavalcante, Maria
title_short A prática educacional do pedagogo em espaços formais e não-formais
title_full A prática educacional do pedagogo em espaços formais e não-formais
title_fullStr A prática educacional do pedagogo em espaços formais e não-formais
title_full_unstemmed A prática educacional do pedagogo em espaços formais e não-formais
title_sort A prática educacional do pedagogo em espaços formais e não-formais
author Cavalcante, Maria
author_facet Cavalcante, Maria
Ferreira, Eveline
Carneiro, Isabel
author_role author
author2 Ferreira, Eveline
Carneiro, Isabel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Maria
Ferreira, Eveline
Carneiro, Isabel
description Discute a reformulação do Curso de Pedagogia a partir de análises acerca da constituição identitária do profissional pedagogo e de suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 52 alunos e 47 egressos do Curso de Pedagogia da UECE e com representantes de sete empresas que admitem pedagogos em seus quadros funcionais. Os resultados apontam novas possibilidades de atuação para o pedagogo, assim como dificuldades comuns à docência a ao trabalho na empresa capitalista. Conclui-se que o delineamento preciso do campo de atuação do pedagogo demanda um aprofundamento da discussão nas IES, considerando as experiências em ambientes escolares e não-escolares, assim como as determinações advindas de legislação específica. Palavras-chave: pedagogia; formação profissional; pedagogo. Abstract This work aims to discuss curriculum renovation in the Education course by analysing professional identity and their possibilities of getting a job. Therefore, semi-structured interviews were performed with 52 students, 47 professionals graduated at UECE and seven representatives of companies, which have education specialists in their staff. The results showed new possibilities of acting for professionals in education, as well as difficulties common to teaching and working in capitalist companies. One concluded that a precise evaluation of field, in which educationalists are working, needs profound discussion within the university, considering experiences in schools and in companies, as well as determinations from specific legislation. Keywords: education specialists training; education course; education specialists in companies.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1417
10.24109/2176-6681.rbep.87i216.793
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1417
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.87i216.793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1417/1156
10.24109/2176-6681.rbep.87i216.1156
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 87 n. 216 (2006)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 87 Núm. 216 (2006)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 87 No 216 (2006)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.87i216
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701147811840