An??lise mec??nica estrutural e viabilidade econ??mica na substitui????o de a??os ARBL (alta resist??ncia baixa liga) pela liga de alum??nio 6082 em quadro de chassi de caminh??o

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, ANTONIO E.S.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Título da fonte: Repositório Institucional do IPEN
Texto Completo: http://200.136.52.105/handle/123456789/31715
Resumo: Na fabrica????o de quadros de chassi de caminh??es os materiais predominantes s??o os a??os ARBL (Alta Resist??ncia Baixa Liga), que demandam ferramentais de estampagem de alto custo e complexidade de produ????o e opera????o, para se gerar os componentes que ir??o permitir a forma????o do quadro do chassi. As vantagens dos a??os ARBL s??o o custo da pe??a final, resist??ncia e ser de conhecimento amplo no setor de caminh??es. O presente estudo visa avaliar um novo material nessa aplica????o que ?? a liga de alum??nio 6082, pelo processo de extrus??o, o que pode reduzir os custos dos ferramentais bem como adicionar uma vantagem competitiva ao ve??culo por poder proporcionar maior capacidade de carga ??til resultando em maior ganho por opera????o do ve??culo.
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