Avaliação do impacto dos benefícios de assistência estudantil sobre o desempenho acadêmico : o caso da Universidade Federal do Rio Grande

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Gabriel Costeira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Cristiano Aguiar de, Freitas, Tiaraju Alves de
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/0013000000776
Texto Completo: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13203
Resumo: O Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no Brasil tem fornecido um conjunto de benefícios que buscam garantir melhores condições para a permanência dos estudantes universitários identificados como socioeconomicamente vulneráveis. Vários estudos têm sido realizados para o Brasil em relação aos efeitos das políticas públicas em termos de evasão e de retenção dos discentes nas universidades. A partir de uma base de dados que concilia doisconjuntos de informações independentes, este artigo fez um pareamento de grupos que receberam benefícios do PNAES com os que não receberam, utilizando características observáveis comuns. O elemento central é a identificação das características socioeconômicas dos estudantes em conjunto com dados referentes ao desempenho em uma universidade pública, coletados no ano de 2015. Para estimação dos resultados, utilizou-se o propensity score matching para diferentes tipos de benefícios concedidos (bolsa permanência, alimentação, moradia e transporte). Os resultados revelaram impacto positivo sobre o desempenho dos alunos.
id IPEA_2299980b414fb8ae6f6d761f8cda43eb
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/13203
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling Avaliação do impacto dos benefícios de assistência estudantil sobre o desempenho acadêmico : o caso da Universidade Federal do Rio GrandeEvaluation of the impact of student assistance benefits on academic performance : the case of the Federal University of Rio GrandeEvaluación del impacto de los beneficios de asistencia estudiantil sobre el desempeño académico : el caso de la Universidad Federal de Rio GrandeÉvaluation de l’impact des prestations d’aide aux étudiants sur le rendement scolaire : le cas de L’Université Fédérale de Rio GrandeIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Assistência Financeira a Estudantes::Assistência aos EstudantesIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino SuperiorAvaliação de impactoPropensity score matchingPlano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)Ensino superiorO Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no Brasil tem fornecido um conjunto de benefícios que buscam garantir melhores condições para a permanência dos estudantes universitários identificados como socioeconomicamente vulneráveis. Vários estudos têm sido realizados para o Brasil em relação aos efeitos das políticas públicas em termos de evasão e de retenção dos discentes nas universidades. A partir de uma base de dados que concilia doisconjuntos de informações independentes, este artigo fez um pareamento de grupos que receberam benefícios do PNAES com os que não receberam, utilizando características observáveis comuns. O elemento central é a identificação das características socioeconômicas dos estudantes em conjunto com dados referentes ao desempenho em uma universidade pública, coletados no ano de 2015. Para estimação dos resultados, utilizou-se o propensity score matching para diferentes tipos de benefícios concedidos (bolsa permanência, alimentação, moradia e transporte). Os resultados revelaram impacto positivo sobre o desempenho dos alunos.p. 27-59 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2024-03-14T20:31:39Z2024-03-14T20:31:39Z2020-09Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfMACHADO, Gabriel Costeira; OLIVEIRA, Cristiano Aguiar de; FREITAS, Tiaraju Alves de. Avaliação do impacto dos benefícios de assistência estudantil sobre o desempenho acadêmico : o caso da Universidade Federal do Rio Grande. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 55, p. 27-59, jul./set. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp55art2https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13203ark:/51990/0013000000776http://www.ipea.gov.br/pppreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10445Brasil - Rio Grande do Sul - Rio GrandeInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Gabriel CosteiraOliveira, Cristiano Aguiar deFreitas, Tiaraju Alves depor2024-03-15T06:03:05Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/13203Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-03-15T06:03:05Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do impacto dos benefícios de assistência estudantil sobre o desempenho acadêmico : o caso da Universidade Federal do Rio Grande
Evaluation of the impact of student assistance benefits on academic performance : the case of the Federal University of Rio Grande
Evaluación del impacto de los beneficios de asistencia estudiantil sobre el desempeño académico : el caso de la Universidad Federal de Rio Grande
Évaluation de l’impact des prestations d’aide aux étudiants sur le rendement scolaire : le cas de L’Université Fédérale de Rio Grande
title Avaliação do impacto dos benefícios de assistência estudantil sobre o desempenho acadêmico : o caso da Universidade Federal do Rio Grande
spellingShingle Avaliação do impacto dos benefícios de assistência estudantil sobre o desempenho acadêmico : o caso da Universidade Federal do Rio Grande
Machado, Gabriel Costeira
IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Assistência Financeira a Estudantes::Assistência aos Estudantes
IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superior
Avaliação de impacto
Propensity score matching
Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)
Ensino superior
title_short Avaliação do impacto dos benefícios de assistência estudantil sobre o desempenho acadêmico : o caso da Universidade Federal do Rio Grande
title_full Avaliação do impacto dos benefícios de assistência estudantil sobre o desempenho acadêmico : o caso da Universidade Federal do Rio Grande
title_fullStr Avaliação do impacto dos benefícios de assistência estudantil sobre o desempenho acadêmico : o caso da Universidade Federal do Rio Grande
title_full_unstemmed Avaliação do impacto dos benefícios de assistência estudantil sobre o desempenho acadêmico : o caso da Universidade Federal do Rio Grande
title_sort Avaliação do impacto dos benefícios de assistência estudantil sobre o desempenho acadêmico : o caso da Universidade Federal do Rio Grande
author Machado, Gabriel Costeira
author_facet Machado, Gabriel Costeira
Oliveira, Cristiano Aguiar de
Freitas, Tiaraju Alves de
author_role author
author2 Oliveira, Cristiano Aguiar de
Freitas, Tiaraju Alves de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Gabriel Costeira
Oliveira, Cristiano Aguiar de
Freitas, Tiaraju Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Assistência Financeira a Estudantes::Assistência aos Estudantes
IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superior
Avaliação de impacto
Propensity score matching
Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)
Ensino superior
topic IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Assistência Financeira a Estudantes::Assistência aos Estudantes
IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superior
Avaliação de impacto
Propensity score matching
Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)
Ensino superior
description O Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no Brasil tem fornecido um conjunto de benefícios que buscam garantir melhores condições para a permanência dos estudantes universitários identificados como socioeconomicamente vulneráveis. Vários estudos têm sido realizados para o Brasil em relação aos efeitos das políticas públicas em termos de evasão e de retenção dos discentes nas universidades. A partir de uma base de dados que concilia doisconjuntos de informações independentes, este artigo fez um pareamento de grupos que receberam benefícios do PNAES com os que não receberam, utilizando características observáveis comuns. O elemento central é a identificação das características socioeconômicas dos estudantes em conjunto com dados referentes ao desempenho em uma universidade pública, coletados no ano de 2015. Para estimação dos resultados, utilizou-se o propensity score matching para diferentes tipos de benefícios concedidos (bolsa permanência, alimentação, moradia e transporte). Os resultados revelaram impacto positivo sobre o desempenho dos alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09
2024-03-14T20:31:39Z
2024-03-14T20:31:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACHADO, Gabriel Costeira; OLIVEIRA, Cristiano Aguiar de; FREITAS, Tiaraju Alves de. Avaliação do impacto dos benefícios de assistência estudantil sobre o desempenho acadêmico : o caso da Universidade Federal do Rio Grande. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 55, p. 27-59, jul./set. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp55art2
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13203
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/51990/0013000000776
identifier_str_mv MACHADO, Gabriel Costeira; OLIVEIRA, Cristiano Aguiar de; FREITAS, Tiaraju Alves de. Avaliação do impacto dos benefícios de assistência estudantil sobre o desempenho acadêmico : o caso da Universidade Federal do Rio Grande. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 55, p. 27-59, jul./set. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp55art2
ark:/51990/0013000000776
url https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10445
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil - Rio Grande do Sul - Rio Grande
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv http://www.ipea.gov.br/ppp
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1815173042727288832