Origem familiar, percursos acadêmicos e projetos de estudantes universitários brasileiros e chineses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9064 |
Resumo: | Este capítulo trata da relação entre pobreza e nível de escolaridade da população, os impactos do aumento dos anos de estudo na obtenção de salários mais altos no setor produtivo, assim como as repercussões do nível de ensino nos padrões de qualidade de vida da população, têm sido apontados por diferentes pesquisadores no Brasil e em outros países. Da mesma forma, estudos sobre o background familiar têm indicado que filhos de mãe com maior nível de escolarização obtêm melhores resultados em testes nacionais do que filhos de mulheres com nível de escolarização menor. Ao mesmo tempo, filhos de pais com escolaridade mais baixa são mais vulneráveis ao atraso escolar e à distorção idade série. Neste sentido, este capítulo analisa, inicialmente, o contexto familiar dos estudantes considerando a escolaridade e a ocupação dos pais. |
id |
IPEA_4e4681e45edb8d4d323987f25a24d68b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/9064 |
network_acronym_str |
IPEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository_id_str |
|
spelling |
Origem familiar, percursos acadêmicos e projetos de estudantes universitários brasileiros e chinesesIPEA::Educação. Treinamento::Estudantes. Docentes::Alunos::Universitários não DiplomadosIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Educação Profissional::Aperfeiçoamento ProfissionalIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino SuperiorIPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Comparação. Avaliação::Comparação. Avaliação::Análise ComparativaIPEA::Demografia. População::Composição da População::Família::Meio FamiliarEstudantes universitáriosOrigem familiarEscolaridade dos paisPercurso acadêmicoEste capítulo trata da relação entre pobreza e nível de escolaridade da população, os impactos do aumento dos anos de estudo na obtenção de salários mais altos no setor produtivo, assim como as repercussões do nível de ensino nos padrões de qualidade de vida da população, têm sido apontados por diferentes pesquisadores no Brasil e em outros países. Da mesma forma, estudos sobre o background familiar têm indicado que filhos de mãe com maior nível de escolarização obtêm melhores resultados em testes nacionais do que filhos de mulheres com nível de escolarização menor. Ao mesmo tempo, filhos de pais com escolaridade mais baixa são mais vulneráveis ao atraso escolar e à distorção idade série. Neste sentido, este capítulo analisa, inicialmente, o contexto familiar dos estudantes considerando a escolaridade e a ocupação dos pais.p. 165-191 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2019-03-15T15:32:25Z2019-03-15T15:32:25Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9064http://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEACapítulo publicado em: Jovens universitários em um mundo em transformação : uma pesquisa sino-brasileira / organizadores: Tom Dwyer ... [et al.]. – Brasília : Ipea; Pequim : SSAP, 2016.ChinaBrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessWeller, WivianChen, WeidongBassalo, Lucélia de Moraes Bragapor2020-01-16T14:20:16Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/9064Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-07-12T12:08:32.675551Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Origem familiar, percursos acadêmicos e projetos de estudantes universitários brasileiros e chineses |
title |
Origem familiar, percursos acadêmicos e projetos de estudantes universitários brasileiros e chineses |
spellingShingle |
Origem familiar, percursos acadêmicos e projetos de estudantes universitários brasileiros e chineses Weller, Wivian IPEA::Educação. Treinamento::Estudantes. Docentes::Alunos::Universitários não Diplomados IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Educação Profissional::Aperfeiçoamento Profissional IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superior IPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Comparação. Avaliação::Comparação. Avaliação::Análise Comparativa IPEA::Demografia. População::Composição da População::Família::Meio Familiar Estudantes universitários Origem familiar Escolaridade dos pais Percurso acadêmico |
title_short |
Origem familiar, percursos acadêmicos e projetos de estudantes universitários brasileiros e chineses |
title_full |
Origem familiar, percursos acadêmicos e projetos de estudantes universitários brasileiros e chineses |
title_fullStr |
Origem familiar, percursos acadêmicos e projetos de estudantes universitários brasileiros e chineses |
title_full_unstemmed |
Origem familiar, percursos acadêmicos e projetos de estudantes universitários brasileiros e chineses |
title_sort |
Origem familiar, percursos acadêmicos e projetos de estudantes universitários brasileiros e chineses |
author |
Weller, Wivian |
author_facet |
Weller, Wivian Chen, Weidong Bassalo, Lucélia de Moraes Braga |
author_role |
author |
author2 |
Chen, Weidong Bassalo, Lucélia de Moraes Braga |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weller, Wivian Chen, Weidong Bassalo, Lucélia de Moraes Braga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IPEA::Educação. Treinamento::Estudantes. Docentes::Alunos::Universitários não Diplomados IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Educação Profissional::Aperfeiçoamento Profissional IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superior IPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Comparação. Avaliação::Comparação. Avaliação::Análise Comparativa IPEA::Demografia. População::Composição da População::Família::Meio Familiar Estudantes universitários Origem familiar Escolaridade dos pais Percurso acadêmico |
topic |
IPEA::Educação. Treinamento::Estudantes. Docentes::Alunos::Universitários não Diplomados IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Educação Profissional::Aperfeiçoamento Profissional IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superior IPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Comparação. Avaliação::Comparação. Avaliação::Análise Comparativa IPEA::Demografia. População::Composição da População::Família::Meio Familiar Estudantes universitários Origem familiar Escolaridade dos pais Percurso acadêmico |
description |
Este capítulo trata da relação entre pobreza e nível de escolaridade da população, os impactos do aumento dos anos de estudo na obtenção de salários mais altos no setor produtivo, assim como as repercussões do nível de ensino nos padrões de qualidade de vida da população, têm sido apontados por diferentes pesquisadores no Brasil e em outros países. Da mesma forma, estudos sobre o background familiar têm indicado que filhos de mãe com maior nível de escolarização obtêm melhores resultados em testes nacionais do que filhos de mulheres com nível de escolarização menor. Ao mesmo tempo, filhos de pais com escolaridade mais baixa são mais vulneráveis ao atraso escolar e à distorção idade série. Neste sentido, este capítulo analisa, inicialmente, o contexto familiar dos estudantes considerando a escolaridade e a ocupação dos pais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-03-15T15:32:25Z 2019-03-15T15:32:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9064 |
url |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9064 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Capítulo publicado em: Jovens universitários em um mundo em transformação : uma pesquisa sino-brasileira / organizadores: Tom Dwyer ... [et al.]. – Brasília : Ipea; Pequim : SSAP, 2016. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
China Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
dc.source.none.fl_str_mv |
http://www.ipea.gov.br reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) instacron:IPEA |
instname_str |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
instacron_str |
IPEA |
institution |
IPEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
collection |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
suporte@ipea.gov.br |
_version_ |
1804387524951408640 |