Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil - 2012/2013 - indicadores e tendências I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, João Cláudio Garcia R. (Org. e editor)
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Melo, José Marques de (Organizador)
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2252
Resumo: Desenvolve temas como a formação em comunicação, o uso de novas mídias, cenário das indústrias criativas, cooperação no setor das TICs, sistemas de produção e circulação dos bens simbólicos e conteúdos culturais, regulação e comunicação pública. A primeira parte revela, portanto, o panorama da formação em comunicação no Brasil e no Cone Sul, com dados sobre as instituições de ensino, cursos disponíveis, quantidade de ingressos e egressos, as áreas mais procuradas, e as tendências e desafios nos cinco países. Em seguida, tem-se o perfil de consumo de mídias nos mesmos territórios, a partir dos dados do Latinobarómetro. É possível, a partir desses dois primeiros textos, estabelecer um comparativo entre os profissionais que estão saindo das universidades – e seus respectivos ambientes de atuação – e as expectativas e demandas dos consumidores de mídia. Para concluir a Parte I, o terceiro artigo apresenta um histórico das indústrias criativas na região, chegando à atualidade do mercado de trabalho e das remunerações médias. A Parte II é dedicada à comunicação pública no Cone Sul. São analisadas as estruturas existentes em cada país, sua relação com os poderes e sua influência/ alcance junto às populações. Embora sua relevância enquanto sintoma e ferramenta de democratização do acesso à informação seja indiscutível, a realidade é que a comunicação pública ainda carece de investimentos e organização, cabendo aqui destacarmos experiências mais promissoras, como no caso da Argentina e Uruguai.
id IPEA_1a356bdf56cdf2822df54b4252352a9f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/2252
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling Lima, João Cláudio Garcia R. (Org. e editor)Melo, José Marques de (Organizador)BrasilArgentinaChileParaguaiUruguai2013-12-03T12:48:41Z2013-12-03T12:48:41Z2013http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2252Desenvolve temas como a formação em comunicação, o uso de novas mídias, cenário das indústrias criativas, cooperação no setor das TICs, sistemas de produção e circulação dos bens simbólicos e conteúdos culturais, regulação e comunicação pública. A primeira parte revela, portanto, o panorama da formação em comunicação no Brasil e no Cone Sul, com dados sobre as instituições de ensino, cursos disponíveis, quantidade de ingressos e egressos, as áreas mais procuradas, e as tendências e desafios nos cinco países. Em seguida, tem-se o perfil de consumo de mídias nos mesmos territórios, a partir dos dados do Latinobarómetro. É possível, a partir desses dois primeiros textos, estabelecer um comparativo entre os profissionais que estão saindo das universidades – e seus respectivos ambientes de atuação – e as expectativas e demandas dos consumidores de mídia. Para concluir a Parte I, o terceiro artigo apresenta um histórico das indústrias criativas na região, chegando à atualidade do mercado de trabalho e das remunerações médias. A Parte II é dedicada à comunicação pública no Cone Sul. São analisadas as estruturas existentes em cada país, sua relação com os poderes e sua influência/ alcance junto às populações. Embora sua relevância enquanto sintoma e ferramenta de democratização do acesso à informação seja indiscutível, a realidade é que a comunicação pública ainda carece de investimentos e organização, cabendo aqui destacarmos experiências mais promissoras, como no caso da Argentina e Uruguai.Submitted by Elisa Teixeira de Souza (elisa.souza@ipea.gov.br) on 2013-12-02T19:03:57Z No. of bitstreams: 1 Livro_Panorama_da_comunicacao_e_das_telecomunicações_no_Brasil_2012-2013_indicadores_e_tendências_I_v_1.pdf: 5091693 bytes, checksum: 663a73c05c58153d149c5250d1fb2f20 (MD5)Approved for entry into archive by Norma Stenzel (norma.stenzel@ipea.gov.br) on 2013-12-03T12:48:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Livro_Panorama_da_comunicacao_e_das_telecomunicações_no_Brasil_2012-2013_indicadores_e_tendências_I_v_1.pdf: 5091693 bytes, checksum: 663a73c05c58153d149c5250d1fb2f20 (MD5)Made available in DSpace on 2013-12-03T12:48:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Livro_Panorama_da_comunicacao_e_das_telecomunicações_no_Brasil_2012-2013_indicadores_e_tendências_I_v_1.pdf: 5091693 bytes, checksum: 663a73c05c58153d149c5250d1fb2f20 (MD5) Previous issue date: 2013375 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Socicom – Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de ComunicaçãoPanorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil - 2012/2013 - indicadores e tendências IPanorama of communication and telecommunications in Brazil - 2012/2013 - indicators and trends Iinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccesswww.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABRSetor de comunicaçãoTelecomunicaçõesTV digitalFormação em comunicaçãoComunicação públicahttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2269http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2345http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2513porDiscutir aspectos do setor de comunicação e de telecomunicações abarcando temas como: a formação em comunicação; o uso de novas mídias; cenário das indústrias criativas; cooperação no setor das TICs; sistemas de produção e circulação dos bens simbólicos; e conteúdos culturais, regulação e comunicação pública.Conteúdo: cap. 1. Formação e cognição: ensino da comunicação no Brasil e no Cone Sul / Maria Cristina Gobbi; Juliana C. G. Betti - cap. 2. Exposição às notícias, interesses por notícias e uso de novas mídias na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai: uma análise a partir dos dados do latinobarómetro / Pedro Santos Mundim; José Alexandre da Silva Júnior - cap. 3. Indústrias criativas no Cone Sul, das origens dos meios de comunicação ao mercado de trabalho / Adolpho Queiroz; Vanessa Aparecida Franco Molina - cap. 4. Comunicações na América Latina: lei e liberdade, questões complementares / Gilberto Maringoni - cap. 5. Sistema público de comunicação do Brasil / Jonas Valente - cap. 6. TV NBR: informação sobre políticas públicas a serviço do cidadão brasileiro / Jorge Duarte; Flávio Gonçalves - cap. 7. Os percursos da comunicação na Argentina: um caminho para a democratização e a comunicação pública / Fernanda Cristine Carneiro; Mariana Cristina dos Santos Resende - cap. 8. Chile: comunicação pública “de mercado” / Marina Nery - cap. 9. Comunicação pública no Paraguai: avanços e retrocessos / Pedro Cavalcanti G. Ferreira; Marcellus Inácio de Araújo Pereira - cap. 10. A comunicação pública do Uruguai: tropeços e andanças em direção à cidadania / Allex Rodrigo Medrado Araújo; Thainan Paz OliveiraReferências bibliográficas: possui referências bibliográficasAcesso AbertoLicença ComumN/ATecnologia. Inovação. Informação. ConhecimentoORIGINALLivro_Panorama_da_comunicacao_e_das_telecomunicações_no_Brasil_2012-2013_indicadores_e_tendências_I_v_1.pdfLivro_Panorama_da_comunicacao_e_das_telecomunicações_no_Brasil_2012-2013_indicadores_e_tendências_I_v_1.pdfapplication/pdf5091693http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/2252/1/Livro_Panorama_da_comunicacao_e_das_telecomunica%C3%A7%C3%B5es_no_Brasil_2012-2013_indicadores_e_tend%C3%AAncias_I_v_1.pdf663a73c05c58153d149c5250d1fb2f20MD51TEXTLivro_Panorama_da_comunicacao_e_das_telecomunicações_no_Brasil_2012-2013_indicadores_e_tendências_I_v_1.pdf.txtLivro_Panorama_da_comunicacao_e_das_telecomunicações_no_Brasil_2012-2013_indicadores_e_tendências_I_v_1.pdf.txttext/plain955340http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/2252/2/Livro_Panorama_da_comunicacao_e_das_telecomunica%C3%A7%C3%B5es_no_Brasil_2012-2013_indicadores_e_tend%C3%AAncias_I_v_1.pdf.txt970c64e718be3ad95f0d9c4d6abdbbe2MD5211058/22522020-12-23 16:37:05.33Repositório InstitucionalPUB
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil - 2012/2013 - indicadores e tendências I
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Panorama of communication and telecommunications in Brazil - 2012/2013 - indicators and trends I
title Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil - 2012/2013 - indicadores e tendências I
spellingShingle Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil - 2012/2013 - indicadores e tendências I
Lima, João Cláudio Garcia R. (Org. e editor)
Setor de comunicação
Telecomunicações
TV digital
Formação em comunicação
Comunicação pública
title_short Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil - 2012/2013 - indicadores e tendências I
title_full Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil - 2012/2013 - indicadores e tendências I
title_fullStr Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil - 2012/2013 - indicadores e tendências I
title_full_unstemmed Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil - 2012/2013 - indicadores e tendências I
title_sort Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil - 2012/2013 - indicadores e tendências I
author Lima, João Cláudio Garcia R. (Org. e editor)
author_facet Lima, João Cláudio Garcia R. (Org. e editor)
Melo, José Marques de (Organizador)
author_role author
author2 Melo, José Marques de (Organizador)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, João Cláudio Garcia R. (Org. e editor)
Melo, José Marques de (Organizador)
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Setor de comunicação
Telecomunicações
TV digital
Formação em comunicação
Comunicação pública
topic Setor de comunicação
Telecomunicações
TV digital
Formação em comunicação
Comunicação pública
description Desenvolve temas como a formação em comunicação, o uso de novas mídias, cenário das indústrias criativas, cooperação no setor das TICs, sistemas de produção e circulação dos bens simbólicos e conteúdos culturais, regulação e comunicação pública. A primeira parte revela, portanto, o panorama da formação em comunicação no Brasil e no Cone Sul, com dados sobre as instituições de ensino, cursos disponíveis, quantidade de ingressos e egressos, as áreas mais procuradas, e as tendências e desafios nos cinco países. Em seguida, tem-se o perfil de consumo de mídias nos mesmos territórios, a partir dos dados do Latinobarómetro. É possível, a partir desses dois primeiros textos, estabelecer um comparativo entre os profissionais que estão saindo das universidades – e seus respectivos ambientes de atuação – e as expectativas e demandas dos consumidores de mídia. Para concluir a Parte I, o terceiro artigo apresenta um histórico das indústrias criativas na região, chegando à atualidade do mercado de trabalho e das remunerações médias. A Parte II é dedicada à comunicação pública no Cone Sul. São analisadas as estruturas existentes em cada país, sua relação com os poderes e sua influência/ alcance junto às populações. Embora sua relevância enquanto sintoma e ferramenta de democratização do acesso à informação seja indiscutível, a realidade é que a comunicação pública ainda carece de investimentos e organização, cabendo aqui destacarmos experiências mais promissoras, como no caso da Argentina e Uruguai.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-12-03T12:48:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-12-03T12:48:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2252
url http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.none.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2269
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2345
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2513
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Brasil
Argentina
Chile
Paraguai
Uruguai
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Socicom – Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Socicom – Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dc.source.urlsource.pt_BR.fl_str_mv www.ipea.gov.br
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/2252/1/Livro_Panorama_da_comunicacao_e_das_telecomunica%C3%A7%C3%B5es_no_Brasil_2012-2013_indicadores_e_tend%C3%AAncias_I_v_1.pdf
http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/2252/2/Livro_Panorama_da_comunicacao_e_das_telecomunica%C3%A7%C3%B5es_no_Brasil_2012-2013_indicadores_e_tend%C3%AAncias_I_v_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 663a73c05c58153d149c5250d1fb2f20
970c64e718be3ad95f0d9c4d6abdbbe2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734635480673157120