Currículos da Escola Normal Paulista (1846-1920): Revendo uma Trajetória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Jane
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1184
Resumo: No período de 1846 a 1920, a Escola Normal do Estado de São Paulo apresentava uma organização curricular na qual a cultura geral se sobrepunha ao aspecto pedagógico do curso. A reforma efetuada por Caetano de Campos em 1890, de inspiração norte-americana, introduziu uma estruturação curricular, com ênfase nas atividades práticas dos alunos, realizadas nas escolas-modelo, que até os tempos atuais se mantêm nos cursos de formação de professores em nível de 2º grau. Conhecer a estrutura curricular das antigas escolas normais de São Paulo possibilita um repensar sobre a dimensão organizativa da formação dos professores nesse estado e no País, através de um curso que tem se notabilizado pela freqüência do contingente feminino. Abstract In the period between 1846-1920 Normal Schools in State of São Paulo-Brazil introduced a curricular organization in wich the general culture superseded the pedagogical course aspect. The reform accomplished by Caetano de Campos which have had american inspiration, introduced a curricular structure emphasizing students practice activities realized in the model-schools that until now remains in the education teachers formation courses. Knowing the curricular structure of the old Normal Schools in São Paulo permits to rethink the organizational dimension of the teachers formation in the state and the country through one course notable for high attendance of the female contingent. Résumé Tout au long de la période de 1846 à 1920, l'enseignement de l'École Normale de l'Etat de São Paulo accordait un importance plus grand aux aspects liés à la culture générale qu'à son organisation pédagogique. La reforme menée par Caetano de Campos, en 1890, d'inspiration nord-americaine, a introduit une structure dans laquelle l'accent etait mis sur les activités pratiques, dans les écoles-modèle. Ceci se maintient jusqu 'à présent dans les cours de formation de professeurs pour le deuxième degré scolaire (lycée). Connaî tre la structure des disciplines et leurs contenus respectifs des anciennes ecoles normales de São Paulo permet de repenser à la dimension de l'organisation dans la formation des professeurs dans l'état et le pays, au sein d'un cours dont le trait distinctif est la présence d'un important effectif fémenin.
id INEP-2_7232607e1ee2df80538b4eee874ebe8a
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1184
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Currículos da Escola Normal Paulista (1846-1920): Revendo uma TrajetóriaNo período de 1846 a 1920, a Escola Normal do Estado de São Paulo apresentava uma organização curricular na qual a cultura geral se sobrepunha ao aspecto pedagógico do curso. A reforma efetuada por Caetano de Campos em 1890, de inspiração norte-americana, introduziu uma estruturação curricular, com ênfase nas atividades práticas dos alunos, realizadas nas escolas-modelo, que até os tempos atuais se mantêm nos cursos de formação de professores em nível de 2º grau. Conhecer a estrutura curricular das antigas escolas normais de São Paulo possibilita um repensar sobre a dimensão organizativa da formação dos professores nesse estado e no País, através de um curso que tem se notabilizado pela freqüência do contingente feminino. Abstract In the period between 1846-1920 Normal Schools in State of São Paulo-Brazil introduced a curricular organization in wich the general culture superseded the pedagogical course aspect. The reform accomplished by Caetano de Campos which have had american inspiration, introduced a curricular structure emphasizing students practice activities realized in the model-schools that until now remains in the education teachers formation courses. Knowing the curricular structure of the old Normal Schools in São Paulo permits to rethink the organizational dimension of the teachers formation in the state and the country through one course notable for high attendance of the female contingent. Résumé Tout au long de la période de 1846 à 1920, l'enseignement de l'École Normale de l'Etat de São Paulo accordait un importance plus grand aux aspects liés à la culture générale qu'à son organisation pédagogique. La reforme menée par Caetano de Campos, en 1890, d'inspiration nord-americaine, a introduit une structure dans laquelle l'accent etait mis sur les activités pratiques, dans les écoles-modèle. Ceci se maintient jusqu 'à présent dans les cours de formation de professeurs pour le deuxième degré scolaire (lycée). Connaî tre la structure des disciplines et leurs contenus respectifs des anciennes ecoles normales de São Paulo permet de repenser à la dimension de l'organisation dans la formation des professeurs dans l'état et le pays, au sein d'un cours dont le trait distinctif est la présence d'un important effectif fémenin.INEP1995-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/118410.24109/2176-6681.rbep.76i184.1106Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 76 n. 184 (1995)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 76 Núm. 184 (1995)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 76 No 184 (1995)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.76i184reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1184/92310.24109/2176-6681.rbep.76i184.923Almeida, Janeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:17:19Zoai:ojs3.inep:article/1184Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:17:19Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículos da Escola Normal Paulista (1846-1920): Revendo uma Trajetória
title Currículos da Escola Normal Paulista (1846-1920): Revendo uma Trajetória
spellingShingle Currículos da Escola Normal Paulista (1846-1920): Revendo uma Trajetória
Almeida, Jane
title_short Currículos da Escola Normal Paulista (1846-1920): Revendo uma Trajetória
title_full Currículos da Escola Normal Paulista (1846-1920): Revendo uma Trajetória
title_fullStr Currículos da Escola Normal Paulista (1846-1920): Revendo uma Trajetória
title_full_unstemmed Currículos da Escola Normal Paulista (1846-1920): Revendo uma Trajetória
title_sort Currículos da Escola Normal Paulista (1846-1920): Revendo uma Trajetória
author Almeida, Jane
author_facet Almeida, Jane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Jane
description No período de 1846 a 1920, a Escola Normal do Estado de São Paulo apresentava uma organização curricular na qual a cultura geral se sobrepunha ao aspecto pedagógico do curso. A reforma efetuada por Caetano de Campos em 1890, de inspiração norte-americana, introduziu uma estruturação curricular, com ênfase nas atividades práticas dos alunos, realizadas nas escolas-modelo, que até os tempos atuais se mantêm nos cursos de formação de professores em nível de 2º grau. Conhecer a estrutura curricular das antigas escolas normais de São Paulo possibilita um repensar sobre a dimensão organizativa da formação dos professores nesse estado e no País, através de um curso que tem se notabilizado pela freqüência do contingente feminino. Abstract In the period between 1846-1920 Normal Schools in State of São Paulo-Brazil introduced a curricular organization in wich the general culture superseded the pedagogical course aspect. The reform accomplished by Caetano de Campos which have had american inspiration, introduced a curricular structure emphasizing students practice activities realized in the model-schools that until now remains in the education teachers formation courses. Knowing the curricular structure of the old Normal Schools in São Paulo permits to rethink the organizational dimension of the teachers formation in the state and the country through one course notable for high attendance of the female contingent. Résumé Tout au long de la période de 1846 à 1920, l'enseignement de l'École Normale de l'Etat de São Paulo accordait un importance plus grand aux aspects liés à la culture générale qu'à son organisation pédagogique. La reforme menée par Caetano de Campos, en 1890, d'inspiration nord-americaine, a introduit une structure dans laquelle l'accent etait mis sur les activités pratiques, dans les écoles-modèle. Ceci se maintient jusqu 'à présent dans les cours de formation de professeurs pour le deuxième degré scolaire (lycée). Connaî tre la structure des disciplines et leurs contenus respectifs des anciennes ecoles normales de São Paulo permet de repenser à la dimension de l'organisation dans la formation des professeurs dans l'état et le pays, au sein d'un cours dont le trait distinctif est la présence d'un important effectif fémenin.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1184
10.24109/2176-6681.rbep.76i184.1106
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1184
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.76i184.1106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1184/923
10.24109/2176-6681.rbep.76i184.923
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 76 n. 184 (1995)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 76 Núm. 184 (1995)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 76 No 184 (1995)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.76i184
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951700305805312