An??lise mec??nica estrutural e viabilidade econ??mica na substitui????o de a??os ARBL (alta resist??ncia baixa liga) pela liga de alum??nio 6082 em quadro de chassi de caminh??o
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IPEN |
Texto Completo: | http://200.136.52.105/handle/123456789/31715 |
Resumo: | Na fabrica????o de quadros de chassi de caminh??es os materiais predominantes s??o os a??os ARBL (Alta Resist??ncia Baixa Liga), que demandam ferramentais de estampagem de alto custo e complexidade de produ????o e opera????o, para se gerar os componentes que ir??o permitir a forma????o do quadro do chassi. As vantagens dos a??os ARBL s??o o custo da pe??a final, resist??ncia e ser de conhecimento amplo no setor de caminh??es. O presente estudo visa avaliar um novo material nessa aplica????o que ?? a liga de alum??nio 6082, pelo processo de extrus??o, o que pode reduzir os custos dos ferramentais bem como adicionar uma vantagem competitiva ao ve??culo por poder proporcionar maior capacidade de carga ??til resultando em maior ganho por opera????o do ve??culo. |
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Antonio Augusto CoutoFERREIRA, ANTONIO E.S.20202021-01-18T13:40:20Z2021-01-18T13:40:20Zhttp://200.136.52.105/handle/123456789/3171510.11606/D.85.2020.tde-23122020-144543Na fabrica????o de quadros de chassi de caminh??es os materiais predominantes s??o os a??os ARBL (Alta Resist??ncia Baixa Liga), que demandam ferramentais de estampagem de alto custo e complexidade de produ????o e opera????o, para se gerar os componentes que ir??o permitir a forma????o do quadro do chassi. As vantagens dos a??os ARBL s??o o custo da pe??a final, resist??ncia e ser de conhecimento amplo no setor de caminh??es. O presente estudo visa avaliar um novo material nessa aplica????o que ?? a liga de alum??nio 6082, pelo processo de extrus??o, o que pode reduzir os custos dos ferramentais bem como adicionar uma vantagem competitiva ao ve??culo por poder proporcionar maior capacidade de carga ??til resultando em maior ganho por opera????o do ve??culo.Submitted by Pedro Silva Filho (pfsilva@ipen.br) on 2021-01-18T13:40:20Z No. of bitstreams: 0Made available in DSpace on 2021-01-18T13:40:20Z (GMT). No. of bitstreams: 0Disserta????o (Mestrado em Tecnologia Nuclear)IPEN/DInstituto de Pesquisas Energ??ticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP64technology assessmentfeasibility studiesmechanical propertiesmaterials handlingautomotive industrytruckseconomic developmentlow alloy steelsaluminium alloysstructural chemical analysisAn??lise mec??nica estrutural e viabilidade econ??mica na substitui????o de a??os ARBL (alta resist??ncia baixa liga) pela liga de alum??nio 6082 em quadro de chassi de caminh??oStructural mechanical analysis and economic feasibility in the replacement of HSLA (High Strength Low Alloy) steels by 6082 aluminum alloy in truck chassis frameinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNS??o Paulo14673600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IPENinstname:Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)instacron:IPEN27487FERREIRA, ANTONIO E.S.21-01https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85134/tde-23122020-144543/pt-br.php14673FERREIRA, ANTONIO E.S.:14673:730:SLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.ipen.br/bitstream/123456789/31715/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51123456789/317152021-05-30 15:58:38.169oai:repositorio.ipen.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipen.br/oai/requestbibl@ipen.bropendoar:45102021-05-30T15:58:38Repositório Institucional do IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)false |
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