Efeitos da gestão de preços do varejo nas vendas da categoria de café

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gustavo Walch Aurelio Da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2703
Resumo: O sucesso na gestão de categoria é um desafio para varejistas de bens de consumo e pesquisadores. Entretanto, mesmo havendo pesquisas nesta área, ainda há ausência de estudos nos efeitos do varejista em mudar para a gestão de preços de categorias sob a ótica de maximização de vendas (BASUROY; MANTRALA; WALTERS, 2001). Logo, por haver pouca pesquisa empírica, buscou-se com este trabalho explorar o efeito do desconto de preços, juntamente com variáveis de ambiente de varejo nas vendas da categoria café. Os dados para este estudo foram coletados e instrumentalizados via scanner data panel oriundos de startup atuante no varejo de bens de consumo. Os dados são referentes a 120 varejistas, 38 marcas de café da cidade de São Paulo e foram levantados no prazo de 53 semanas entre 2017 e 2018. Um modelo quantitativo foi elaborado usando-se regressão linear múltipla (GLS) para vendas da categoria e volume de marca. Com isso, encontrou-se que a gestão de preços impacta nas vendas da categoria, que aumentam quando os descontos de marcas aumentam, e também quando a capacidade de atendimento aumenta e o potencial de mercado cresce de certa forma. Este trabalho é uma fonte útil de informações no contexto de gestão de categoria e fornece um modelo quantitativo aos gestores, sejam varejistas ou fabricantes, para a gestão de desconto em preços, as quais podem ajudá-los a aumentar as vendas e o lucro. A inclusão de atributos internos e externos dos varejistas, juntamente com dados sociodemográficos e hábitos de compra do cliente podem enriquecer ainda mais os resultados deste estudo. Sendo assim, este trabalho atende a uma necessidade identificada de informações e recursos necessários para o contexto acima e oferece orientação para varejistas e fabricantes.
id INSP_ae16303d984119dc6eafd94b59eefc0f
oai_identifier_str oai:repositorio.insper.edu.br:11224/2703
network_acronym_str INSP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
repository_id_str
spelling Silva, Gustavo Walch Aurelio DaLaban Neto, Silvio AbrahaoMazzon, José AfonsoClaro, Danny PimentelSão Paulo2021-09-13T03:12:10Z2021-04-13T23:12:50Z2021-09-13T03:12:10Z20192021-04-13T23:12:50Z20192019https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2703O sucesso na gestão de categoria é um desafio para varejistas de bens de consumo e pesquisadores. Entretanto, mesmo havendo pesquisas nesta área, ainda há ausência de estudos nos efeitos do varejista em mudar para a gestão de preços de categorias sob a ótica de maximização de vendas (BASUROY; MANTRALA; WALTERS, 2001). Logo, por haver pouca pesquisa empírica, buscou-se com este trabalho explorar o efeito do desconto de preços, juntamente com variáveis de ambiente de varejo nas vendas da categoria café. Os dados para este estudo foram coletados e instrumentalizados via scanner data panel oriundos de startup atuante no varejo de bens de consumo. Os dados são referentes a 120 varejistas, 38 marcas de café da cidade de São Paulo e foram levantados no prazo de 53 semanas entre 2017 e 2018. Um modelo quantitativo foi elaborado usando-se regressão linear múltipla (GLS) para vendas da categoria e volume de marca. Com isso, encontrou-se que a gestão de preços impacta nas vendas da categoria, que aumentam quando os descontos de marcas aumentam, e também quando a capacidade de atendimento aumenta e o potencial de mercado cresce de certa forma. Este trabalho é uma fonte útil de informações no contexto de gestão de categoria e fornece um modelo quantitativo aos gestores, sejam varejistas ou fabricantes, para a gestão de desconto em preços, as quais podem ajudá-los a aumentar as vendas e o lucro. A inclusão de atributos internos e externos dos varejistas, juntamente com dados sociodemográficos e hábitos de compra do cliente podem enriquecer ainda mais os resultados deste estudo. Sendo assim, este trabalho atende a uma necessidade identificada de informações e recursos necessários para o contexto acima e oferece orientação para varejistas e fabricantes.Success in category management is a challenge for researchers and retailers of consumer goods. Even though there has been some research in this area, there has still been a lack of studies regarding the effects on retailers of switching to category price management from the point of view of maximizing sales (BASUROY; MANTRALA; WALTERS, 2001). Therefore, given the lack of empirical research, this study aims to explore the effects of price discounting, in conjunction with variables within the retail environment, on sales in the coffee category. The data for this study was gathered and input using a data scanner panel, and originated from a start-up working in consumer goods retailing. The data were collected from 120 retailers and 38 coffee brands in the city of São Paulo over a 53-week period between 2017 and 2018. A quantitative model was developed using multi-linear regression Generalized Least Squares for sales of the category and brand volumes. It was found that price management impacted on the sales of the category, which increased in line with brand discounting and improved service levels, while there was also the potential for market growth to some degree. This work is a useful source of information in the context of category management, and provides a quantitative model for managers, be they retailers of manufacturers, for managing price discounts, which may help them increase sales and profits. The inclusion of internal and external attributes of the retailers, together with socio-demographic data and client purchasing habits, may further enhance the results of this study. Thus, this study meets the need for information and resources related to the topic described above, and offers some guidance to retailers and manufacturers.74 p.TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessBens de Consumo, Desconto de Preços, Gestão de Categoria, Promoção, Varejo, Vendas.Consumer goods, discount pricing, category management, sales promotion, retail, sales.Efeitos da gestão de preços do varejo nas vendas da categoria de caféinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERTEXTGustavo Walch Aurelio da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain122344https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2703/1/Gustavo%20Walch%20Aurelio%20da%20Silva.pdf.txtcd6372cb8520ab8f7084e94c05041eb7MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2703/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALGustavo Walch Aurelio da Silva.pdfapplication/pdf2462452https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2703/3/Gustavo%20Walch%20Aurelio%20da%20Silva.pdf707a11f9ec10be1328243b81b4fb534cMD53THUMBNAILGustavo Walch Aurelio da Silva.pdf.jpgGustavo Walch Aurelio da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1133https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2703/4/Gustavo%20Walch%20Aurelio%20da%20Silva.pdf.jpgefd135e75039517761012e37e4910afaMD5411224/27032023-01-28 19:03:43.267oai:repositorio.insper.edu.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2023-01-29T00:03:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeitos da gestão de preços do varejo nas vendas da categoria de café
title Efeitos da gestão de preços do varejo nas vendas da categoria de café
spellingShingle Efeitos da gestão de preços do varejo nas vendas da categoria de café
Silva, Gustavo Walch Aurelio Da
Bens de Consumo, Desconto de Preços, Gestão de Categoria, Promoção, Varejo, Vendas.
Consumer goods, discount pricing, category management, sales promotion, retail, sales.
title_short Efeitos da gestão de preços do varejo nas vendas da categoria de café
title_full Efeitos da gestão de preços do varejo nas vendas da categoria de café
title_fullStr Efeitos da gestão de preços do varejo nas vendas da categoria de café
title_full_unstemmed Efeitos da gestão de preços do varejo nas vendas da categoria de café
title_sort Efeitos da gestão de preços do varejo nas vendas da categoria de café
author Silva, Gustavo Walch Aurelio Da
author_facet Silva, Gustavo Walch Aurelio Da
author_role author
dc.contributor.defensecommittee.none.fl_str_mv Laban Neto, Silvio Abrahao
Mazzon, José Afonso
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gustavo Walch Aurelio Da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Claro, Danny Pimentel
contributor_str_mv Claro, Danny Pimentel
dc.subject.por.fl_str_mv Bens de Consumo, Desconto de Preços, Gestão de Categoria, Promoção, Varejo, Vendas.
Consumer goods, discount pricing, category management, sales promotion, retail, sales.
topic Bens de Consumo, Desconto de Preços, Gestão de Categoria, Promoção, Varejo, Vendas.
Consumer goods, discount pricing, category management, sales promotion, retail, sales.
description O sucesso na gestão de categoria é um desafio para varejistas de bens de consumo e pesquisadores. Entretanto, mesmo havendo pesquisas nesta área, ainda há ausência de estudos nos efeitos do varejista em mudar para a gestão de preços de categorias sob a ótica de maximização de vendas (BASUROY; MANTRALA; WALTERS, 2001). Logo, por haver pouca pesquisa empírica, buscou-se com este trabalho explorar o efeito do desconto de preços, juntamente com variáveis de ambiente de varejo nas vendas da categoria café. Os dados para este estudo foram coletados e instrumentalizados via scanner data panel oriundos de startup atuante no varejo de bens de consumo. Os dados são referentes a 120 varejistas, 38 marcas de café da cidade de São Paulo e foram levantados no prazo de 53 semanas entre 2017 e 2018. Um modelo quantitativo foi elaborado usando-se regressão linear múltipla (GLS) para vendas da categoria e volume de marca. Com isso, encontrou-se que a gestão de preços impacta nas vendas da categoria, que aumentam quando os descontos de marcas aumentam, e também quando a capacidade de atendimento aumenta e o potencial de mercado cresce de certa forma. Este trabalho é uma fonte útil de informações no contexto de gestão de categoria e fornece um modelo quantitativo aos gestores, sejam varejistas ou fabricantes, para a gestão de desconto em preços, as quais podem ajudá-los a aumentar as vendas e o lucro. A inclusão de atributos internos e externos dos varejistas, juntamente com dados sociodemográficos e hábitos de compra do cliente podem enriquecer ainda mais os resultados deste estudo. Sendo assim, este trabalho atende a uma necessidade identificada de informações e recursos necessários para o contexto acima e oferece orientação para varejistas e fabricantes.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.available.fl_str_mv 2019
2021-09-13T03:12:10Z
2021-04-13T23:12:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-13T03:12:10Z
2021-04-13T23:12:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2703
url https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 74 p.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron:INSPER
instname_str Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
instacron_str INSPER
institution INSPER
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2703/1/Gustavo%20Walch%20Aurelio%20da%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2703/2/license.txt
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2703/3/Gustavo%20Walch%20Aurelio%20da%20Silva.pdf
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/2703/4/Gustavo%20Walch%20Aurelio%20da%20Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cd6372cb8520ab8f7084e94c05041eb7
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
707a11f9ec10be1328243b81b4fb534c
efd135e75039517761012e37e4910afa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@insper.edu.br ||
_version_ 1791085949014245376