An??lise mec??nica estrutural e viabilidade econ??mica na substitui????o de a??os ARBL pela liga de alum??nio 6082 em quadro de chassi de caminh??o
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Data de Publicação: | 2019 |
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Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IPEN |
Texto Completo: | http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29608 |
Resumo: | O objetivo do estudo ?? avaliar uma alternativa t??cnica e econ??mica ao se modificar o quadro do chassi, que ?? feito em a??o ARBL (Alta Resist??ncia Baixa Liga) por processo de estampagem, pela liga de alum??nio 6082, obtida pelo processo de extrus??o, com consequente redu????o da massa do quadro. Os resultados da an??lise estrutural indicam regi??es com n??veis de tens??es elevadas no quadro da liga de alum??nio 6082, necessitando de refor??o. As avalia????es econ??micas acenam em favor da liga de alum??nio, principalmente em solu????es de baixo volume de produ????o, quando o investimento requerido para o ferramental de extrus??o ?? sensivelmente menor do que o requerido para se fabricar o chassi em a??o. Quanto ao custo operacional, a vantagem ?? ainda mais expressiva pela carga adicional transportada, que foi projetada e valorizada para uma vida ??til do produto de 60 meses. |
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Quanto ao custo operacional, a vantagem ?? ainda mais expressiva pela carga adicional transportada, que foi projetada e valorizada para uma vida ??til do produto de 60 meses.Submitted by Marco Antonio Oliveira da Silva (maosilva@ipen.br) on 2019-02-18T15:38:33Z No. of bitstreams: 1 25373.pdf: 503753 bytes, checksum: 0a2e56ab9e935bac7b671b70fc2f2b79 (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-18T15:38:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 25373.pdf: 503753 bytes, checksum: 0a2e56ab9e935bac7b671b70fc2f2b79 (MD5)6368-6379An??lise mec??nica estrutural e viabilidade econ??mica na substitui????o de a??os ARBL pela liga de alum??nio 6082 em quadro de chassi de caminh??oStructural mechanical analysis and economic feasibility in the replacement of HSLA steels by the 6082 aluminum alloy in frame of truck chassisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectCBECiMatNFoz do Igua??u, PRSIROLLI, A.E.F.GEDANKEN, L.L.GUERRA, R.AZEVEDO, F.E.P. deCAMARGO, J.E.F. deCOUTO, A.A.CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CI??NCIA DOS MATERIAIS, 23.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IPENinstname:Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)instacron:IPEN253732018SIROLLI, A.E.F.COUTO, A.A.19-02Anais14673394SIROLLI, A.E.F.:14673:730:SCOUTO, A.A.:394:730:NORIGINAL25373.pdf25373.pdfapplication/pdf503753http://repositorio.ipen.br/bitstream/123456789/29608/1/25373.pdf0a2e56ab9e935bac7b671b70fc2f2b79MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.ipen.br/bitstream/123456789/29608/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/296082020-12-07 18:38:09.089oai:repositorio.ipen.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipen.br/oai/requestbibl@ipen.bropendoar:45102020-12-07T18:38:09Repositório Institucional do IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)false |
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