An??lise do formato de apresenta????o das disserta????es do Programa de P??s-Gradua????o do Instituto de Pesquisas Energ??ticas e Nucleares - IPEN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEOCADIO, MEIRILANE S.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Título da fonte: Repositório Institucional do IPEN
Texto Completo: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31489
Resumo: Os trabalhos cient??ficos apresentados na academia devem estar de acordo com padr??es est??ticos para serem submetidos a bancas examinadoras, que avaliam conte??do e forma. Diante disso, surge a preocupa????o de verificar a qualidade das disserta????es no que tange aos aspectos de forma e sua adequa????o a um padr??o normativo preconizado para submiss??o a bancas. O presente estudo tem por objetivo avaliar as disserta????es depositadas no Reposit??rio Digital da Produ????o T??cnico-Cient??fica do IPEN de 2007 a 2016 quanto ?? forma, observando a apresenta????o externa dos elementos pr??-textuais, textuais e p??s-textuais, refer??ncias e estrutura f??sica do documento, tendo como refer??ncia o Guia para elabora????o de disserta????es e teses do IPEN, vers??o 2002. O desenvolvimento desta pesquisa foi conduzido por um estudo descritivo e explorat??rio, realizado diretamente nas disserta????es em PDF que est??o dispon??veis no RD do IPEN. A amostra foi do tipo probabil??stica, composta por 172 disserta????es, divididas em dois grupos: grupo 1: disserta????o de alunos que cumpriram a disciplina de Metodologia da Pesquisa Cient??fica e grupo 2: disserta????o de alunos que n??o cumpriram a disciplina. O formul??rio da pesquisa contou com 39 vari??veis categ??ricas sobre a estrutura do trabalho, utilizando-se da "escala de Likert" para compor as op????es de respostas, de 1 a 3, indicando: 1- muito inadequado, 2 - neutro e 3 - muito adequado. Os dados foram analisados pelo programa IBM SPSS Statistics 21, em que a an??lise quantitativa das quest??es avaliou a frequ??ncias das respostas. Tamb??m foram aplicados os testes (qui-quadrado, grau de liberdade (df) e valor p(p) para demonstrar se h?? associa????o entre adequa????o ou n??o para os crit??rios estabelecidos nas quest??es e o fato de ter cursado ou n??o a disciplina. Os resultados do estudo apontaram para a predomin??ncia de trabalho muito adequado em todas as vari??veis avaliadas nos dois grupos. Na avalia????o dos 5 eixos (elementos pr??-textuais, elementos textuais, elementos p??s-textuais, refer??ncias e formata????o), os eixos elementos pr??-textuais e formata????o apresentaram a maior frequ??ncia de respostas para muito adequado, e os elementos p??s-textuais e refer??ncias apresentaram maior frequ??ncia de respostas para muito inadequado. Na aplica????o dos testes estat??sticos (qui-quadrado, grau de liberdade (df), valor p (p), observou-se que, das 39 vari??veis categ??ricas, 5 apresentaram-se com resultados significativos na compara????o entre os 2 grupos da pesquisa (alunos que cursaram a disciplina de Metodologia da Pesquisa Cient??fica e alunos que n??o cursaram), havendo realmente uma associa????o entre as duas vari??veis categ??ricas. A resposta neutro teve baixa frequ??ncia para todas as vari??veis avaliadas nos dois grupos da pesquisa. Por meio de an??lise descritiva, constatou-se que houve predom??nio de disserta????es muito adequadas ??s normas para os dois grupos em todas as vari??veis avaliadas. No escopo desta pesquisa foi poss??vel evidenciar a contribui????o do guia do IPEN e da disciplina de Metodologia da Pesquisa Cient??fica na apresenta????o geral das disserta????es, como demonstrado nos resultados que apontaram para trabalhos muito adequados ??s normas nos dois grupos pesquisados.
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O desenvolvimento desta pesquisa foi conduzido por um estudo descritivo e explorat??rio, realizado diretamente nas disserta????es em PDF que est??o dispon??veis no RD do IPEN. A amostra foi do tipo probabil??stica, composta por 172 disserta????es, divididas em dois grupos: grupo 1: disserta????o de alunos que cumpriram a disciplina de Metodologia da Pesquisa Cient??fica e grupo 2: disserta????o de alunos que n??o cumpriram a disciplina. O formul??rio da pesquisa contou com 39 vari??veis categ??ricas sobre a estrutura do trabalho, utilizando-se da "escala de Likert" para compor as op????es de respostas, de 1 a 3, indicando: 1- muito inadequado, 2 - neutro e 3 - muito adequado. Os dados foram analisados pelo programa IBM SPSS Statistics 21, em que a an??lise quantitativa das quest??es avaliou a frequ??ncias das respostas. Tamb??m foram aplicados os testes (qui-quadrado, grau de liberdade (df) e valor p(p) para demonstrar se h?? associa????o entre adequa????o ou n??o para os crit??rios estabelecidos nas quest??es e o fato de ter cursado ou n??o a disciplina. Os resultados do estudo apontaram para a predomin??ncia de trabalho muito adequado em todas as vari??veis avaliadas nos dois grupos. Na avalia????o dos 5 eixos (elementos pr??-textuais, elementos textuais, elementos p??s-textuais, refer??ncias e formata????o), os eixos elementos pr??-textuais e formata????o apresentaram a maior frequ??ncia de respostas para muito adequado, e os elementos p??s-textuais e refer??ncias apresentaram maior frequ??ncia de respostas para muito inadequado. 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