Desafios da real política industrial brasileira do Século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida Júnior, Mansueto Facundo de
Data de Publicação: 2009
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/00130000057jj
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2579
Resumo: Este trabalho debate alguns dilemas da atual política industrial brasileira. Primeiro, explica-se o debate atual sobre a política industrial, destacando-se os dilemas envolvidos na implementação de uma política de fomento em setores intensivos em tecnologia de uma economia diversificada, cuja indústria é liderada por setores de baixa e média-baixa tecnologia. Segundo, aborda-se a questão de que mesmo a defesa da política industrial estando baseada no fomento à inovação para todos os setores, o governo brasileiro continua promovendo setores específicos e firmas individuais, tal qual foi feito no período de substituição de importações. Apesar disso, raramente o governo reconhece esta política industrial real, na qual o discurso oficial pró-inovação é complementado por políticas tradicionais de escolherem-se vencedores. Terceiro, mostra-se que a política industrial no Brasil, quando necessário, discrimina o investimento externo em alguns setores para construir firmas nacionais líderes. Por fim, constata-se que a política industrial do Brasil ainda ocorre em um ambiente no qual os capitalistas preferem se relacionar com o governo por canais de comunicação direto e individuais, sem a intermediação das associações empresariais.
id IPEA_e3624c2dc8e8946037579884d3cdf053
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/2579
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling Desafios da real política industrial brasileira do Século XXITexto para Discussão (TD) 1452: Desafios da real política industrial brasileira do Século XXIChallenges of real Brazilian industrial policy of the XXI CenturyPolítica industrialFomento à inovaçãoPolítica industrialEste trabalho debate alguns dilemas da atual política industrial brasileira. Primeiro, explica-se o debate atual sobre a política industrial, destacando-se os dilemas envolvidos na implementação de uma política de fomento em setores intensivos em tecnologia de uma economia diversificada, cuja indústria é liderada por setores de baixa e média-baixa tecnologia. Segundo, aborda-se a questão de que mesmo a defesa da política industrial estando baseada no fomento à inovação para todos os setores, o governo brasileiro continua promovendo setores específicos e firmas individuais, tal qual foi feito no período de substituição de importações. Apesar disso, raramente o governo reconhece esta política industrial real, na qual o discurso oficial pró-inovação é complementado por políticas tradicionais de escolherem-se vencedores. Terceiro, mostra-se que a política industrial no Brasil, quando necessário, discrimina o investimento externo em alguns setores para construir firmas nacionais líderes. Por fim, constata-se que a política industrial do Brasil ainda ocorre em um ambiente no qual os capitalistas preferem se relacionar com o governo por canais de comunicação direto e individuais, sem a intermediação das associações empresariais.69 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Silva, Douglas Andrade da (Colaboração nas tabelas e gráficos)Almeida Júnior, Mansueto Facundo de2014-02-25T15:45:30Z2014-02-25T15:45:30Z2009-12Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2579ark:/51990/00130000057jjwww.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-10-21T20:33:42Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/2579Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2020-10-21T20:33:42Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da real política industrial brasileira do Século XXI
Texto para Discussão (TD) 1452: Desafios da real política industrial brasileira do Século XXI
Challenges of real Brazilian industrial policy of the XXI Century
title Desafios da real política industrial brasileira do Século XXI
spellingShingle Desafios da real política industrial brasileira do Século XXI
Almeida Júnior, Mansueto Facundo de
Política industrial
Fomento à inovação
Política industrial
title_short Desafios da real política industrial brasileira do Século XXI
title_full Desafios da real política industrial brasileira do Século XXI
title_fullStr Desafios da real política industrial brasileira do Século XXI
title_full_unstemmed Desafios da real política industrial brasileira do Século XXI
title_sort Desafios da real política industrial brasileira do Século XXI
author Almeida Júnior, Mansueto Facundo de
author_facet Almeida Júnior, Mansueto Facundo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Douglas Andrade da (Colaboração nas tabelas e gráficos)
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida Júnior, Mansueto Facundo de
dc.subject.por.fl_str_mv Política industrial
Fomento à inovação
Política industrial
topic Política industrial
Fomento à inovação
Política industrial
description Este trabalho debate alguns dilemas da atual política industrial brasileira. Primeiro, explica-se o debate atual sobre a política industrial, destacando-se os dilemas envolvidos na implementação de uma política de fomento em setores intensivos em tecnologia de uma economia diversificada, cuja indústria é liderada por setores de baixa e média-baixa tecnologia. Segundo, aborda-se a questão de que mesmo a defesa da política industrial estando baseada no fomento à inovação para todos os setores, o governo brasileiro continua promovendo setores específicos e firmas individuais, tal qual foi feito no período de substituição de importações. Apesar disso, raramente o governo reconhece esta política industrial real, na qual o discurso oficial pró-inovação é complementado por políticas tradicionais de escolherem-se vencedores. Terceiro, mostra-se que a política industrial no Brasil, quando necessário, discrimina o investimento externo em alguns setores para construir firmas nacionais líderes. Por fim, constata-se que a política industrial do Brasil ainda ocorre em um ambiente no qual os capitalistas preferem se relacionar com o governo por canais de comunicação direto e individuais, sem a intermediação das associações empresariais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12
2014-02-25T15:45:30Z
2014-02-25T15:45:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv Texto para Discussão (TD)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2579
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/51990/00130000057jj
url http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2579
identifier_str_mv ark:/51990/00130000057jj
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv www.ipea.gov.br
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1815173064430714880