Diferenças geracionais em atitudes relacionadas ao trabalho: o impacto do reconhecimento na satisfação e intenção de permanência na empresa para os profissionais da Geração Y

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Pedro De Souza
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/949
Resumo: O propósito da presente pesquisa é contribuir para a literatura na área das diferenças geracionais no trabalho examinando: 1) qual a diferença na percepção da Geração Y com relação ao reconhecimento, comparada às demais gerações e 2) como a variável Geração Y modera os relacionamentos entre reconhecimento e satisfação geral e reconhecimento e intenção de permanência na empresa. Para testar os objetivos propostos foi utilizada uma amostra de 34.813 indivíduos, trabalhadores de diferentes empresas brasileiras, que responderam questionários de pesquisa de clima aplicados por uma empresa especializada. Os dados foram analisados utilizando-se metodologia de corte transversal. Confirmando as hipóteses apresentadas, os resultados permitem afirmar que os indivíduos da Geração Y têm maior satisfação com o reconhecimento pelo empenho e feedback do que as demais gerações. Além disso, foi evidenciado que o crescimento na satisfação com reconhecimento e feedback tem menor impacto na intenção de permanência na empresa para indivíduos da Geração Y do que para indivíduos de outras gerações. No entanto, ao contrário do que se esperava, a satisfação com reconhecimento e feedback tem maior impacto na satisfação geral para indivíduos da geração Y do que para os demais. É importante ressaltar que embora os resultados tenham apresentado significância estatística, a diferença em termos práticos é pequena, fortalecendo o argumento daqueles que acreditam que existe muito estereótipo e pouca evidência nas discussões sobre as mudanças geracionais no trabalho.
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Confirmando as hipóteses apresentadas, os resultados permitem afirmar que os indivíduos da Geração Y têm maior satisfação com o reconhecimento pelo empenho e feedback do que as demais gerações. Além disso, foi evidenciado que o crescimento na satisfação com reconhecimento e feedback tem menor impacto na intenção de permanência na empresa para indivíduos da Geração Y do que para indivíduos de outras gerações. No entanto, ao contrário do que se esperava, a satisfação com reconhecimento e feedback tem maior impacto na satisfação geral para indivíduos da geração Y do que para os demais. É importante ressaltar que embora os resultados tenham apresentado significância estatística, a diferença em termos práticos é pequena, fortalecendo o argumento daqueles que acreditam que existe muito estereótipo e pouca evidência nas discussões sobre as mudanças geracionais no trabalho.47 p.TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiferenças geracionais em atitudes relacionadas ao trabalho: o impacto do reconhecimento na satisfação e intenção de permanência na empresa para os profissionais da Geração Yinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERORIGINALPEDRO DE SOUZA REZENDE inserido.pdfTEXTO COMPLETOapplication/pdf297399https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/949/1/PEDRO%20DE%20SOUZA%20REZENDE%20inserido.pdf4b266a4de572a2077270a3e8ff891956MD51Pedro de Souza Rezende autorização.pdfINDISPONÍVEL - 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