Concepções de professores do ensino superior sobre surdocegueira: estudo exploratório com quatro docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1484 |
Resumo: | Investigação realizada em uma das disciplinas do Programa de Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. São apresentadas definições, tipos de surdocegueira, características das pessoas com essa deficiência, um breve delineamento histórico do atendimento ao surdocego no exterior e no Brasil e quadro etiológico. Para alcançar o objetivo de identificar o que alguns professores dos cursos de Psicologia e de Pedagogia de uma universidade particular na cidade de São Paulo sabem sobre surdocegueira foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados evidenciou o desconhecimento sobre surdocegueira e sobre o significado dessa deficiência, bem como sobre a literatura específica e, como conseqüência, a ausência de informações a esse respeito aos alunos dos cursos de Pedagogia e Psicologia. Palavras-chave: surdocegueira; concepções de docentes; informações a alunos. Abstract This investigation happened during studies in the Master Program Distúrbios do Desenvolvimento at Universidade Presbiteriana Mackenzie, in São Paulo. Definitions, types, features of deafblindness and a brief history of deafblindness in and outside Brazil and etiological table are presented. The goal to identify what some teachers of Psychology and Pedagogy courses at a private university, in São Paulo city, know about deafblindness was approached by semi-tructured interview. The analyses of data made clear how little they knew about deafblindness, about the meaning of this deficiency, and about the literature specific to this subject and, consequently, their lack of information about it for use in Psychology and Pedagogy courses. Keywords: deafblindness; conceptions of teachers; students information. |
id |
INEP-2_dbf66e6ad1599424fd7d51eea7347037 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1484 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de professores do ensino superior sobre surdocegueira: estudo exploratório com quatro docentesInvestigação realizada em uma das disciplinas do Programa de Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. São apresentadas definições, tipos de surdocegueira, características das pessoas com essa deficiência, um breve delineamento histórico do atendimento ao surdocego no exterior e no Brasil e quadro etiológico. Para alcançar o objetivo de identificar o que alguns professores dos cursos de Psicologia e de Pedagogia de uma universidade particular na cidade de São Paulo sabem sobre surdocegueira foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados evidenciou o desconhecimento sobre surdocegueira e sobre o significado dessa deficiência, bem como sobre a literatura específica e, como conseqüência, a ausência de informações a esse respeito aos alunos dos cursos de Pedagogia e Psicologia. Palavras-chave: surdocegueira; concepções de docentes; informações a alunos. Abstract This investigation happened during studies in the Master Program Distúrbios do Desenvolvimento at Universidade Presbiteriana Mackenzie, in São Paulo. Definitions, types, features of deafblindness and a brief history of deafblindness in and outside Brazil and etiological table are presented. The goal to identify what some teachers of Psychology and Pedagogy courses at a private university, in São Paulo city, know about deafblindness was approached by semi-tructured interview. The analyses of data made clear how little they knew about deafblindness, about the meaning of this deficiency, and about the literature specific to this subject and, consequently, their lack of information about it for use in Psychology and Pedagogy courses. Keywords: deafblindness; conceptions of teachers; students information.INEP2008-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/148410.24109/2176-6681.rbep.88i220.739Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 220 (2007)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 220 (2007)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 220 (2007)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.88i220reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1484/122310.24109/2176-6681.rbep.88i220.1223Masini, ElcieTeodoro, CéliaNoronha, LucéliaFerraz, Rosana B.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:08:14Zoai:ojs3.inep:article/1484Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:08:14Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de professores do ensino superior sobre surdocegueira: estudo exploratório com quatro docentes |
title |
Concepções de professores do ensino superior sobre surdocegueira: estudo exploratório com quatro docentes |
spellingShingle |
Concepções de professores do ensino superior sobre surdocegueira: estudo exploratório com quatro docentes Masini, Elcie |
title_short |
Concepções de professores do ensino superior sobre surdocegueira: estudo exploratório com quatro docentes |
title_full |
Concepções de professores do ensino superior sobre surdocegueira: estudo exploratório com quatro docentes |
title_fullStr |
Concepções de professores do ensino superior sobre surdocegueira: estudo exploratório com quatro docentes |
title_full_unstemmed |
Concepções de professores do ensino superior sobre surdocegueira: estudo exploratório com quatro docentes |
title_sort |
Concepções de professores do ensino superior sobre surdocegueira: estudo exploratório com quatro docentes |
author |
Masini, Elcie |
author_facet |
Masini, Elcie Teodoro, Célia Noronha, Lucélia Ferraz, Rosana B. |
author_role |
author |
author2 |
Teodoro, Célia Noronha, Lucélia Ferraz, Rosana B. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Masini, Elcie Teodoro, Célia Noronha, Lucélia Ferraz, Rosana B. |
description |
Investigação realizada em uma das disciplinas do Programa de Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. São apresentadas definições, tipos de surdocegueira, características das pessoas com essa deficiência, um breve delineamento histórico do atendimento ao surdocego no exterior e no Brasil e quadro etiológico. Para alcançar o objetivo de identificar o que alguns professores dos cursos de Psicologia e de Pedagogia de uma universidade particular na cidade de São Paulo sabem sobre surdocegueira foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados evidenciou o desconhecimento sobre surdocegueira e sobre o significado dessa deficiência, bem como sobre a literatura específica e, como conseqüência, a ausência de informações a esse respeito aos alunos dos cursos de Pedagogia e Psicologia. Palavras-chave: surdocegueira; concepções de docentes; informações a alunos. Abstract This investigation happened during studies in the Master Program Distúrbios do Desenvolvimento at Universidade Presbiteriana Mackenzie, in São Paulo. Definitions, types, features of deafblindness and a brief history of deafblindness in and outside Brazil and etiological table are presented. The goal to identify what some teachers of Psychology and Pedagogy courses at a private university, in São Paulo city, know about deafblindness was approached by semi-tructured interview. The analyses of data made clear how little they knew about deafblindness, about the meaning of this deficiency, and about the literature specific to this subject and, consequently, their lack of information about it for use in Psychology and Pedagogy courses. Keywords: deafblindness; conceptions of teachers; students information. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-02-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1484 10.24109/2176-6681.rbep.88i220.739 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1484 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.88i220.739 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1484/1223 10.24109/2176-6681.rbep.88i220.1223 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 220 (2007) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 220 (2007) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 220 (2007) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.88i220 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951701507473408 |