Avalia????o tribol??gica do par v??lvula e sede de v??lvula de admiss??o de um motor ciclo diesel em condi????es reais de funcionamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IPEN |
Texto Completo: | http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/28417 |
Resumo: | A ind??stria automotiva exige produtos que trabalhem em condi????es extremas. O desenvolvimento de componentes ?? uma a????o de aperfei??oar os motores de combust??o interna para que atinjam a vida requerida com n??veis de desgaste aceit??veis, respeitando os limites legais de opera????o, como por exemplo, valores de emiss??es de poluentes. Diante dessas exig??ncias, se faz necess??rio estudar componentes considerados cr??ticos que conhecidamente influenciam no desempenho do motor. A tribologia do par v??lvula e sede de v??lvula de admiss??o ?? um importante conjunto que se deve ter aten????o quanto ao seu desgaste, visto que pode influenciar na degrada????o do motor quanto aos par??metros de emiss??es de poluentes e requisitos operacionais de manuten????o e de vida do produto. O objetivo foi avaliar o comportamento do par tribol??gico, v??lvula e sede de v??lvula de admiss??o, submetidos a ensaios em dinam??metro e veiculares (condi????es reais de opera????o), quanto ao n??vel e tipo de desgaste ocorrido no par. Os resultados obtidos foram correlacionados com os requisitos de desempenho legais e operacionais de um motor ciclo diesel, como tamb??m foi realizada a caracteriza????o do tipo de desgaste ocorrido no par tribol??gico e comparada com a literatura espec??fica. Com base nos resultados, concluiu-se que ocorreu uma excelente compatibilidade entre a v??lvula e a sede da v??lvula de admiss??o; o n??vel de desgaste n??o prejudicou o desempenho do motor e as emiss??es de poluentes; o par tribol??gico atendeu aos requisitos de trabalho extremos, como opera????o em altas temperaturas e press??o de combust??o com baixas taxas de desgaste; e os tipos de desgastes observados foram classificados como desgaste adesivo e sinais de deforma????o pl??stica. |
id |
IPEN_667c20071494d2ae3ac981e7081b402a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipen.br:123456789/28417 |
network_acronym_str |
IPEN |
network_name_str |
Repositório Institucional do IPEN |
repository_id_str |
4510 |
spelling |
Marina Fuser PillisPENHALBEL, LUCIANO T.B.20172018-01-30T10:38:46Z2018-01-30T10:38:46Zhttp://repositorio.ipen.br/handle/123456789/2841710.11606/D.85.2017.tde-07122017-093905A ind??stria automotiva exige produtos que trabalhem em condi????es extremas. O desenvolvimento de componentes ?? uma a????o de aperfei??oar os motores de combust??o interna para que atinjam a vida requerida com n??veis de desgaste aceit??veis, respeitando os limites legais de opera????o, como por exemplo, valores de emiss??es de poluentes. Diante dessas exig??ncias, se faz necess??rio estudar componentes considerados cr??ticos que conhecidamente influenciam no desempenho do motor. A tribologia do par v??lvula e sede de v??lvula de admiss??o ?? um importante conjunto que se deve ter aten????o quanto ao seu desgaste, visto que pode influenciar na degrada????o do motor quanto aos par??metros de emiss??es de poluentes e requisitos operacionais de manuten????o e de vida do produto. O objetivo foi avaliar o comportamento do par tribol??gico, v??lvula e sede de v??lvula de admiss??o, submetidos a ensaios em dinam??metro e veiculares (condi????es reais de opera????o), quanto ao n??vel e tipo de desgaste ocorrido no par. Os resultados obtidos foram correlacionados com os requisitos de desempenho legais e operacionais de um motor ciclo diesel, como tamb??m foi realizada a caracteriza????o do tipo de desgaste ocorrido no par tribol??gico e comparada com a literatura espec??fica. Com base nos resultados, concluiu-se que ocorreu uma excelente compatibilidade entre a v??lvula e a sede da v??lvula de admiss??o; o n??vel de desgaste n??o prejudicou o desempenho do motor e as emiss??es de poluentes; o par tribol??gico atendeu aos requisitos de trabalho extremos, como opera????o em altas temperaturas e press??o de combust??o com baixas taxas de desgaste; e os tipos de desgastes observados foram classificados como desgaste adesivo e sinais de deforma????o pl??stica.Submitted by Pedro Silva Filho (pfsilva@ipen.br) on 2018-01-30T10:38:46Z No. of bitstreams: 0Made available in DSpace on 2018-01-30T10:38:46Z (GMT). No. of bitstreams: 0Disserta????o (Mestrado em Tecnologia Nuclear)IPEN/DInstituto de Pesquisas Energ??ticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP126tribologywearvalvesdiesel enginesboundary conditionspowder metallurgyautomotive industrymetallurgical effectsair pollution controlAvalia????o tribol??gica do par v??lvula e sede de v??lvula de admiss??o de um motor ciclo diesel em condi????es reais de funcionamentoTribological evaluation of intake valve and valve seat of a diesel cycle engine in real operating conditionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNS??o Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IPENinstname:Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)instacron:IPEN24207PENHALBEL, LUCIANO T.B.18-01http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85134/tde-07122017-093905/pt-br.php14380PENHALBEL, LUCIANO T.B.:14380:-1:SLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.ipen.br/bitstream/123456789/28417/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51123456789/284172020-10-14 18:17:50.762oai:repositorio.ipen.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipen.br/oai/requestbibl@ipen.bropendoar:45102020-10-14T18:17:50Repositório Institucional do IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avalia????o tribol??gica do par v??lvula e sede de v??lvula de admiss??o de um motor ciclo diesel em condi????es reais de funcionamento |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Tribological evaluation of intake valve and valve seat of a diesel cycle engine in real operating conditions |
title |
Avalia????o tribol??gica do par v??lvula e sede de v??lvula de admiss??o de um motor ciclo diesel em condi????es reais de funcionamento |
spellingShingle |
Avalia????o tribol??gica do par v??lvula e sede de v??lvula de admiss??o de um motor ciclo diesel em condi????es reais de funcionamento PENHALBEL, LUCIANO T.B. tribology wear valves diesel engines boundary conditions powder metallurgy automotive industry metallurgical effects air pollution control |
title_short |
Avalia????o tribol??gica do par v??lvula e sede de v??lvula de admiss??o de um motor ciclo diesel em condi????es reais de funcionamento |
title_full |
Avalia????o tribol??gica do par v??lvula e sede de v??lvula de admiss??o de um motor ciclo diesel em condi????es reais de funcionamento |
title_fullStr |
Avalia????o tribol??gica do par v??lvula e sede de v??lvula de admiss??o de um motor ciclo diesel em condi????es reais de funcionamento |
title_full_unstemmed |
Avalia????o tribol??gica do par v??lvula e sede de v??lvula de admiss??o de um motor ciclo diesel em condi????es reais de funcionamento |
title_sort |
Avalia????o tribol??gica do par v??lvula e sede de v??lvula de admiss??o de um motor ciclo diesel em condi????es reais de funcionamento |
author |
PENHALBEL, LUCIANO T.B. |
author_facet |
PENHALBEL, LUCIANO T.B. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marina Fuser Pillis |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PENHALBEL, LUCIANO T.B. |
contributor_str_mv |
Marina Fuser Pillis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
tribology wear valves diesel engines boundary conditions powder metallurgy automotive industry metallurgical effects air pollution control |
topic |
tribology wear valves diesel engines boundary conditions powder metallurgy automotive industry metallurgical effects air pollution control |
description |
A ind??stria automotiva exige produtos que trabalhem em condi????es extremas. O desenvolvimento de componentes ?? uma a????o de aperfei??oar os motores de combust??o interna para que atinjam a vida requerida com n??veis de desgaste aceit??veis, respeitando os limites legais de opera????o, como por exemplo, valores de emiss??es de poluentes. Diante dessas exig??ncias, se faz necess??rio estudar componentes considerados cr??ticos que conhecidamente influenciam no desempenho do motor. A tribologia do par v??lvula e sede de v??lvula de admiss??o ?? um importante conjunto que se deve ter aten????o quanto ao seu desgaste, visto que pode influenciar na degrada????o do motor quanto aos par??metros de emiss??es de poluentes e requisitos operacionais de manuten????o e de vida do produto. O objetivo foi avaliar o comportamento do par tribol??gico, v??lvula e sede de v??lvula de admiss??o, submetidos a ensaios em dinam??metro e veiculares (condi????es reais de opera????o), quanto ao n??vel e tipo de desgaste ocorrido no par. Os resultados obtidos foram correlacionados com os requisitos de desempenho legais e operacionais de um motor ciclo diesel, como tamb??m foi realizada a caracteriza????o do tipo de desgaste ocorrido no par tribol??gico e comparada com a literatura espec??fica. Com base nos resultados, concluiu-se que ocorreu uma excelente compatibilidade entre a v??lvula e a sede da v??lvula de admiss??o; o n??vel de desgaste n??o prejudicou o desempenho do motor e as emiss??es de poluentes; o par tribol??gico atendeu aos requisitos de trabalho extremos, como opera????o em altas temperaturas e press??o de combust??o com baixas taxas de desgaste; e os tipos de desgastes observados foram classificados como desgaste adesivo e sinais de deforma????o pl??stica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.pt_BR.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-30T10:38:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-01-30T10:38:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/28417 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/D.85.2017.tde-07122017-093905 |
url |
http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/28417 |
identifier_str_mv |
10.11606/D.85.2017.tde-07122017-093905 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
126 |
dc.coverage.pt_BR.fl_str_mv |
N |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IPEN instname:Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) instacron:IPEN |
instname_str |
Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) |
instacron_str |
IPEN |
institution |
IPEN |
reponame_str |
Repositório Institucional do IPEN |
collection |
Repositório Institucional do IPEN |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ipen.br/bitstream/123456789/28417/1/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibl@ipen.br |
_version_ |
1767254244434378752 |