Educação jesuítica e crianças negras no Brasil colonial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1308 |
Resumo: | Realça um aspecto pouco estudado da história da educação brasileira no período colonial: a educação de crianças negras nos colégios jesuíticos. As crianças eram filhas de escravos desafricanizados, que nasciam nas fazendas de propriedade da Companhia de Jesus. A literatura, tradicionalmente, situa a empresa jesuítica relacionada apenas com as crianças brancas, indígenas, mamelucas e mulatas. A base da conversão dos "gentios" ao cristianismo era a catequese, realizada pelo ensino mnemônico. Nesse contexto, as crianças negras sofriam dois tipos de violência: nasciam marcadas pela maldição social da escravidão e estavam submetidas a um processo brutal de aculturação gerada pela visão cristã de mundo. Palavras-chave: educação colonial; colégios jesuíticos; crianças negras. Abstract The purpose of this article is to emphasize an aspect that is not much studied in the Brazilian education, during the colonial period. We are talking about the black children in the Jesuit schools; in other words, the children of the slaves who were forced out of their African roots, children who were born in the farms belonging to the Brotherhood of Jesus. Usually, literature traditionally places the Jesuit educational enterprise only among white, indigenous, mameluke and mulatto children. The basis of conversion of the "gentiles" to Christianity was the catechism done through mnemonic teaching. In such context, the black children suffered two types of violence: they were born tagged by the social curse of slavery and were subject to a brutal process of acculturation brought about by the Christian worldview. Keywords: colonial education; jesuit schools; black children. |
id |
INEP-2_82ac2e1ec4440784ba607ef2f9fdb637 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1308 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação jesuítica e crianças negras no Brasil colonialRealça um aspecto pouco estudado da história da educação brasileira no período colonial: a educação de crianças negras nos colégios jesuíticos. As crianças eram filhas de escravos desafricanizados, que nasciam nas fazendas de propriedade da Companhia de Jesus. A literatura, tradicionalmente, situa a empresa jesuítica relacionada apenas com as crianças brancas, indígenas, mamelucas e mulatas. A base da conversão dos "gentios" ao cristianismo era a catequese, realizada pelo ensino mnemônico. Nesse contexto, as crianças negras sofriam dois tipos de violência: nasciam marcadas pela maldição social da escravidão e estavam submetidas a um processo brutal de aculturação gerada pela visão cristã de mundo. Palavras-chave: educação colonial; colégios jesuíticos; crianças negras. Abstract The purpose of this article is to emphasize an aspect that is not much studied in the Brazilian education, during the colonial period. We are talking about the black children in the Jesuit schools; in other words, the children of the slaves who were forced out of their African roots, children who were born in the farms belonging to the Brotherhood of Jesus. Usually, literature traditionally places the Jesuit educational enterprise only among white, indigenous, mameluke and mulatto children. The basis of conversion of the "gentiles" to Christianity was the catechism done through mnemonic teaching. In such context, the black children suffered two types of violence: they were born tagged by the social curse of slavery and were subject to a brutal process of acculturation brought about by the Christian worldview. Keywords: colonial education; jesuit schools; black children.INEP1999-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/130810.24109/2176-6681.rbep.80i196.986Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 80 n. 196 (1999)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 80 Núm. 196 (1999)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 80 No 196 (1999)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.80i196reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1308/104710.24109/2176-6681.rbep.80i196.1047Júnior, Amarilio FerreiraBittar, Marisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-03T13:09:42Zoai:ojs3.inep:article/1308Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2019-10-03T13:09:42Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação jesuítica e crianças negras no Brasil colonial |
title |
Educação jesuítica e crianças negras no Brasil colonial |
spellingShingle |
Educação jesuítica e crianças negras no Brasil colonial Júnior, Amarilio Ferreira |
title_short |
Educação jesuítica e crianças negras no Brasil colonial |
title_full |
Educação jesuítica e crianças negras no Brasil colonial |
title_fullStr |
Educação jesuítica e crianças negras no Brasil colonial |
title_full_unstemmed |
Educação jesuítica e crianças negras no Brasil colonial |
title_sort |
Educação jesuítica e crianças negras no Brasil colonial |
author |
Júnior, Amarilio Ferreira |
author_facet |
Júnior, Amarilio Ferreira Bittar, Marisa |
author_role |
author |
author2 |
Bittar, Marisa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Júnior, Amarilio Ferreira Bittar, Marisa |
description |
Realça um aspecto pouco estudado da história da educação brasileira no período colonial: a educação de crianças negras nos colégios jesuíticos. As crianças eram filhas de escravos desafricanizados, que nasciam nas fazendas de propriedade da Companhia de Jesus. A literatura, tradicionalmente, situa a empresa jesuítica relacionada apenas com as crianças brancas, indígenas, mamelucas e mulatas. A base da conversão dos "gentios" ao cristianismo era a catequese, realizada pelo ensino mnemônico. Nesse contexto, as crianças negras sofriam dois tipos de violência: nasciam marcadas pela maldição social da escravidão e estavam submetidas a um processo brutal de aculturação gerada pela visão cristã de mundo. Palavras-chave: educação colonial; colégios jesuíticos; crianças negras. Abstract The purpose of this article is to emphasize an aspect that is not much studied in the Brazilian education, during the colonial period. We are talking about the black children in the Jesuit schools; in other words, the children of the slaves who were forced out of their African roots, children who were born in the farms belonging to the Brotherhood of Jesus. Usually, literature traditionally places the Jesuit educational enterprise only among white, indigenous, mameluke and mulatto children. The basis of conversion of the "gentiles" to Christianity was the catechism done through mnemonic teaching. In such context, the black children suffered two types of violence: they were born tagged by the social curse of slavery and were subject to a brutal process of acculturation brought about by the Christian worldview. Keywords: colonial education; jesuit schools; black children. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1308 10.24109/2176-6681.rbep.80i196.986 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1308 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.80i196.986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1308/1047 10.24109/2176-6681.rbep.80i196.1047 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 80 n. 196 (1999) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 80 Núm. 196 (1999) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 80 No 196 (1999) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.80i196 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951700725235712 |