Investiga????o da resist??ncia ?? corros??o de ferros fundidos com microestrutura bain??tica e perl??tica em meio de condensado sint??tico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, SANDRA M.C.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Título da fonte: Repositório Institucional do IPEN
Texto Completo: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/23904
Resumo: As ind??strias que desenvolvem motores de combust??o interna t??m como preocupa????o atual prover motores que sejam cada vez menos poluentes, uma vez que a preocupa????o com a preserva????o do meio ambiente ?? intensa em todo o mundo. No entanto, com o desenvolvimento de novas tecnologias destinadas ?? redu????o das emiss??es, a condensa????o dos gases, provenientes da combust??o, est?? sendo promovida dentro das c??maras de combust??o dos ve??culos. ??cidos, como sulf??rico e n??trico, s??o gerados pela condensa????o destes gases. Esta condensa????o est?? associada ??s altas taxas de recircula????o de gases de escape, conhecido como EGR, (termo em ingl??s para Exhaust Gas Recirculation). Consequentemente, problemas de corros??o nos componentes do motor est??o aumentando, especialmente em camisas de cilindro em ferro fundido. Neste estudo, foi investigada a resist??ncia ?? corros??o de dois ferros fundidos, um de microestrutura perl??tica e o outro com microestrutura bain??tica, em solu????es de condensado natural e sint??tico de motores movidos a diesel. Os resultados foram associados ??s microestruturas e as composi????es qu??micas dos materiais estudados. Resultados de testes de imers??o e ensaios de espectroscopia de imped??ncia eletroqu??mica, bem como de curvas de polariza????o potenciodin??micas, indicaram que os dois materiais n??o apresentam resist??ncia ?? corros??o nos meios de ensaio adotados. O ataque intenso da matriz observado em ambos os materiais observado pelos ensaios de imers??o, mostraram a atua????o do mecanismo eletroqu??mico de corros??o por grafitiza????o. Este mecanismo causa o ataque localizado e destrutivo da matriz de ferrita (-Fe), que funciona como anodo enquanto as grafitas atuam como ??reas cat??dicas. Enquanto em meio ??cido n??o foi poss??vel observar uma diferencia????o entre os dois tipos de ferros fundidos estudados, em meio neutro e aerado, o ferro fundido bain??tico mostrou resist??ncia ?? corros??o superior ?? do ferro fundido perl??tico.
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Consequentemente, problemas de corros??o nos componentes do motor est??o aumentando, especialmente em camisas de cilindro em ferro fundido. Neste estudo, foi investigada a resist??ncia ?? corros??o de dois ferros fundidos, um de microestrutura perl??tica e o outro com microestrutura bain??tica, em solu????es de condensado natural e sint??tico de motores movidos a diesel. Os resultados foram associados ??s microestruturas e as composi????es qu??micas dos materiais estudados. Resultados de testes de imers??o e ensaios de espectroscopia de imped??ncia eletroqu??mica, bem como de curvas de polariza????o potenciodin??micas, indicaram que os dois materiais n??o apresentam resist??ncia ?? corros??o nos meios de ensaio adotados. O ataque intenso da matriz observado em ambos os materiais observado pelos ensaios de imers??o, mostraram a atua????o do mecanismo eletroqu??mico de corros??o por grafitiza????o. Este mecanismo causa o ataque localizado e destrutivo da matriz de ferrita (-Fe), que funciona como anodo enquanto as grafitas atuam como ??reas cat??dicas. Enquanto em meio ??cido n??o foi poss??vel observar uma diferencia????o entre os dois tipos de ferros fundidos estudados, em meio neutro e aerado, o ferro fundido bain??tico mostrou resist??ncia ?? corros??o superior ?? do ferro fundido perl??tico.Submitted by Maria Eneide de Souza Araujo (mearaujo@ipen.br) on 2015-09-01T18:02:01Z No. of bitstreams: 0Made available in DSpace on 2015-09-01T18:02:01Z (GMT). No. of bitstreams: 0Disserta????o (Mestrado em Tecnologia Nuclear)IPEN/DInstituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP108motorscast ironferritescorrosion resistancemicrostructurevapor condesationgraphitizationimpedancespectroscopyelectrochemistryInvestiga????o da resist??ncia ?? corros??o de ferros fundidos com microestrutura bain??tica e perl??tica em meio de condensado sint??ticoInvestigation of cast iron corrosion resistance with microstructure pearlitic and bainitic in a synthetic solution of the condensateinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNS??o Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IPENinstname:Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)instacron:IPEN20940T669.13 / C837iCOSTA, SANDRA M.C.15-09http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85134/tde-02032015-140740/es.php10918COSTA, SANDRA M. 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