Banco de Dados de DNA na Área Forense – Uma Realidade Brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Érica Camelo Viana Lopes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Vanessa Duarte Costa, Rejane da Silva Sena Barcelos
Tipo de documento: Artigo Outros
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
Texto Completo: https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/487
Resumo: Com o progresso da bioinformática tornou-se possível a criação de bancos de dados de DNA na área forense auxiliando nas investigações criminais. O Brasil, assim como outros países, aderiu a essa metodologia que permite o armazenamento de perfis genéticos de amostras referências para posterior comparação com amostras questionadas. No país, o banco de dados de perfis genéticos está sendo implementado com base na Lei no 12.654/12 a qual prevê a coleta, por técnica adequada e indolor, de material biológico o qual se extrairá o perfil genético para comparação molecular. A lei objetiva implantar, no Brasil, um banco de dados genético contendo informações sigilosas necessárias para facilitar a identificação do criminoso condenado por crimes hediondos (Lei 8072/1990, Art.1o). A base de dados desenvolvida pelo FBI, denominada CODIS, possui a capacidade de compartilhar e comparar os perfis, além de descriminar pessoas falsamente acusadas. Com a implantação desse sistema torna-se possível o fortalecimento do inquérito policial através de uma ferramenta investigativa útil indicando, com precisão, a autoria dos delitos criminais.
id IPEBJ_01703fd8d2708c804edc3d9f1ef7c5ba
oai_identifier_str oai:bjfs:article/487
network_acronym_str IPEBJ
network_name_str Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
spelling Banco de Dados de DNA na Área Forense – Uma Realidade BrasileiraBioinformaticsBioinformáticaDatabaseBancos de dadosGenetic profilesPerfis genéticosCODISCODISCriminal investigationInvestigação criminalCom o progresso da bioinformática tornou-se possível a criação de bancos de dados de DNA na área forense auxiliando nas investigações criminais. O Brasil, assim como outros países, aderiu a essa metodologia que permite o armazenamento de perfis genéticos de amostras referências para posterior comparação com amostras questionadas. No país, o banco de dados de perfis genéticos está sendo implementado com base na Lei no 12.654/12 a qual prevê a coleta, por técnica adequada e indolor, de material biológico o qual se extrairá o perfil genético para comparação molecular. A lei objetiva implantar, no Brasil, um banco de dados genético contendo informações sigilosas necessárias para facilitar a identificação do criminoso condenado por crimes hediondos (Lei 8072/1990, Art.1o). A base de dados desenvolvida pelo FBI, denominada CODIS, possui a capacidade de compartilhar e comparar os perfis, além de descriminar pessoas falsamente acusadas. Com a implantação desse sistema torna-se possível o fortalecimento do inquérito policial através de uma ferramenta investigativa útil indicando, com precisão, a autoria dos delitos criminais.IPEBJ2013-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisãoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/48710.17063/bjfs2(4)y2013353Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; v. 2 n. 4 (2013): Volume 2 - Número 4; 353-364Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; Vol. 2 No. 4 (2013): Volume 2 - Número 4; 353-3642237-261Xreponame:Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethicsinstname:Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)instacron:IPEBJporhttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/487/478Érica Camelo Viana LopesVanessa Duarte CostaRejane da Silva Sena Barcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-22T12:22:57Zoai:bjfs:article/487Revistahttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/homePRIhttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/oai2237-261X2237-261Xopendoar:2021-04-22 12:22:57.714Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Banco de Dados de DNA na Área Forense – Uma Realidade Brasileira
title Banco de Dados de DNA na Área Forense – Uma Realidade Brasileira
spellingShingle Banco de Dados de DNA na Área Forense – Uma Realidade Brasileira
Érica Camelo Viana Lopes
Bioinformatics
Bioinformática
Database
Bancos de dados
Genetic profiles
Perfis genéticos
CODIS
CODIS
Criminal investigation
Investigação criminal
title_short Banco de Dados de DNA na Área Forense – Uma Realidade Brasileira
title_full Banco de Dados de DNA na Área Forense – Uma Realidade Brasileira
title_fullStr Banco de Dados de DNA na Área Forense – Uma Realidade Brasileira
title_full_unstemmed Banco de Dados de DNA na Área Forense – Uma Realidade Brasileira
title_sort Banco de Dados de DNA na Área Forense – Uma Realidade Brasileira
author Érica Camelo Viana Lopes
author_facet Érica Camelo Viana Lopes
Vanessa Duarte Costa
Rejane da Silva Sena Barcelos
author_role author
author2 Vanessa Duarte Costa
Rejane da Silva Sena Barcelos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Érica Camelo Viana Lopes
Vanessa Duarte Costa
Rejane da Silva Sena Barcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Bioinformatics
Bioinformática
Database
Bancos de dados
Genetic profiles
Perfis genéticos
CODIS
CODIS
Criminal investigation
Investigação criminal
topic Bioinformatics
Bioinformática
Database
Bancos de dados
Genetic profiles
Perfis genéticos
CODIS
CODIS
Criminal investigation
Investigação criminal
dc.description.none.fl_txt_mv Com o progresso da bioinformática tornou-se possível a criação de bancos de dados de DNA na área forense auxiliando nas investigações criminais. O Brasil, assim como outros países, aderiu a essa metodologia que permite o armazenamento de perfis genéticos de amostras referências para posterior comparação com amostras questionadas. No país, o banco de dados de perfis genéticos está sendo implementado com base na Lei no 12.654/12 a qual prevê a coleta, por técnica adequada e indolor, de material biológico o qual se extrairá o perfil genético para comparação molecular. A lei objetiva implantar, no Brasil, um banco de dados genético contendo informações sigilosas necessárias para facilitar a identificação do criminoso condenado por crimes hediondos (Lei 8072/1990, Art.1o). A base de dados desenvolvida pelo FBI, denominada CODIS, possui a capacidade de compartilhar e comparar os perfis, além de descriminar pessoas falsamente acusadas. Com a implantação desse sistema torna-se possível o fortalecimento do inquérito policial através de uma ferramenta investigativa útil indicando, com precisão, a autoria dos delitos criminais.
description Com o progresso da bioinformática tornou-se possível a criação de bancos de dados de DNA na área forense auxiliando nas investigações criminais. O Brasil, assim como outros países, aderiu a essa metodologia que permite o armazenamento de perfis genéticos de amostras referências para posterior comparação com amostras questionadas. No país, o banco de dados de perfis genéticos está sendo implementado com base na Lei no 12.654/12 a qual prevê a coleta, por técnica adequada e indolor, de material biológico o qual se extrairá o perfil genético para comparação molecular. A lei objetiva implantar, no Brasil, um banco de dados genético contendo informações sigilosas necessárias para facilitar a identificação do criminoso condenado por crimes hediondos (Lei 8072/1990, Art.1o). A base de dados desenvolvida pelo FBI, denominada CODIS, possui a capacidade de compartilhar e comparar os perfis, além de descriminar pessoas falsamente acusadas. Com a implantação desse sistema torna-se possível o fortalecimento do inquérito policial através de uma ferramenta investigativa útil indicando, com precisão, a autoria dos delitos criminais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão
info:eu-repo/semantics/other
format article
other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/487
10.17063/bjfs2(4)y2013353
url https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/487
identifier_str_mv 10.17063/bjfs2(4)y2013353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/487/478
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPEBJ
publisher.none.fl_str_mv IPEBJ
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; v. 2 n. 4 (2013): Volume 2 - Número 4; 353-364
Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; Vol. 2 No. 4 (2013): Volume 2 - Número 4; 353-364
2237-261X
reponame:Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
instname:Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)
instacron:IPEBJ
reponame_str Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
collection Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
instname_str Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)
instacron_str IPEBJ
institution IPEBJ
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1697756591124643840