Uma análise comparativa da escrita de histórias pelos alunos de escolas públicas e particulares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1240 |
Resumo: | A habilidade para escrever histórias foi comparada em crianças de baixa renda e de classe média alta, alunos de escolas pública e particular, respectivamente. As produções escritas foram classificadas em categorias baseadas na Gramática de História. Observou-se uma progressão na habilidade narrativa das crianças após a alfabetização, e que os anos escolares freqüentados após a alfabetização contribuem para este desenvolvimento. Entretanto, os ganhos observados entre as crianças de classe média-alta foram mais expressivos do que entre as de baixa renda. Tal diferença foi interpretada em função de fatores sociolingüísticos quanto ao contato e interação que crianças de classes sociais distintas têm com a linguagem dos textos no ambiente familiar. Palavras-Chave: escrita de histórias; crianças; escola pública; escola particular. Abstract The ability to write stories was compared in two different groups of children with different social backgrounds. All the children were literate, and in each group they varied according to the years of schooling they had attended. The written productions were analysed according to the domain of story scheme, based on Story Grammars. It was found that the ability to write stories develops even after the acquisition of written skills and that the years of schooling is an important factor in this progression. Differences were observed between the two groups: middle class children benefited more from the years of schooling than low class children whose written productions showed a low level of narrative structure. This difference was interpreted in terms of different social experiences with texts at home. Keywords: written stories; children; social class. |
id |
INEP-2_cd368e36fc0e70d4aa14a4e36f6000aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1240 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise comparativa da escrita de histórias pelos alunos de escolas públicas e particularesA habilidade para escrever histórias foi comparada em crianças de baixa renda e de classe média alta, alunos de escolas pública e particular, respectivamente. As produções escritas foram classificadas em categorias baseadas na Gramática de História. Observou-se uma progressão na habilidade narrativa das crianças após a alfabetização, e que os anos escolares freqüentados após a alfabetização contribuem para este desenvolvimento. Entretanto, os ganhos observados entre as crianças de classe média-alta foram mais expressivos do que entre as de baixa renda. Tal diferença foi interpretada em função de fatores sociolingüísticos quanto ao contato e interação que crianças de classes sociais distintas têm com a linguagem dos textos no ambiente familiar. Palavras-Chave: escrita de histórias; crianças; escola pública; escola particular. Abstract The ability to write stories was compared in two different groups of children with different social backgrounds. All the children were literate, and in each group they varied according to the years of schooling they had attended. The written productions were analysed according to the domain of story scheme, based on Story Grammars. It was found that the ability to write stories develops even after the acquisition of written skills and that the years of schooling is an important factor in this progression. Differences were observed between the two groups: middle class children benefited more from the years of schooling than low class children whose written productions showed a low level of narrative structure. This difference was interpreted in terms of different social experiences with texts at home. Keywords: written stories; children; social class.INEP1998-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/124010.24109/2176-6681.rbep.79i193.1015Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 79 n. 193 (1998)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 79 Núm. 193 (1998)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 79 No 193 (1998)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.79i193reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1240/97910.24109/2176-6681.rbep.79i193.979Silva, MariaSpinillo, Alinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:50:03Zoai:ojs3.inep:article/1240Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:50:03Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise comparativa da escrita de histórias pelos alunos de escolas públicas e particulares |
title |
Uma análise comparativa da escrita de histórias pelos alunos de escolas públicas e particulares |
spellingShingle |
Uma análise comparativa da escrita de histórias pelos alunos de escolas públicas e particulares Silva, Maria |
title_short |
Uma análise comparativa da escrita de histórias pelos alunos de escolas públicas e particulares |
title_full |
Uma análise comparativa da escrita de histórias pelos alunos de escolas públicas e particulares |
title_fullStr |
Uma análise comparativa da escrita de histórias pelos alunos de escolas públicas e particulares |
title_full_unstemmed |
Uma análise comparativa da escrita de histórias pelos alunos de escolas públicas e particulares |
title_sort |
Uma análise comparativa da escrita de histórias pelos alunos de escolas públicas e particulares |
author |
Silva, Maria |
author_facet |
Silva, Maria Spinillo, Alina |
author_role |
author |
author2 |
Spinillo, Alina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Spinillo, Alina |
description |
A habilidade para escrever histórias foi comparada em crianças de baixa renda e de classe média alta, alunos de escolas pública e particular, respectivamente. As produções escritas foram classificadas em categorias baseadas na Gramática de História. Observou-se uma progressão na habilidade narrativa das crianças após a alfabetização, e que os anos escolares freqüentados após a alfabetização contribuem para este desenvolvimento. Entretanto, os ganhos observados entre as crianças de classe média-alta foram mais expressivos do que entre as de baixa renda. Tal diferença foi interpretada em função de fatores sociolingüísticos quanto ao contato e interação que crianças de classes sociais distintas têm com a linguagem dos textos no ambiente familiar. Palavras-Chave: escrita de histórias; crianças; escola pública; escola particular. Abstract The ability to write stories was compared in two different groups of children with different social backgrounds. All the children were literate, and in each group they varied according to the years of schooling they had attended. The written productions were analysed according to the domain of story scheme, based on Story Grammars. It was found that the ability to write stories develops even after the acquisition of written skills and that the years of schooling is an important factor in this progression. Differences were observed between the two groups: middle class children benefited more from the years of schooling than low class children whose written productions showed a low level of narrative structure. This difference was interpreted in terms of different social experiences with texts at home. Keywords: written stories; children; social class. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1240 10.24109/2176-6681.rbep.79i193.1015 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1240 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.79i193.1015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1240/979 10.24109/2176-6681.rbep.79i193.979 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 79 n. 193 (1998) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 79 Núm. 193 (1998) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 79 No 193 (1998) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.79i193 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951700654981120 |