Concepções de professores do ensino superior sobre surdocegueira: estudo exploratório com quatro docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Masini, Elcie
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Teodoro, Célia, Noronha, Lucélia, Ferraz, Rosana B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1484
Resumo: Investigação realizada em uma das disciplinas do Programa de Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. São apresentadas definições, tipos de surdocegueira, características das pessoas com essa deficiência, um breve delineamento histórico do atendimento ao surdocego no exterior e no Brasil e quadro etiológico. Para alcançar o objetivo de identificar o que alguns professores dos cursos de Psicologia e de Pedagogia de uma universidade particular na cidade de São Paulo sabem sobre surdocegueira foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados evidenciou o desconhecimento sobre surdocegueira e sobre o significado dessa deficiência, bem como sobre a literatura específica e, como conseqüência, a ausência de informações a esse respeito aos alunos dos cursos de Pedagogia e Psicologia. Palavras-chave: surdocegueira; concepções de docentes; informações a alunos. Abstract This investigation happened during studies in the Master Program Distúrbios do Desenvolvimento at Universidade Presbiteriana Mackenzie, in São Paulo. Definitions, types, features of deafblindness and a brief history of deafblindness in and outside Brazil and etiological table are presented. The goal to identify what some teachers of Psychology and Pedagogy courses at a private university, in São Paulo city, know about deafblindness was approached by semi-tructured interview. The analyses of data made clear how little they knew about deafblindness, about the meaning of this deficiency, and about the literature specific to this subject and, consequently, their lack of information about it for use in Psychology and Pedagogy courses. Keywords: deafblindness; conceptions of teachers; students information.
id INEP-2_dbf66e6ad1599424fd7d51eea7347037
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1484
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Concepções de professores do ensino superior sobre surdocegueira: estudo exploratório com quatro docentesInvestigação realizada em uma das disciplinas do Programa de Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. São apresentadas definições, tipos de surdocegueira, características das pessoas com essa deficiência, um breve delineamento histórico do atendimento ao surdocego no exterior e no Brasil e quadro etiológico. Para alcançar o objetivo de identificar o que alguns professores dos cursos de Psicologia e de Pedagogia de uma universidade particular na cidade de São Paulo sabem sobre surdocegueira foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados evidenciou o desconhecimento sobre surdocegueira e sobre o significado dessa deficiência, bem como sobre a literatura específica e, como conseqüência, a ausência de informações a esse respeito aos alunos dos cursos de Pedagogia e Psicologia. Palavras-chave: surdocegueira; concepções de docentes; informações a alunos. Abstract This investigation happened during studies in the Master Program Distúrbios do Desenvolvimento at Universidade Presbiteriana Mackenzie, in São Paulo. Definitions, types, features of deafblindness and a brief history of deafblindness in and outside Brazil and etiological table are presented. The goal to identify what some teachers of Psychology and Pedagogy courses at a private university, in São Paulo city, know about deafblindness was approached by semi-tructured interview. The analyses of data made clear how little they knew about deafblindness, about the meaning of this deficiency, and about the literature specific to this subject and, consequently, their lack of information about it for use in Psychology and Pedagogy courses. Keywords: deafblindness; conceptions of teachers; students information.INEP2008-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/148410.24109/2176-6681.rbep.88i220.739Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 220 (2007)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 220 (2007)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 220 (2007)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.88i220reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1484/122310.24109/2176-6681.rbep.88i220.1223Masini, ElcieTeodoro, CéliaNoronha, LucéliaFerraz, Rosana B.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:08:14Zoai:ojs3.inep:article/1484Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:08:14Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de professores do ensino superior sobre surdocegueira: estudo exploratório com quatro docentes
title Concepções de professores do ensino superior sobre surdocegueira: estudo exploratório com quatro docentes
spellingShingle Concepções de professores do ensino superior sobre surdocegueira: estudo exploratório com quatro docentes
Masini, Elcie
title_short Concepções de professores do ensino superior sobre surdocegueira: estudo exploratório com quatro docentes
title_full Concepções de professores do ensino superior sobre surdocegueira: estudo exploratório com quatro docentes
title_fullStr Concepções de professores do ensino superior sobre surdocegueira: estudo exploratório com quatro docentes
title_full_unstemmed Concepções de professores do ensino superior sobre surdocegueira: estudo exploratório com quatro docentes
title_sort Concepções de professores do ensino superior sobre surdocegueira: estudo exploratório com quatro docentes
author Masini, Elcie
author_facet Masini, Elcie
Teodoro, Célia
Noronha, Lucélia
Ferraz, Rosana B.
author_role author
author2 Teodoro, Célia
Noronha, Lucélia
Ferraz, Rosana B.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Masini, Elcie
Teodoro, Célia
Noronha, Lucélia
Ferraz, Rosana B.
description Investigação realizada em uma das disciplinas do Programa de Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. São apresentadas definições, tipos de surdocegueira, características das pessoas com essa deficiência, um breve delineamento histórico do atendimento ao surdocego no exterior e no Brasil e quadro etiológico. Para alcançar o objetivo de identificar o que alguns professores dos cursos de Psicologia e de Pedagogia de uma universidade particular na cidade de São Paulo sabem sobre surdocegueira foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados evidenciou o desconhecimento sobre surdocegueira e sobre o significado dessa deficiência, bem como sobre a literatura específica e, como conseqüência, a ausência de informações a esse respeito aos alunos dos cursos de Pedagogia e Psicologia. Palavras-chave: surdocegueira; concepções de docentes; informações a alunos. Abstract This investigation happened during studies in the Master Program Distúrbios do Desenvolvimento at Universidade Presbiteriana Mackenzie, in São Paulo. Definitions, types, features of deafblindness and a brief history of deafblindness in and outside Brazil and etiological table are presented. The goal to identify what some teachers of Psychology and Pedagogy courses at a private university, in São Paulo city, know about deafblindness was approached by semi-tructured interview. The analyses of data made clear how little they knew about deafblindness, about the meaning of this deficiency, and about the literature specific to this subject and, consequently, their lack of information about it for use in Psychology and Pedagogy courses. Keywords: deafblindness; conceptions of teachers; students information.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1484
10.24109/2176-6681.rbep.88i220.739
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1484
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.88i220.739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1484/1223
10.24109/2176-6681.rbep.88i220.1223
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 220 (2007)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 220 (2007)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 220 (2007)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.88i220
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701507473408