Propostas para aprimorar as concessões rodoviárias brasileiras : subsídio cruzado e parceria público-privada de aporte, magnitude dos contratos, pedágio aberto e receitas acessórias
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Data de Publicação: | 2024 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13655 |
Resumo: | O sucesso das concessões rodoviárias, que têm prazos longos e obrigações complexas para os concessionários, é crucial para a sociedade. A análise baseia-se na experiência desde os anos 1990, destacando 12 temas para aprimoramento no modelo brasileiro. O estudo, conduzido pela SDI/ME e Ipea, contou com contribuições do governo e do setor privado. As propostas estão sendo implementadas em concessões recentes. O documento é divulgado em três notas técnicas, sendo esta a terceira, que discute subsídio cruzado, magnitude dos contratos, free-flow e receitas acessórias. As duas primeiras notas trataram de temas como prazo do contrato, compartilhamento de risco, financiamento e critérios de licitação, identificando problemas anteriores e propondo boas práticas, incentivando o debate contínuo. |
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Propostas para aprimorar as concessões rodoviárias brasileiras : subsídio cruzado e parceria público-privada de aporte, magnitude dos contratos, pedágio aberto e receitas acessóriasNota Técnica n. 133 (Diset) : Propostas para aprimorar as concessões rodoviárias brasileiras : subsídio cruzado e parceria público-privada de aporte, magnitude dos contratos, pedágio aberto e receitas acessóriasIPEA::Transporte::Infraestrutura de TransportesIPEA::Transporte::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura de Transportes::RodoviasConcessões rodoviáriasParceria Público-Privada (PPP)Free-flowReceitas acessóriasO sucesso das concessões rodoviárias, que têm prazos longos e obrigações complexas para os concessionários, é crucial para a sociedade. A análise baseia-se na experiência desde os anos 1990, destacando 12 temas para aprimoramento no modelo brasileiro. O estudo, conduzido pela SDI/ME e Ipea, contou com contribuições do governo e do setor privado. As propostas estão sendo implementadas em concessões recentes. O documento é divulgado em três notas técnicas, sendo esta a terceira, que discute subsídio cruzado, magnitude dos contratos, free-flow e receitas acessórias. As duas primeiras notas trataram de temas como prazo do contrato, compartilhamento de risco, financiamento e critérios de licitação, identificando problemas anteriores e propondo boas práticas, incentivando o debate contínuo.24 p.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2024-04-26T19:04:42Z2024-04-26T19:04:42Z2024-04Nota Técnicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSILVA, Marco Antônio Boareto da; SAD, Bruno Nunes; SILVEIRA SOBRINHO, Edson; POMPERMAYER, Fabiano Mezadre. Propostas para aprimorar as concessões rodoviárias brasileiras: subsídio cruzado e parceria público-privada de aporte, magnitude dos contratos, pedágio aberto e receitas acessórias. Rio de Janeiro: Ipea, abr. 2024. (Diset: Nota Técnica, 133). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/diset133https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13655ark:/51990/001300000hn84http://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13653https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13654BrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marco Antônio Boareto daSad, Bruno NunesSilveira Sobrinho, EdsonPompermayer, Fabiano Mezadrepor2024-04-29T11:52:49Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/13655Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-04-29T11:52:49Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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